UFMA e IFMA devem seguir o exemplo UemaSul  

0comentário

Já começam a aparecer as primeiras articulações, no Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no sentido de instalar universidades públicas no interior do Maranhão.

Atualmente, Ufma e Ifma mantêm unidades no interior do Maranhão vinculadas a reitorias com sede em São Luís.

No caso do Ifma, com estrutura muito centralizada, a iniciativa de descentralização é mais complicada.

Com relação da Ufma, o trâmite é legalmente mais viável por causa da autonomia universitária.

A descentralização de instituições de ensino superior federais em outros estados já é um sucesso, a exemplo das Universidades Federais de Ouro Preto, Juiz de Fora e Viçosa, desvinculadas da Universidade Federal de Minas Gerais.

UemaSul

A primeira instituição de ensino superior no interior do Maranhão é a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), no sul do estado, com sede em Imperatriz. Começa a funcionar em março.

A iniciativa é parte do projeto do governador Flávio Dino de regionalização do ensino superior no Maranhão. Atende a uma reivindicação da comunidade acadêmica de mais de três décadas.

Reforma no prédio da UemaSul

O imóvel onde vai funcionar da UemaSul, em Imperatriz, está sendo totalmente readequado.  O local, de 2 mil m², receberá reparos na parte elétrica, hidráulica, piso, forro, revestimentos de parede e o melhoramento da fachada.

Para não atrapalhar o calendário letivo, a parte emergencial será entregue no início de março.

Com dados da Secap\Governo do Maranhão

 

Sem comentário para "UFMA e IFMA devem seguir o exemplo UemaSul  "


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS