Exercícios para a terceira idade

0comentário

A população está vivendo mais e, com esse aumento na expectativa de vida, as pessoas têm a necessidade de mais cuidados para envelhecerem com qualidade.

Dentro dessa perspectiva, deve haver uma conscientização de uma vida saudável e equilibrada para termos uma melhor funcionalidade do corpo e, assim, um melhor controle postural. Para isso, é interessante fazer um programa de exercícios, que deve ser iniciado com uma avaliação médica para que possa ser realizado um trabalho com bastante segurança e benefícios.

Sabemos que o envelhecimento leva a uma gama de processos degenerativos nos sistemas sensorial e motor e, consequentemente, a um grande prejuízo do controle postural. Esse controle tem um complexo mecanismo, que promove a ativação dos músculos antigravitacionais (responsáveis pela manutenção da postura). Por isso, um profissional apto (educador físico ou fisioterapeuta) deve iniciar um treinamento individual sistemático de força, potência e equilíbrio, com a intenção de parar esse processo.

O programa de exercícios pode ser realizado em um ambiente específico ou, até mesmo, em casa. A mudança de alguns hábitos de vida também é indispensável. É importante salientar que programas de atividades físicas com treinos de força e equilíbrio associados são mais efetivos no combate ao declínio e na recuperação do controle postural, evitando, muitas vezes, desequilíbrios, quedas e, consequentemente, risco de lesões mais graves.

Atividades físicas sugeridas

> Musculação com um bom acompanhamento

> Treinamento funcional

> Ioga

> RPG associado a exercícios em plataformas instáveis

> Pilates

> Exercícios calistênicos (com peso do corpo), bolas e acessórios

> Dança associada ao treino

> Hidroterapia

Vale lembrar que não há uma série ou programa de exercícios que seja “padrão” para idosos. O que deve prevalecer é o bom senso do profissional em respeitar os limites de cada um e os três principais fatores de um treinamento: intensidade, volume e frequência. Assim, chegaremos em ótimas condições numa melhor idade.

Sem comentário para "Exercícios para a terceira idade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS