Helicóptero ameaça índios isolados na Amazônia

0comentário

Os principais jornais do mundo publicaram, em suas primeiras páginas, a notícia de imagens captadas pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, usando um helicóptero,  de tribos indígenas isoladas, no estado do Acre, próximo a fronteira com o Peru. Estranhamente, a notícia fluiu como inédita e pitoresca.

Mas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e grupos defensores dos povos indígenas criticaram duramente a  atitude do fotógrafo, pois consideraram o trabalho dele uma demonstração de desrespeito aos povos indígenas que optaram pelo isolamento. A ação expôs os indígenas ao público sem qualquer  questionamento ético.

A atitude dos índios de responderem a agressão, com a presença do helicóptero, com flechadas abre uma polêmica.

Também, ficou muito ‘clichê’ selecionar imagens dos índios como se eles estivessem admirados com a presença do helicóptero.

E esse tipo de ‘montagem’, feita por meio de seleção de imagens, nem é novidade, pois, não é a primeira vez que tribos isoladas da Amazônia são ameaçadas por helicópteros com o objetivo de captar imagens fotográficas.

Vale lembrar o tempo em as revistas Cruzeiro e Manchete faziam esses ensaios no Brasil,  mas esse era um momento em que a questão indígena  não tinha alcançado um grau de maturidade como o que existe na atualidade.

O ensaio fotográfico atual lembra mais o século XVI, quando os índios eram captados no recém descoberto Continente Americano e enviados como se fossem ‘animais’, para exposição pública na Europa.

Esperamos que, neste século XXI, com a chegada de Donald  Tramp a presidência do EUA, o mundo não retroceda a atitudes de continuo desrespeito aos povos da América Latina, como se fosse normal.

O mais grave é que as imagens vão documentar a rotina de 12 tribos brasileiras e será lançada no dia 19 de abril de 2017 – Dia do Índio. Essa é mais uma atitude que demostra como é cada vez mais grave a questão ética no mundo de hoje.

Com respeito às comunidades indígenas, este blog se recusa a divulgar as fotografias. Agraudamos uma discussão sobre o tema para avançar em uma posição mais exata.

Resta saber como será usado os recursos arrecadados por todos que usaram as imagens desses índios.

Com dados da BBC Londres, Jornal liberal, jornal The Guardian, entre outros.

Sem comentário para "Helicóptero ameaça índios isolados na Amazônia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS