Tontura pode ser alerta para outros problemas

2comentários

Sentir tontura é um sintoma bastante comum. Ela é caracterizada por uma sensação rotatória do corpo em relação ao ambiente ou vice-versa, podendo durar segundos ou persistir por vários dias. Apesar de normalmente ser ignorada, é bom ficar atento ao sintoma, pois pode ser um alerta para outros problemas.

As causas são diversas, incluindo condições médicas gerais como anemia, hipertensão arterial, infecções, além de causas otorrinolaringológicas, neurológicas e até psiquiátricas.

Um tipo de tontura muito comum acontece quando levantamos rápido demais. Neste caso, pode ocorrer o que chamamos de hipotensão postural, relacionada a uma queda brusca da pressão arterial.

Outra situação que gera o sintoma é a vertigem paroxística posicional benigna, quando movemos a cabeça para algum lado e sentimos uma rápida tontura, que se alivia a seguir. Nestes casos, o problema está dentro do ouvido interno.

É é importante consultar um médico quando a tontura for persistente, quando aparecer subitamente ou quando estiver associada a sintomas neurológicos ou traumas cranianos.

Cabe aqui ressaltar a significativa quantidade de idosos fazendo uso, de maneira indiscriminada e por longo tempo, de antivertiginosos (medicações para tontura) e que podem, em alguns casos, levar a sintomas que sugerem doença de Parkinson. Por isso, o uso crônico de qualquer medicação, em particular, os antivertiginosos, deverá ser feito apenas sob orientação médica.

 

2 comentários para "Tontura pode ser alerta para outros problemas"


  1. ana licia

    as vezes sinto umas tonturas mas passam logo.as vezes fico com os olhos cheios de estrelinhas ficam tremendo.queria uma orientação.É MUITO IMPORTANTE ESSE COMENTÁRIO E ORIENTAÇÃO P AS PESSOAS.

    • Dr Xavier de Melo

      Tontura é um sintoma com inumeras causas diagnósticas. Situação que necessitaria de uma avaliação clínica.

deixe seu comentário