Uema Sul do MA, uma medida acertada

0comentário

A constituição da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do Sul Maranhão foi uma medida foi acertada. Várias universidades estaduais e federais, em outros estados, avançaram ao colocarem em prática esse procedimento administrativo. A Uema renova, no Maranhão, a tomar essa iniciativa.

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma), há anos, já deveria ter procedido dessa forma. Em Minas Gerais, as Universidade Federais de Ouro Preto, de Viçosa e a de Juiz de Fora são exemplos de unidades federais diferenciadas da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)  e que apresentam excelentes resultados.

É preciso descentralizar o Maranhão e deixar de concentrar tudo em São Luís, o que dificulta, inclusive, a elevação da qualidade de vida da capital maranhense que está ‘inchada’. Tem de ter aeroportos, hospitais, escolas, universidades e cidades arborizadas, com qualidade de vida no interior do Maranhão.

E é melhor que a Uema Sul do MA aconteça antes da criação de cursos de mestrado e doutorado, pois a transição, começando como centro acadêmico, permite que a região sul do estado defina, com mais propriedade, os cursos de pós mais viáveis.

 Uema Sul do MA

A administração superior da Uema, em nota, se diz surpresa com a proposta de criação da Uema Sul do MA. O mais surpreendente, contudo é a administração da Uema, até hoje, não ter colocado em prática essa iniciativa. A ideia é que, no futuro sejam constituídas, também, a Uema Baixada e a Uema Sertões do Maranhão.

Na nota, a administração superior diz que a Uema vai abrir um diálogo com o Governo do Estado, como se a Uema, mesmo autônoma e descentralizada, não fizesse parte do Governo do Estado. Este diálogo já devia está em andamento, senhor reitor.

Sem comentário para "Uema Sul do MA, uma medida acertada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS