Hipertensão na raça negra

5comentários

pressao.jpg 

Estudos demonstram que a hipertensão na raça negra possui prevalência maior, pior evolução e complicações mais graves e frequentes. Este aspecto talvez tenha correlação com o nível sócio-econômico deste grupo de pacientes, não raramente pertecentes a classes sociais mais baixas. No entanto, a função renal entra em declíinio mais rapidamente neste grupo mesmo com controle eficaz da PA. Os individuos da raça negra respondem melhor à terapeutica com antagonistas de cálcio, diuréticos e alfa-bloqueadores. Respondem de forma modesta aos inibidores da enzima conversora e aos beta-bloqueadores, pelo fato de terem a renina baixa(hormônio produtor de hipertensão)

Algumas possíveis explicações para prevalência da Hipertensão Arterial na população negra são as seguintes:

– Os negros apresentam maior incidência de baixo peso ao nascerem;

-Experimentam uma menor queda de pressão arterial durante o sono;

-Possuem maior grau de hipertrofia do coração;

-Em de muitos enquadrarem-se num nível sócio-econômico baixo, o acesso à serviçosadequados de saúde encontra-se prejudicado, o que pode gerar uma série de complicações  desde o diagnóstico e tratamento;

-Encontram-se expostos em maior grau às situações psicossociais:

-Apresentam maior prevalência de obesidade;

-São mais sensíveis ao sal.

Uma outra explicação intrigante de cunho histórico especula que a maior incidência de hipertensos na raça negra pode ser justificada como uma decorrência dos tempos de escravidão. Nessa linha de raciocínio, o legado desse período não se restringiria apenas ao campo. sócio-econômico-cultural-subjetivo, mas seria ampliado ao campo genético.

A taxa de mortalidade dos africanos escravizados durante a viagem girava em torno dos 30%. As diferentes causas abrangiam o suicídio e diversos tipos de infecções. No entanto, as causas de morte mais recorrentes eram Desidratação e Doenças Diarréicas. O que se infere é que a grande maioria dos sobreviventes possuia uma capacidade maior de retenção de sal e justamente por isso, demonstravam uma maior resistência às anormalidades eletrolíticas letais. Dessa maneira, o menor teor de sal no suor refletia a probabilidade do negro escravizado de sobreviver à viagem.

pressao2.jpg

Em contrapartida, um estudo realizado com remanescentes de quilombos (Kalunga) no norte de Goiás em 1992 revelou que mesmo em grupos raciais com pré-disposição para hipertensão quando há uma baixa ingestão de sal, atividade física constante, taxas reduzidas de obesidade e uma organização social pouco competitiva, os índices de hipertensão ínfimos e não se elevam significativamente com a idade; um forte indicativo de que em contextos que proporcionam uma menor exposição à fatores de risco, os níveis de incidência de hipertensão em negros são drasticamente reduzidos.

No cenário da saúde no Brasil aproximadamente 30% dos óbitos são decorrentes de doenças cardiovasculares, sendo que o Acidente Vascular Cerebral(AVC) é a principal causa de morte, bem como 25% dos Infarto do Miocárdio. O nível de incidência de Hipertensão Arterial em negros nos leva a concluir que a condição de saúde destes encontra-se consideravelmente mais vulnerável do que os demais no que diz respeito ao acometimento por Doençsas Cardiovasculares 

É uma contatação essa desconcertante realidade que deteriora a saúde dos negros,só resta concluir que da retirada forçada da África, aos 300 anos de escravidão e aos 120 anos de “libertação”, o que nos espera é uma maca em algum  corredor de Socorrões.

Lembrar AVC é a pricipal causa de morte no MARANHÃO, e 80% dos AVCs são causados por hipertensão.

*Artigo para o leitor André Pinheiro

5 comentários para "Hipertensão na raça negra"


  1. Alberto Douglas

    obrigado, me ajudou muito com meu trabalho.
    parabéns!

  2. Samantha Oliveira

    Obrigada,me ajudou bastante na minha pesquisa e no meu projeto…

  3. Ariane

    Muito obrigada tirei minhas dúvidas com releção a prevalência de hipertensão na etnia negra.

  4. Ariane Cíntia

    Muito obrigada, tirei minhas dúvidas com relação a prevalência de hipertensão arterial na etnia negra.

  5. Ariane Cintia

    Muito obrigada!! consegui tirar as minhas dúvidas…..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS