Orientação de Especialista – Dermatologia

3comentários


1) O que é peeling?
Os peelings podem ser químicos ou físicos. A finalidade e retirar as camadas superficiais da pele.
Os químicos consistem na aplicação de um ou mais agentes que determinam a esfoliação da pele (epiderme e/ou parte da derme). É uma técnica programada e controlada que resulta no desaparecimento de manchas, superfícies ásperas, rugas e cicatrizes superficiais.
Já nos peelings físicos se faz um atrito através de aparelhos como o dermoabrasor, ou o Cristal peeling ou até mesmo uma lixa, de acordo com a pressão imposta ou a potencia do aparelho sobre a área tratada o médico pode controlar o grau de profundidade a ser atingido.

2) O que é Cristal peeling?
É um peeling® mecânico que consiste em projetar sobre a pele uma quantidade de microcristais de hidróxido de alumínio, estes são jateados, com pressão assistida e simultaneamente aspirados. As vantagens são o menor risco de manchar a pele e esta se regenera mais rapidamente, entretanto é uma abrasão menos profunda.

3) O que é Quantum®, Star Lux® e Harmony®? E por que eles são superiores ao peeling?
O Quantum SR®, Star Lux® ou Harmony® são os nomes comerciais para aparelhos de luz intensa pulsada, que por não ter luz coerente não pode ser definido como laser. Eles emitem uma onda contínua entre 515 e 640nm o que possibilita a estimulação da derme superficial aumentando a produção de colágeno, o que nos peelings superficiais não ocorre. Além disso são superiores na retirada de manchas, e retiram também telangectasias (pequenos vasos sanguíneos).
O Quantum é um aparelho com tecnologia antiga que está sendo substituído por aparelhos mais modernos como o Star Lux® e o Harmony®.

4) Quais são as indicações do Quantum® , Star Lux ou Harmony (LIP)?
Peles fotoenvelhecidas, com manchas solares e vasculares, pequenos vasos sanguíneos.

5) Todas as manchas podem ser tratadas com o Quantum® , Star Lux ou Harmony (LIP)?
Algumas manchas brancas, chamadas leucodermia pontuada, não são tratadas pela luz intensa pulsada. O Quantum também não deve ser a primeira escolha para o tratamento do melasma, por causa do “efeito rebote” que seria o escurecimento das lesões pelo estimulo terapêutico.

6) O que é o Melasma?
É o nome dado para manchas castanho-claro ao escuro, envolvendo principalmente a face, mais freqüente em mulheres, entretanto os homens também são acometidos. A causa permanece desconhecida, sendo inúmeros fatores etiológicos implicados como predisposição genética, pílula anticoncepcional, gravidez, exposição crônica ao sol, cosméticos, e drogas como difenil-hidantoína e mesantoína.

7) O Melasma tem cura?
O Melasma é uma das alterações cutâneas, dentro da estética médica, mais difícil de ser tratada, os resultados terapêuticos dependem da localização dos depósitos de melanina, sendo estes mais superficiais (na epiderme) é mais fácil de ser tratado, quanto mais profundo (na derme) é mais difícil.
O importante é deixar clara a natureza persistente do problema, que traz grande impacto psicossocial para o paciente.

8) Quais os tratamentos mais indicados para o Melasma?
Algumas orientações quanto à exposição solar e ao uso de certos medicamentos devem ser dadas. O uso de formulas terapêuticas domiciliares e de fotoprotetores. Os peelings químicos, em alguns casos a crioterapia e o Quantum, são possibilidades terapêuticas.

9) O que é o Accent® e quais as suas indicações?
Aparelho de radiofreqüência, que produz um aquecimento na derme e hipoderme, melhorando a drenagem linfática retirando toxinas, reduzindo edemas e estimulando o colágeno. Utilizado para o tratamento de flacidez facial e corporal, pós lipoaspiração, gordura localizada e celulite, e atenua as estrias.
Resultados satisfatórios em seis sessões, estas são feitas semanais ou quinzenais.

10) O que é hidrolipoclasia?
É um método relativamente recente, indicado para pequenas áreas de gordura localizada, onde o médico infiltra a gordura com água destilada e soro fisiológico, deixando a região intumescida e logo após o paciente vai para o aparelho de ultra-som. A intenção do método é romper as células de gordura, que serão posteriormente absorvidas pelo organismo.
A hidrolipoclasia aspirativa é um método muito parecido só que seguido por aspiração da gordura, é na realidade uma mini-lipo.

11) A hidrolipoclasia aspirativa é segura?
Eu não indico. Acho melhor fazer uma lipoaspiração no centro cirúrgico, com o material e a sala bem esterilizados e equipamentos para eventuais complicações.

12) Celulite tem cura? Qual o melhor tratamento para celulite?
O nome correto é lipodistrofia ginóide.
Tem uma origem multifatorial, que resulta na degeneração do tecido adiposo, vários fatores interferem na sua progressão como: hormonais, sedentarismo, dieta, predisposição genética , obesidade, distúrbios circulatórios, tabagismo, temperatura, medicamentos,etc.
Ela é dividida em 4 graus, sendo as de primeiro grau mais fáceis de serem tratadas e as de quarto grau de muito difícil tratamento.
Por isso não se pode falar em cura e sim em controle…
O melhor tratamento é a associação de terapias e atividade física. Com bons resultados têm a intradermoterapia (pode deixar equimoses durante o tratamento), o Accent® com resultados muito promissores e sem efeitos adversos durante o tratamento, e os aparelhos Manthus® e de Endermologia, e a carboxiterapia.

13) Para flacidez não é melhor fazer ginástica?

É importante fazer a distinção entre flacidez da pele e a flacidez do músculo. Realmente a flacidez muscular melhora com a prática de exercícios.
A flacidez cutânea que ocorre associada à gordura localizada e a celulite, tem respostas inferiores ao tratamento, sendo importante tratar também estas outras alterações. Então áreas como a do pescoço, face e a face interna do braço e mediana da coxa mostram melhores resultados ao tratamento.

14) O que é o DMAE?
É uma abreviação de Dimetilaminoetanol, que é uma substância precursora da acetilcolina. As principais fontes de DMAE são os peixes. È um agente antienvelhecimento, age aumentando o tônus muscular, promovendo a firmeza da pele e o efeito lifting-like. Pó de ser utilizado em formulações ou injetado diretamente na derme.

15) Como é o tratamento de estrias? Pode tomar sol?
Existem atualmente vários tratamentos para estrias, com resultados que variam de 20 a 70% de melhora.
Atualmente com bons resultados tem sido feito peelings, striat, intradermoterapia, accent, pixel e subcisão. A escolha do tratamento depende do aspecto clínico das estrias.
A pele durante o tratamento fica mais sensível ao sol, ou até mesmo com pequenas equimoses, sendo ideal não se expor ao sol.

16) Quais os tipos de preenchedores? Para que eles servem?
O mercado oferece hoje uma quantidade muito grande de preenchedores que são temporários ou definitivos.
Os temporários mais conhecidos são o ácido hialurônico e o colágeno, o primeiro é mais utilizado pela biocompatibidade e preço, existe também várias marcas no mercado.
Os ditos definitivos também são variados os mais comuns são PMMA e poliacrilamida, com vários nomes comerciais às vezes são vendidos associados aos temporários. São utilizados na bioplastia.
Eles são indicados para preencher sulcos, cicatrizes, rugas mais profundas e para corrigir assimetrias faciais.

17) A Bioplastia é segura?
É o nome dado para a técnica de preenchimento que remodela o rosto,corrigindo assimetrias, dando volume nas bochechas, aumentando o queixo, remodelando o rosto dando o formato mais quadrado, os resultados estéticos são muito bons. Na
realidade o problema de segurança não está na técnica e sim no
material utilizado. O mais utilizado é o PMMA que é uma substância sintética que se apresenta em microesferas, são consideradas inertes e biocompatíveis, entretanto temos vários casos na literatura de complicações como necrose pelo o uso do produto, além disso é utilizado há apenas 10 anos como implante cutâneo, sem estudos prévios para a aplicação nesta localização.
Eu o indico para pacientes com grandes assimetrias faciais, pacientes acima de 50 anos, com sulcos muito proeminentes, isto é nos casos onde o risco-beneficio é muito bem avaliado. Não deve ser utilizado também em grandes volumes.

18) O que é Sculptra®?
É um remodelador facial, composto pelo ácido poli-L-láctico. Não é um preenchedor como o ácido hialurônico ou o PMMA, a sua função é estimular a formação de colágeno melhorando a flacidez e o contorno facial. São necessárias três sessões, as aplicações são mensais.
Como tenho a disposição a ponteira PIXEL do aparelho HARMONY, eu prefiro indicar para meus clientes 3 sessões de PIXEL para o estímulo de colágeno e tratamento de rugas. E no remodelamento facial, o preenchimento com ácido hialurônico.

19) Botox® é a mesma coisa que toxina botulínica? E qual a sua ação?
O Botox® é uma das apresentações da toxina botulínica, como é também o Dysport® e a Prosigne®. A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria, que quando aplicada na musculatura bloqueia as terminações nervosas ocasionando a paralisia temporária do músculo.

20) No “bigode chinês” pode ser colocada toxina botulínica (Botox®)?
O dito “bigode chinês” é o sulco no canto da boca, que dá um aspecto de boca triste. Na realidade tanto ele como os sulcos faciais que se estendem do canto do nariz até o canto da boca, são consideradas rugas profundas que necessitam ser preenchidas com algum material que dê volume naquela região. A toxina botulínica não tem esta indicação, ela é usada para rugas de expressão, seriam aquelas que se realçam ao contrair a musculatura facial.

21) Como colocar a toxina botulínica (Botox®) sem perder a mímica?
O grau de satisfação em relação à paralisação da musculatura pela toxina botulínica depende muito do que o paciente deseja e do que foi solicitado ao médico. Tem casos que não tem como retirar as rugas sem paralisar totalmente a musculatura. O que eu aconselho é que antes da aplicação seja vastamente discutido o que se deseja e o que é possível ser feito.

22) Pode usar ácido e se expor ao sol?
Não deve…mas moramos em um país onde há muita apelação para a pratica de esportes e lazer ao ar livre, existem alguns ácidos e concentrações com menos riscos a exposição solar, e outros tratamentos rejuvenescedores com menos riscos a exposição solar. O fundamental é não se esquecer do uso de protetores solares diariamente.

23) Por que o sol envelhece a pele?
A radiação solar tem os raios ultravioletas, infravermelhos e a luz visível. Aqui nos interessa os raios ultravioletas A e B (UVA e UVB). Os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme, e por isso está associado ao câncer de pele. Já os raios UVA afetam mais profundamente a pele, na derme, ocasionando o envelhecimento cutâneo extrínseco (de fora para dentro) por provocar danos crônicos às fibras elásticas e colágenas dérmicas.

24) Qual a idade para se começar a fazer tratamentos faciais?
Os tratamentos de estética médica irão depender muito da cor e tipo de pele do cliente e do seu estilo de vida, a combinação destes dois fatores é que irá determinar com quantos anos deve se iniciar os tratamentos. Entretanto quanto mais cedo se iniciam as preocupações com o envelhecimento melhores serão os resultados. Um cliente de 50 anos que cuida da pele desde os 20 anos irá ter uma aparência muito melhor do que aquela que iniciou os cuidados há poucos meses.

25) Por que o colágeno é tão importante no rejuvenescimento?

A pele é dividida em 3 partes: epiderme, derme e hipoderme. A derme é formada por fibras colágenas, fibras elásticas e substância amorfa todas produzidas pelos fibroblastos. Tem como função dar sustentação à pele, aos anexos cutâneos e aos vasos.
No envelhecimento a derme se caracteriza por uma diminuição da sua espessura em torno de 20%, os fibroblastos diminuem.
Por isso que a maioria dos tratamentos de rejuvenescimento é direcionada para o estimulo de formação de novo colágeno.

26) Por que são necessárias em média 6 sessões para eliminar os pêlos definitivamente?

Estamos nos referindo a depilação definitiva com o uso do Laser Diodo, este mais conhecido como Lightsheer®.
Este laser elimina o pêlo através do aquecimento do bulge, onde nasce o pêlo, e vários fatores influenciam nos seus resultados como a cor do pêlo e da pele, se o paciente depila com cera ou pinça a região e se há exposição solar durante o tratamento, por isso em média são necessárias 6 sessões para a satisfação do cliente.
Ale, disso o ciclo de crescimento dos nossos pelos é irregular e temos muitos bulbos inativos. A atividade de crescimento dos pêlos está ligada a fatores como idade e distúrbios hormonais, desta forma não poderemos dizer que nunca mais aparecerão pelos naquela área. Recomendo a manutenção anual ou, em alguns casos, a cada dois anos.

27) A depilação a laser serve para todos os tipos de pele?
O Ligthsheer® é um equipamento que pode depilar qualquer tipo de pele ou cor de pelo. Entretanto quanto mais escuro for o pêlo e mais clara for a pele mais eficiente são as sessões, pois maior potência poderá ser usada.

28) O que é Crioterapia?
1) O que é crioterapia? E quais são suas indicações?
Crioterapia é uma técnica utilizada para destruição de lesões da pele através de congelamento. A destruição ocorre por formação de cristais de gelo intra e extracelular levando dano as membranas celulares e microcirculação da pele. Atualmente na criocirurgia se usa, com freqüência, como substância refrigerante o nitrogênio líquido o qual é aplicado por meio de uma pistola spray.

A destruição da pele é em função do tempo de aplicação do spray de nitrogênio. Para uma verruga se aplica o spray por 20 a 30 segundos, mas em caso de câncer de pele se aplica 1 minuto e deixa descongelar, então repete o ciclo novamente. Logo a destruição local é muito maior no caso de lesões de câncerosas .

As indicações são tanto para lesões benignas como malignas
-doenças benignas : verrugas, molusco, lentigo simples, hiperplasia, sebácea, mucocele, cisto mixoide, acrocordon, ceratose seborréia e alguns casos de leucodermia pontuada.
-doenças pré-malignas : ceratose solar, doença de bowen, queilite solar, leucoplasia e eritroplasia.
-doenças malignas : epitelioma basocelular e carcinoma epidermoide.

2) A crioterapia é dolorosa? E quais as suas vantagens?

A dor provocada pela aplicação quando não se usa anestesia é tolerável e depende do tempo de congelamento local da pele e do limiar de dor de cada pessoa.

Vantagens da técnica:
-uso em idosos que não toleram cirurgia
-simplicidade, rapidez e baixo custo
-uso sem anestesia ou com pouca quantidade de anestésico local
-não há hospitalização nem uso de centro cirúrgico
-procedimento é feito no consultório
-pode ser feito em pacientes em uso de anticoagulantes
-não ha necessidade de afastamento do trabalho ou do esporte
-indicado para pessoas que tem medo de cirurgia

29) O que é Laser?
É uma abreviação de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que significa “amplificação de luz por emissão estimulada de radiação”. Trata-se de uma emissão de luz monocromática, ou seja, apresenta um único comprimento de onda; coerente, isto é, comprimento de onda uniforme; e colimada que significa ondas de luz paralelas com isso conservando a energia da luz.
Existem vários tipos de LASER e suas indicações terapêuticas podem variar. O que determina características especiais a cada LASER e o nome de cada equipamento é o “meio ativo”, que pode ser gasoso (CO2, argônio, excimer), líquida (colorantes) ou sólida (rubi, neodimídio, alexandrita).

30) O que é Pixel?
É o laser de érbio 2940mm fracionado ablativo.
Ver também com vídeo em Técnicas (clique aqui).

31) Siringoma?
1) O que é siringoma?
O siringoma é um tumor anexial benigno do ducto sudoríparo écrino, intra-epidérmico de um a 5mm, em geral múltiplos e, às vezes, isolados, assintomáticos e mais freqüentes em mulheres adultas. A área mais acometida é a face, em particular as pálpebras e as regiões periorbitárias. Na vulva, as lesões podem ser múltiplas ou solitárias e constituir causa de prurido vulvar.
2) Por que tratar o siringoma e quais as técnicas utilizadas?
O tratamento do siringoma é estético. Na literatura inclui técnicas variadas, tais como: eletrocauterização ou eletrodissecção, excisão cirúrgica, aplicação de alguns tipos de laser ou de técnicas que combinam o uso do ácido tricloroacético e laser de CO2.
3) Qual a técnica utilizada por mim?
Utilizo a retirada cirúrgica cuidadosa seguida de cicatrização por segunda intenção ou sutura simples. Com a tesoura oftalmológica de Castroviejo e treinamento, é possível remover as lesões de siringoma individualmente, respeitando seus limites. É um procedimento ambulatorial que pode requerer uma ou mais etapas, dependendo do número de lesões. Proporciona resultados satisfatórios que variam de bons a ótimos, sem recidivas, apesar da possibilidade de ocorrer hipocromia (manchas brancas) transitória.

32) “Queda de Cabelo” e Tingimento
1) Qual a causa mais freqüente da “queda de cabelo”?
Antes de determinar as causas devemos saber qual é o tipo ou padrão da “queda de cabelo”. A mais comum é o chamado Eflúvio Telógeno, que é uma queda aguda e intensa, chegando a cair mais de 600 fios por dia, e desenvolve-se entre 3-4 meses após um estresse físico ou emocional, um medicamento, febre, parto, infecção, irritação no couro cabeludo, exposição intensa ao sol, entre outros.
Outro tipo de queda muito comum é Alopecia Areata, quando aparecem áreas principalmente no couro cabeludo e barba totalmente sem cabelo, o couro cabeludo fica liso, sem pêlos, e a causa é auto-imune, a associação com alterações da glândula tireóide é comum.
Então antes de pensar em causas temos que fazer um diagnóstico clínico e laboratorial, sendo muitas vezes necessário a solicitação de exames de sangue entre outros.
2) Qual o componente das tintas de cabelo que causam irritação?
Existem pigmentos naturais (hena) e sintéticos (conferem resultados mais permanentes).
Os pigmentos naturais dificilmente causam irritações.
Já os sintéticos podem ser compostos por derivados do coaltar (diaminas, aminofenois, fenóis), ou corantes metálicos (chumbo, bismuto ou prata), e atenção também para henas sintéticas (com derivados do coaltar), todos podem causar irritação no couro cabeludo chamada Dermatite de Contato.
Devo chamar a atenção para a amônia, ela é um dos componentes das tinturas permanentes, ela atua aumentando o pH do fio, o que provoca intumescimento, com isso a tintura penetra melhor no fio. Ela na realidade não é “tóxica”, ela apenas aumenta a penetração de substancias como resorcina, resorcinol, paraminofenois e outras no fio de cabelo
.
3) Alisamento e permanente quando fazer?
É recomendado que estes procedimentos sejam feitos pelo menos 2 semanas antes da coloração.

33) Acne
1) Todos os quadros clínicos de acne são iguais?
Não existem vários subtipos clínicos de lesões cutâneas acneiformes e formas diversas de se tratar.
2) Quais as causas da acne vulgar?
Vários são os fatores incluindo predisposição hereditária, hormônios androgênicos e outros. Na realidade é um distúrbio da glândula sebácea tanto na produção de sebo como na queratinizaçao (forma-se uma “rolha” córnea que impede a drenagem da secreção), como também temos a presença de uma bactéria chamada Proprionibacterium acnes que aumenta o processo inflamatório da pele.
3) O que é mito ou verdade relacionado à acne vulgar?
•Chocolate e alimentos gordurosos não necessariamente pioram a acne. Provavelmente fatores genéticos, isto é, uma predisposição pessoal, faça a pessoa piorar ao ingerir estes alimentos;
•Exposição ao sol na realidade disfarça a acne e causa uma melhora cosmética. Entretanto já existem tratamentos com uso de lâmpadas apropriadas;
•Uso de muito sabão e água, muita limpeza e fricção, podem agravar a acne;
•Masturbação não causa acne;
•Anticoncepcional (ACO) pode melhorar ou agravar a acne. No caso de ACO com predomínio de estrógeno tendem a melhorar a acne (indicado para casos de acne associada ao ovário policístico), e as ACO com predomínio de progestágeno (noretindrona, norgestrel e levonorgestrel) com atividade androgênica significante pode agravar a acne.
4) Quando pode iniciar-se o tratamento com isotretinoína (Roacutam)?
É indicado para casos de acne vulgar nódulo-cística grave e para casos resistentes ao tratamento convencional e que o paciente pode ficar com cicatrizes inestéticas significativas.

34)Os Fotoprotetores interferem na transformação de Vitamina D?
A radiaçao UVB é considerada o fator biologicamente ativo na Carcinogênese da pele e é também o responsável por tornar a vitamina D na sua forma ativa na pele, cuja deficiência poderia determinar deformidades e fraturas ósseas, e por isso há um questionamento se o uso freqüente de protetor solar poderia levar a uma deficiência de vitamina D.
Em estudo recente concluiu-se que a radiaçao UV solar do cotidiano foi suficiente para produzir a vitamina D ativa na pele, isto porque mesmo com o uso de Fotoprotetores parece que a proteção solar absoluta em um país tropical como este é impossível de ser praticada.
Essa produção ocorre também em função da cor da pele, ou seja, indivíduos de pele escura sintetizam menos quando expostos à mesma quantidade de radiação. Contudo a indicação de Fotoproteção para indivíduos com esse fototipo praticamente não existe.
Então em indivíduos saudáveis, pode-se dizer que se deve ter mais preocupação em proteger a pele do sol do que temer o prejuízo ósseo.
.

35) O que causa as Unhas Frágeis?
As Unhas Fracas afetam 20% da população geral. As causas ainda não foram completamente esclarecidas, mas acredita-se que tenha uma origem tanto vascular quanto física ou traumática.
Os agentes químicos (solventes, ácidos, sais, etc.), alguns cosméticos (formaldeído), fungos e traumas repetidos (digitação) podem interferir na adesão entre as células e determinar as unhas frágeis, além disso, tais fatores parecem atuar de forma cumulativa, isto é, quanto maior o tempo de exposição maior é o dano ungueal.
A intoxicação por arsênico reduz o crescimento Ungueal. o Hipotiroidismo, Hipertiroidismo, Acromegalia, Diabetes, Gravidez, Anorexia, Bulimia, Anemia, Policitemia Vera, Infecções Crônicas, Deficiências Circulatórias e Fenômeno de Raynaud reduzem a oxigenação das unhas devendo, por isso, ser investigadas.
Uma causa comum é o uso abusivo de removedores de esmalte com acetona que promovem secagem excessiva das unhas.

Qual o aspecto das Unhas Frágeis?
Descamação Lamelar da borda livre ungueal (“parece que a unha está desfolhando” – comentam os pacientes) e fragmentação triangular da borda livre ungueal.

Qual o tratamento para Unhas Frágeis?
Deve ser prescrito biotina para uso oral durante 6 a 12 meses. Evitar a desidratação e a umidificação excessivas das unhas, bem como traumas e uso de substâncias irritativas e pesquisar doenças metabólicas e nutricionais.

Dra Giseli Petrone-Dermatologia

3 comentários para "Orientação de Especialista – Dermatologia"


  1. eliana moreschi

    boa tarde. tenho 45 anos . gostaria de saber o tratamento mais recamendado para rugas na parte superior do labio. nao e bigode chines. sao rugas verticais mais ou menos 7 provoca um aparencia de envelhecimento precoçe. sempre que procuro ajuda profissional escuto o mesmo. sao rugas dificeis de tratar. o maximo que consegue foi sugestao de botox. orbrigada pela ajuda.
    gostei muito das informaçoes apresentadas. foi de grande valia.

  2. simone vitoria da silva

    boa tarde,tenho 29 anos ha 7 anos atras tive minha filha na amamentação meu cabelo começou cair e foi passando o tempo e nao voltou,comecei a fazer um tratamento injetavel no couro cabeludo no hospital publico depois de 2 anos e alguns meses a doutora disse pra mim procurar uma clinica que trabalha com nitrogenio liquido,porque a unidade publica nao tem,preciso que me ajude indicando alguma clinica ou hospital que faça esse tratamento.meu cabelo caiu nas laterais e na nuca to sem cabelo praticamente por favo me ajude.obrigado att;simone

  3. graziele menezes

    Ola quero fazer tratamento para estrías minhas estrías ganhei na gravidez quero saber se voces fazem micropigmentacao na estrías.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS