Adutora ligará Mar Morto ao Mar Vermelho

0comentário

Israel, Autoridade Palestina e a Jordânia vão construir uma adutora, de 180 quilômetros, para condução de água do Mar Vermelho para o Mar Morto.

Também será construída uma estação de dessalinização em Aqaba, cidade da Jordânia, localizada às margens do Golfo de Aqaba, que é o acesso de Israel e Jordânia ao Mar Vermelho. Produzirá, anualmente, cerca de 80 milhões de metros cúbicos de água potável, sendo que Israel comprará da Jordânia metade dessa produção ao preço de custo.

O acordo foi assinado na sede do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos. O projeto, orçamentado em cerca de 900 milhões de dólares, levará 4 a 5 anos para ser concretizado.

O jornal israelense “Yedioth Ahronoth” destacou que a parceria estabelece que o encanamento, pelo qual passarão anualmente 200 milhões de metros cúbicos de água, ficará totalmente em território jordaniano

A adutora, em forma de tubulação, garantirá água potável à Jordânia, aos territórios palestinianos e a Israel.

A proposta, também, é, com essas águas,  revitalizar o Mar Morto, que está com o nível de suas águas baixando a cada ano.

Israel, que já exporta água à Autoridade Palestina, vai aumentar as vendas para cerca de 33 milhões de metros cúbicos anuais, sendo 22 milhões para a Judeia e a Samaria e os outros 10 para a Faixa de Gaza.

A proposta futura é abrir um canal entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, o que foi idealizado pelos britânicos, desde 1850, como alternativa ao Canal de Suez.

Sem comentário para "Adutora ligará Mar Morto ao Mar Vermelho"


deixe seu comentário