Depois de São Luís, projeto literário visitará interior

1comentário

13051494_495272007340152_6390231533544212149_n

Realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio da CEMAR, acontece este ano o “Caravana Passeios pela História e Cultura do Maranhão”. Trata-se da segunda etapa do projeto literário executado em 2015/2016, quando a trupe visitou vinte e cinco escolas, entre públicas e comunitárias, levando livros, teatro e bate-papo literário para crianças e adolescentes.

Agora, com foco no interior do Maranhão, serão visitadas dez cidades. Em cada localidade haverá, além de bate-papo, apresentação teatral e distribuição de kits, cada kit contendo seis títulos com aventuras do personagem Touchê.

Inspiradas nas tradições e cultura do Maranhão, os livros trabalham temas como festas populares, lendas e momentos importantes da história do estado, como a fundação de São Luís, a Revolta de Beckman e a Balaiada.

 

 

1 comentário »

Confira os palestrantes presentes na 10ª FeliS

2comentários

Na lista fornecida pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), você confere os palestrantes que estarão presentes na próxima feira do livro de São Luís.

CONFERÊNCIA 19h30 – TEATRO JOÃO DO VALE

DIA 07/11 (domingo) às 19h30

Palestrante: Weberson Fernandes Grizoste (AM)

DIA 08/11 (terça) às 19h30

Palestrante: Eduardo Bueno (RS)

DIA 09/11 (quarta) às 19h30

Palestrante: Marcia Tiburi (RS)

DIA 10/11 (quinta) às 19h30

Palestrante: Stella Maris Rezende (MG)

DIA 11/11 (sexta) às 20h

Palestrante: Jotabê Medeiros

DIA 12/11 (sábado) às 19h30

Palestrante: Luiz Américo (BA)

DIA 13/11 (domingo) às 19h30

Palestrante: Caco Barcellos (SP)

BATE-PAPO LITERÁRIO ESPAÇO JOVEM – ESPAÇO ARENA DA JUVENTUDE-

DIA 07/11 (domingo) às 16h30

Bate-papo com juventude: Thalita Rebouças (RJ)

DIA 08/11 (terça) às 16h30

Bate-papo com juventude: Ferrez (SP)

DIA 10/11 (quinta) às 16h30

Bate-papo com juventude: Gustavo Lacombe (RJ)

 DIA 13/11 (domingo) às 16h30

Bate-papo com juventude: Caco Barcellos (SP)

 PALESTRA ESPAÇO CASA DO PROFESSOR “JOSÉ MARIA PAIXÃO”

DIA 08/11 (terça) às 16h

Palestrante: Celso Antunes (SP)

DIA: 9/11 (quarta) 15h

Palestrante: Luciano Pontes (PE)

DIA 11/11 (sexta) às 14h

Palestrante: Carla Mauch

 

2 comentários »

Concurso Literário Cidade de São Luís: sai ou não sai?

1comentário
Márcio Almeida acredita que o Concurso Cidade de São Luís será lançado ainda este ano

Márcio Almeida acredita que o Concurso Cidade de São Luís será lançado ainda este ano

Até agora o Concurso Literário Cidade de São Luís, que deveria ser lançado em abril, não saiu do papel. O edital está pronto, mas encontra-se engavetado, aguardando autorização do executivo, que ainda não se manifestou. Para o coordenador da secretaria executiva do concurso, Márcio Almeida, ainda resta um pouco de esperança. Márcio acredita que passada a eleição o executivo irá se mexer para garantir que o certame chegue pelo menos a ser lançado este ano, e finalizado no próximo.  Vale lembrar que o Concurso Cidade de São Luís é o único concurso literário existente hoje no estado. Tem ainda sua realização determinada por lei, o que, no entanto, não tem sido, ao longo dos anos, o suficiente para garantir sua execução.

1 comentário »

História da Bíblia em cordel

0comentário

 


ScanUm livro para quem gosta de literatura de cordel e narrativas bíblicas. Escrito em versos e ilustrado por Naomy Kuroda, “Jonas no ventre do grande peixe” conta a história do profeta Jonas, que depois de desobedecer às ordens do Senhor termina engolido por peixe de imensas proporções. O final, porém, é feliz. Jonas se arrepende, pede perdão e termina sendo lançado são e salvo em uma praia, depois de alguns dias e noites de profunda angústia. O livro está sendo divulgado nas escolas para adoção pela DSOP.

sem comentário »

Leandro Karnal em São Luís durante congresso de Logoterapia

0comentário

karnalkarnal2

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontece de 13 a 15 deste mês, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o VIII Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial e V Encontro Latino Americano Humanístico-Existencial: Logoterapia. O evento, que conta ainda com pré-congresso, no dia 12, terá participação especial do historiador Leandro Karnal, dia 14, às 18h30. Mais informações: www.ablae.org.br/congresso

 

sem comentário »

Eleição municipal, livro e leitura

0comentário

 

O deputado Eduardo Braide conversa com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, sobre lei de incentivo à leitura, de sua autoria

O deputado Eduardo Braide conversa com o Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, sobre lei de incentivo à leitura, de sua autoria

Lei de autoria do deputado e candidato a prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (PMN), chega para estimular parecerias entre governo e iniciativa privada no sentido de fortalecer o interesse pela leitura entre nossas crianças e jovens.

Já em vigor, a lei nº 10.449/16 tem por objetivo incentivar empresas a doarem livros, sobretudo literários e paradidáticos, sendo o público alvo preferencial alunos da rede pública estadual e professores, além de bibliotecas públicas estaduais.

É claro que muitas outras ações são necessárias a fim de garantir à população o sonhado acesso amplo ao livro e à leitura, mas não há duvidadas de que a iniciativa, que se apresenta como mais uma ferramenta nesse sentido, é louvável.

Vale lembrar que, numa eventual vitória de Braide nesta eleição, a ação pode (e deve) ser estendida para o ambiente regional para que alunos das escolas municipais também sejam beneficiados.

sem comentário »

Com Braide, São Luís só tem a ganhar, diz Ricardo Rios

0comentário

Ricardo Rios e Braide

O deputado estadual Ricardo Rios (SD) disse, ontem, que uma eventual vitória de Eduardo Braide (PMN) na eleição municipal não deve prejudicar as excelentes relações institucionais entre prefeitura e governo do estado. Em primeiro lugar, segundo Rios, porque o que o governo Flávio Dino tem buscado, antes de mais nada, é o melhor para a população de São Luís, e continuará assim independentemente de quem sair vitorioso. Em segundo, pelo fato de Eduardo Braide, destacado deputado da Assembleia Legislativa, ter sido sempre um aliado do executivo estadual. Braide, lembrou Rios, foi líder do Blocão do governo na AL, e tem aprovado sempre as matérias do executivo, numa produtiva parceria.

As declarações de Rios foram feitas ontem, durante caminhada com Eduardo Braide na Ilhinha, na região do São Francisco, bairro que o candidato voltou a visitar para agradecer o apoio recebido das comunidades da área e reafirmar compromissos assumidos em visita realizada no primeiro turno da campanha. Estiveram presentes lideranças da comunidade, vereadores e correligionários, num encontro que resultou num grande ato em favor da candidatura de Eduardo Braide. “Pelo tamanho da festa, fica claro que nosso candidato está no caminho certo e que a vitória é próxima”, disse Rios, que tem empenhado publicamente seu apoio ao colega de Parlamento.

A candidatura de Eduardo Braide se constituiu na grande surpresa desta eleição. Figurando em quarta posição e aparentemente sem chances de disputar um segundo turno, o candidato ganhou a confiança de grande parte da população depois de debate veiculado pela TV Mirante e, de forma surpreendente, chegou em segundo lugar. Para Ricardo Rios, o que mais chamou a atenção foi o fato de, mesmo com o pouco tempo de programa de rádio e TV e apenas um debate, Braide ter sido capaz de demonstrar a força das suas ideias e que tem plena capacidade para enfrentar os desafios vivenciados na capital. “É por isso que tenho dito que com Braide, pela sua competência e capacidade comprovada na Assembleia e em outras funções que ocupou, pela sua juventude e força, nossa cidade só tem a ganhar”, disse Rios.

sem comentário »

Exposição em Fortaleza reúne fotógrafos nordestinos

0comentário

Nesta quinta-feira, às 19h00, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, acontece abertura da exposição “Narrativas e Alteridade – O outro de nós”, reunindo fotógrafos dos nove estados do Nordestes contemplados pelo edital Encontros de Agosto, numa realização da Imagem Brasil e Anima.Cult. As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. Como chamam a atenção os organizadores, tratar-se de “uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local, em que os artistas foram além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados”. Participam da exposição os fotógrafos maranhenses Hellyson Layo de Jesus, Jane Maciel e Wilson Marques. Exposição reúne.

gela1

Fotos do ensaio "Gélidos Interiores", com que participo do Encontros de Agosto

Fotos do ensaio “Gélidos Interiores”, com que participo do Encontros de Agosto

sem comentário »

Escolas se preparam para Feira do Livro

0comentário

DSCF3147

DSCF3138

 

 

 

 

 

 

A feira do livro de São Luís é só em novembro, mas já tem escola municipal se preparando para participar do maior evento literário da cidade.  A criançada da UEB Elpídio Hermes, no Angelim, por exemplo, preparou um belo trabalho sobre lendas, com destaque para uma da mais famosas que temos aqui, a da Serpente Encantada. Para embasar o trabalho, um dos livros utilizados foi A menina levada e a Serpente Encantada, que conta em versos as aventuras de Aninha durante uma visita com seus colegas de escola à Fonte do Ribeirão. Local onde, segundo dizem, mora o terrível animal. Na foto, os alunos com a ilustra personagem, a Serpente Encantada, confeccionada por eles com muita criatividade.

sem comentário »

As memórias poéticas de Marco Haurélio

0comentário

Scan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Impossibilitado de ir a São Paulo durante a Bienal do Livro, acompanhei pelo facebook o lançamento de A canção do Tio Dito (Paulus), do amigo e parceiro Marco Haurélio. Assim que foi possível, tratei também de adquirir um exemplar da obra aqui em São Luís.

Trata-se de um livro de memórias, e, ao mesmo tempo, de manifesto em favor da natureza. Uma delícia de leitura, que dá prazer e nos faz refletir, e onde Marco alia suas qualidades de poeta e de narrador para contar em versos uma história envolvente, carregada de sentimentos, que nem de perto beira a pieguice na qual textos que abordam o tema podem resvalar.

As ilustrações são de Nireuda Longobarde, que publicou também pela Paulus os livros Mitos e lendas do Brasil em cordel e A abelhinha.

 

A história que vou contar,

Dos meus tempos de criança,

Mesmo parecendo triste,

É uma alegre lembrança.

 

O texto começa assim. E quando a gente começa, seja criança ou adulto, não para mais de ler.

 

sem comentário »