Sucesso das feiras de agricultores familiares

0comentário
Foto - Agritec em Ze Doca (2)
Agricultor familiar na Agritec de Zé Doca

Uma ideia simples com excelentes resultados. Assim é a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), onde o agricultor tem acesso a tecnologias e vende seus produtos.  As feiras são realizadas em sedes dos municípios e a última foi, neste fim de semana, em Zé Doca.

As Agritec são realizadas pelo Governo do Maranhão em parceria com a Embrapa/Cocais, Sebrae, prefeituras e movimentos como o das Quebradeiras de Coco Babaçu e o  dos Sem Terra.

É um espaço de comércio para o agricultor familiar e onde as populações urbanas tem acesso a frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos; a farinha torrada na hora, massa de beiju (tapioca), mudas de plantas e outros produtos saudáveis e pouco disponíveis em supermercados.

A fórmula é simples. O Governo do Estado e parceiros entram com a logística de transportes e montagem da feira, eliminando atravessadores. São oferecidos, também, cursos e outros treinamentos com transferência de tecnologias para os agricultores familiares.

Foto - Agritec em Ze Doca (4)
Agricultora familiar em Zé Doca

É uma ideia sonhada, há anos, no meio acadêmico.

Vários governos tentarem mais não tiveram sucesso ou continuidade. A prefeita de São Luís, Conceição Andrade, conseguiu êxito quando promoveu feiras de agricultores familiares da zona rural de São Luís em bairros da cidade.

Além de garantir a logística, é necessário que as feiras estejam em locais estratégicos e que haja divulgação.

Outro detalhe é que, no futuro, sejam rotineiras, aconteçam dentro de um calendário sistemático de funcionamento, em várias cidades, para fidelizar público. É um investimento que vale e pode fazer a diferença na administração de qualquer governante.

Garantir essas feiras parece algo simples, se comparado com uma grande obra de concreto armado, mas seu efeito social e econômico é muito amplo.

Além de ser um espaço apropriado para pesquisas para professores e estudantes dos mais diversos cursos, como Agronomia, Biologia, Comunicação Social e Administração Pública (área de marketing), Nutrição, entre tantos outros.

Agritec de Zé Doca

Foto 1 - Agritec em Ze Doca (1)
governador Flávio Dino e secretário Adelmo Soares na Agritec de Zé Doca

A última Agritec foi realizada neste fim de semana no município de Zé Doca. O evento garantiu capacitação para 1.258 agricultores e gerou R$ 714.301 mil em contratos com instituições bancárias.

“É impossível desenvolver o Maranhão sem que tenhamos uma agricultura familiar forte”, afirmou o governador Flávio Dino na Agritec, em Zé Doca. A frente das atividades, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, disse que o espaço é um resgate da vocação agrícola do estado.

Outro destaque nas Feiras da Agritec é relacionado à tecnologia. Em Zé Doca,  o agricultor teve acesso ao ‘Triturador de capoeira’, equipamento preso a um trator de rodas, que tritura a vegetação conhecida como capoeira e que, após esse processo, fertiliza o solo com os resíduos orgânicos, promovendo o aumento da produtividade.

Foto 3 - Agritec em Ze Doca (3)
Espaço com mudas de plantas na feira de Zé Doca

Fotos: Gilson Teixeira/Secap

Informações/Secap

Sem comentário para "Sucesso das feiras de agricultores familiares"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS