Honras a Terezinha Rêgo, a cientista do MA

0comentário
Professora Terezinha Rego
Professora Terezinha Rego

A professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo já recebeu diversos prêmios, no Brasil e no exterior, pelo seu trabalho científico em Botânica e Fitoterapia, desenvolvido na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Neste mês de dezembro de 2016 foi condecora com Honra ao Mérito Científico-Tecnológico, juntamente com outros cinco pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento da Ciência no Maranhão.

O honraria foi concedida pelo Governo do Estado, durante homenagem a 47 pesquisadores maranhenses, de diferentes áreas, com o “Prêmio Fapema Maria Aragão”, solenidade realizada em São Luís, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Receberam, também, a Honra ao Mérito Científico-Tecnológico Rose Marie Jácome (Medicina – Universidade Estadual do Maranhão Uema-Caxias), Zulene Muniz Barbosa (Desenvolvimento Socioespacial – Uema), Mundicarmo Maria Rocha Ferretti (Ciências Sociais – Ufma) e Luiz Alves Ferreira (Patologia da Ufma).

Os prêmios e reconhecimentos locais, nacionais e internacionais, na carreira da professora Terezinha Rego, são diversos, entre os quais o de Etnobotânica em Córdoba, Espanha. (Em trabalho desenvolvido com os Índios Canela de Barra do Corda, MA, Brasil) e em Congresso em Londres (no maior jardim botânico do mundo, o Royal Botanic Gardens Kew). Foi homenageada na China, na época da crise da gripe aviária, por causa de três medicamentos: Essência de Cabacinha, Xarope de Urucum e Tintura de Assa-Peixe.

Parabéns, professora Teresinha Rêgo. Na minha carreira de jornalista, fui um dos primeiros a divulgar, em larga escala, a importância das pesquisas de Terezinha Rêgo, desde quando era estagiário no Jornal O Imparcial.

Com dados da Secap/Governo do Estado

Sem comentário para "Honras a Terezinha Rêgo, a cientista do MA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS