Assassinatos de índios milionários fizeram surgir o FBI

0comentário

 

No início de 1920, os Osage ficaram milionários quando foram encontradas reservas gigantescas de petróleo sob suas terras no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos

A BBC de Londres publicou, esta semana, matéria mostrando que, no início do século 20, integrantes da nação indígena americana Osage se tornaram as pessoas mais ricas do mundo e, de repente, começaram a aparecer mortos, um atrás do outro.

Essas mortes misteriosas viraram um dos primeiros casos investigados pela FBI (Federal Bureau of Investigation, ou Agência Federal de Investigação) levando a criação da mais conhecida agência de investigação do mundo.

A história é tema do livro “Killers of the Flower Moon: the Osage Murders and the Birth of the FBI” (“Assassinos da Lua de Flores: os assassinatos dos Osage e o nascimento do FBI”), do escritor americano David Grann.

Muitos, na época, viam indígenas como “primitivos” e “selvagens”, e achavam que eles não se prestavam à imagem de pessoas com dinheiro e poder.

As mortes foram organizadas por uma poderosa rede, que estava de olho nos milhões de dólares dos Osage.

O autor indica que houve uma conspiração. “Com participação de médicos, que ajudaram a envenenar os Osage; de empregados de funerárias, que encobriam os assassinatos; de jornalistas, que se recusaram a escrever sobre as mortes; e agentes da lei, que foram diretamente cúmplices nas mortes ou indiferentes por se tratar de indígenas”.

Mas aí entrou em cena um jovem funcionário público chamado J. Edgar Hoover, que dirigia um escritório no Departamento de Justiça, que passaria a se chamar de FBI.

A investigação revelou crimes e barbaridades e expôs a frieza e o preconceito com que eram tratados os indígenas nativos dos Estados Unidos.

Na Era Trump, esse preconceito, que parecia amortecido, ressurge com o FBI em outra fase e o ‘Muro de Osage’, que o Governo dos EUA está construindo na fronteira com o México.

No Brasil, com relação aos índios, a situação é mais grave. Nunca foi nem mesmo amortecida e está aumentando na Era Temer.

Com dados e fotos da BBC/Getty imagens

 

Sem comentário para "Assassinatos de índios milionários fizeram surgir o FBI"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS