Revista da Ufma Portal da Ciência

0comentário

A Universidade Federal do Maranhão lançou, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), o novo número da revista Portal da Ciência.

A edição, em versão online,  traz, em 48 páginas, reportagens de 12 pesquisas desenvolvidas na UFMA em diversas áreas do conhecimento, com base nos trabalhos de alunos e professores de diferentes campi.

A publicação, segundo o assessor de comunicação, Fernando Oliveira, é mais um instrumento desta gestão para dar visibilidade à produção dos pesquisadores da UFMA. “O fortalecimento da pesquisa na universidade passa, também, pela divulgação do trabalho científico. A revista volta a circular com a proposta de ser um canal para mostrar o que a academia tem produzido em benefício da sociedade”, explicou.

Um exemplo é o importante projeto de energia alternativa que há nove anos beneficia os moradores da Ilha dos Lençóis, em Cururupu. O sistema híbrido eólico-solar é o único em operação contínua no Brasil.

O leitor encontrará ainda reportagem sobre o projeto Jumper, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais do Laboratório de Convergência de Mídias da UFMA (Labcom). O estudo explora novas tecnologias na distribuição de conteúdo jornalístico.

Outra iniciativa em destaque é o projeto desenvolvido por docentes da UFMA em parceria com pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal), que busca tornar alguns remédios mais solúveis e aceitáveis para o organismo humano, podendo beneficiar principalmente pacientes com hipertensão, diabetes e que apresentem problemas cardíacos.

Esta edição traz também: projeto dos professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que avalia fatores de risco durante o parto prematuro; estudo dos docentes do departamento de Educação Física sobre a influência da genética em habilidades de jogadores de futebol; pesquisa do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas práticas educativas da Ufma (Gesepe), que faz uma análise das bases conceituais dos estudos de gênero e sexualidade.

Com dados da Ascom/Ufma

Sem comentário para "Revista da Ufma Portal da Ciência"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS