Parceria Ufma e Prefeitura de Ribamar

0comentário
Repórter Newton César entrevista prefeito Luiz Fernando, ao lado do ex-reitor Natalino Salgado

A Superintendência do Hospital Universitário (HU-UFMA) e a prefeitura de São José de Ribamar estão intensificando ações em conjunto para a ampliação do quadro de médicos residentes em saúde da família na rede de saúde do município. Na última quinta-feira, 21, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, acompanhada de assessores e gerentes, e o prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva visitaram unidades de saúde para avaliar estrutura e equipamentos e definir prioridades.

O grupo visitou as instalações da Unidade de Saúde Recanto Verde, próxima à MA-201, e a maternidade e o Hospital de Ribamar, com capacidade para 44 e 33 leitos, respectivamente. “Vamos colocar toda essa estrutura à disposição do Hospital Universitário e da própria UFMA. Estamos tratando de assuntos de interesse do município, do estado e da universidade. É um sonho que nós vamos realizar certamente, disse Luís Fernando.

Segundo a superintende do HU-UFMA, Joyce Lages, o hospital dispõe de quinze vagas para residentes em medicina da família, mas a intenção é ampliar para outras áreas. “O próximo passo é assinar um termo de cooperação entre o HU-UFMA e a prefeitura de São José de Ribamar para que os equipamentos do município possam ser campo de prática para residentes de medicina da família, pediatria, obstetrícia, clínica médica e clínica cirúrgica”, explicou.

O ex-reitor Natalino Salgado, que acompanhou a visita, disse ter encontrado um grande espaço para as boas práticas voltadas à formação de residência em saúde da família. “Embora seja um hospital de alta complexidade, o HU-UFMA tem como ponto forte a formação de recursos humanos, o compromisso de colocar bons profissionais no mercado para servir à sociedade, ao país. Esse é o caminho para fortalecer o SUS e melhorar a vida das pessoas”, acentuou.

A supervisora e preceptora da residência em saúde da família e comunidade do HU-UFMA, Wilka Castro, classifica a rede básica de Ribamar como bem estruturada e aponta que é necessário ampliar o acesso e melhorar a coordenação de cuidados, características do médico da família. “Temos o exemplo do Rio de Janeiro que conseguiu fazer uma reforma da atenção primária, diminuindo a mortalidade e melhorando vários indicadores com base na residência em saúde da família. Aqui a proposta é expandir para a residência multiprofissional e qualificar enfermeiros e outros profissionais”, revelou.

Texto do jornalista Fernando Oliveira

Unidade de  Comunicação Social do HU-Ufma

Sem comentário para "Parceria Ufma e Prefeitura de Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS