Roupa branca pode não ser a melhor no calor

0comentário

Ao contrário do que diz o senso comum, branco não é, necessariamente, a melhor opção de cor de roupa para dias de calor.

De modo geral, a melhor opção, de acordo com a ciência, é usar roupas largas e pretas, pois é preciso considerar que o corpo humano, também, gera calor.

O alerta é professor da Universidade de Granada, na Espanha, Arturo Quirantes.

“Nós emitimos energia térmica. Se usamos roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair”, diz o cientista.

“No entanto, se o tecido é preto, ele o absorve. E, se houver vento, ele leva o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga por meio do transporte de matéria), que é um mecanismo eficiente para nos manter frescos”, explica.

É por isso que os beduínos, acostumados a viver sob o escaldante calor do deserto, têm o corpo todo coberto por uma manta preta.

“O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. Isso faz com que sejam criadas as correntes de convecção, o que permitem que o corpo expulse o calor de forma mais eficiente”, explica o professor.

Agora, se não houver vento e a pessoa for usar uma camisa apertada, o melhor, nesse caso, é a cor branca, para rebater o calor.

Quanto mais escura for a roupa, mais calor absorverá e refletirá menos.

com dados da BBC Londres

Sem comentário para "Roupa branca pode não ser a melhor no calor"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS