Primeira patente internacional da Ufma

0comentário

“Phamaceutical Compositions including a Peptide capable of preventing or treating platelet aggregation disorders”. Esse é o título da primeira patente internacional depositada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O depósito foi realizado por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) e viabilizado pelo Departamento de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos – DAPI da Ufma.

A invenção foi desenvolvida pelos professores Antonio Marcus de Andrade Paes, Adriana Leandro Camara, Elyjany Morais Lima Sena, Samira Abdalla da Silva e Francisco Rafael Martins Laurindo.

Os estudantes participantes são Hiran Reis Sousa, João Lucas Lima Fontelles e Renato Simões Gaspar.

A pesquisa teve a colaboração do professor André Trostschansky, do Uruguai.

Foi realizada pelo Laboratório de Fisiologia Experimental, que é coordenado pelo professor Marcus Paes.

Primeira patente da Ufma menor
Professores participantes da pesquisa

O estudo refere-se a composições farmacêuticas contendo uma seqüência peptídica (peptídeo CxxC) desenhados com base na sequência linear dos sítios ativos ditiólicos da Proteína Dissulfeto Isomerase (PDI) ou estruturas derivadas dele, mas que mantenham o mesmo grupo químico ativo.

Essas composições farmacêuticas contêm, portanto, um peptídeo capaz de prevenir ou tratar doenças ou condições associadas ao aumento patológico da agregação plaquetária. A ideia dos pesquisadores é partir para a industrialização da patente.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2012 com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com dados da Ascom da Ufma

Sem comentário para "Primeira patente internacional da Ufma"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS