Unicamp supera USP; UERJ e UFRJ caem em ranking

0comentário

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) superou a Universidade de São Paulo (USP) e ficou no topo do ranking de melhores universidades da América Latina, elaborado, este ano, pela Times Higher Education (THE).

O Brasil continua dominando a lista, com 32 das 81 instituições listadas, mas 20 delas perderam posições em relação ao ano passado.

Em crise, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), listada na 20ª posição em 2016, caiu para a 24ª neste ano.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estava em 5º no ano passado, caiu para 8º.

Nas dez primeiras posições estão cinco instituições brasileiras. Além de Unicamp e USP, completam a lista a Universidade Federal de São Paulo (USP), em 7º; a UFRJ, em 8º; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mas entre as 50 melhores estão apenas 18 brasileiras, contra 23 no ano passado. A crise política e financeira que o país atravessa pode ser uma explicação para a queda no ranking das universidades brasileiras.

Chile, Colômbia e Argentina

Sem investimentos, a tendência do Brasil é que a posição do país comece a ser ameaçada pelos vizinhos. Três países se destacam e podem se tornar estrelas da educação superior: Chile, Colômbia e Argentina.

Os chilenos tinham 11 universidades entre as 50 melhores no ranking do ano passado, e nesta edição têm 15, incluindo a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 3º; e a Universidade do Chile, em 4º.

A Colômbia tem sete novas universidades no ranking, chegando a um total de 11, incluindo a Universidade dos Andes, na 5ª posição.

A Argentina ingressou no ranking este ano, com duas instituições.

Com dados do Jornal O Globo

Sem comentário para "Unicamp supera USP; UERJ e UFRJ caem em ranking"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS