UemaSul, um exemplo para a UFMA seguir  

0comentário

Como já foi divulgado neste blog, a instituição da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) foi uma medida correta, independente de detalhes burocráticos que serão ajustados dentro do processo.

Deputados estaduais aprovaram, em sessão plenária na quarta-feira (26), projeto de lei que foi encaminhado pelo governador Flávio Dino criando a primeira universidade pública no interior.  A medida também tem o apoio de professores, estudantes, técnico-administrativos e da comunidade.

As demais universidades públicas maranhenses deveriam seguir o caminho da Uema, principalmente a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que tem autonomia. Que tal os exemplos de universidades como a de Ouro Preto e Viçosa, com alto grau de excelência, mas desvinculadas da Federal de Minas Gerais.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) – assim como todos os institutos federais do Brasil – precisa avançar mais em termos de autonomia universitária.

A fórmula centralizada da Uema, Ufma e Ifma administrar por meio de unidades no interior do Maranhão, todas vinculadas a reitorias sediadas em São Luís, não atende mais a demanda. Essa estratégia desconsidera a extensão territorial do Maranhão e as peculiaridades regionais.

A expectativa é que a Uema avance nesse processo, instituindo, futuramente, a Universidade Estadual da Baixada Maranhense e a Universidade do Sertão Maranhense.

 

Sem comentário para "UemaSul, um exemplo para a UFMA seguir  "


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS