Governador Flávio Dino redimensiona setor produtivo do MA

0comentário

O governador Flávio Dino intensificou o intercâmbio entre setores empresariais e da agricultura familiar com o Governo do Maranhão, por meio de várias ações práticas e de planejamento do setor produtivo.

Neste sentido, a partir desta segunda (18) até sexta-feira (22), das 13h às 18h, na sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em São Luís, o economista Ricardo Kureski, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), coordenar a oficina “Matriz de Insumo-Produto”.

Equipes do Departamento de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do (Imesc), órgão do Governo do Estado, e da Sefaz, vão discutir metodologias relacionadas à matriz insumo-produto visando auxiliar o planejamento dos impactos econômicos dos setores produtivos do Maranhão.

Por meio da ferramenta Matriz Insumo-Produto vão ser identificados os fluxos de produção (o que está sendo produzido e demandado para se produzir no Maranhão), o que permite entender o impacto econômico de um novo empreendimento, a partir do momento em que se sabe o quanto é necessário de insumo e quanto se pretende produzir.

Matriz Insumo-Produto

A teoria da Matriz Insumo-Produto foi desenvolvida pelo economista russo Wassily Leontief.

Permite a identificação da interdependência das atividades produtivas relacionadas aos insumos e produtos utilizados e decorrentes do processo de produção.

No Brasil, o cálculo da Matriz Insumo-Produto cabe ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com institutos de pesquisas, fundações e entidades ligadas a estudos socioeconômicos.

Com dados da Secap

 

Sem comentário para "Governador Flávio Dino redimensiona setor produtivo do MA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS