Vinho. Uma bebida saudável

0comentário

vinho-tinto
Desde 450 anos antes de Cristo já era considerado uma bebida saudável. Em Roma, foi usado como desinfetante para tratar as feridas dos gladiadores. Em 1865, o cientista francês Louis Paster afirmou que ele era a mais higiênica das bebidas. No mundo moderno, foi na década de 1990 que o vinho ganhou status de protetor do coração, principalmente o vinho tinto, rico num potente antioxidante: o resveratrol. Encontrado na casca da uva, eleva o colesterol bom, baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias, ajuda a controlar a glicemia no sanguee, em laboratório, impediu a multiplicação de células cancerígenas, segundo pesquisadores da Universidade da Calabria.
Segundo pesquisadores, os melhores vinhos são os tintos de uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon, porque contêm maior teor de resveratrol. Além dele, os vinhos são ótimas fontes de ferro, zinco, cobre, cromo, selênio, cobalto, iodo, mangânes, molibdênio e fluor.
Mas não se iluda pensando que se beber uma taça é bom para o coração, então é melhor tomar logo a garrafa toda. Há uma curva que correlaciona a quantidade de álcool ingerida com a mortalidade cardiovascular. Em baixas doses(150 ml para mulheres e 225 ml para homens por dia), protege as artérias e o nosso coração, mas em doses elevadas ele aumenta a pressão e o risco de derrame. Ou seja, vinho em excesso faz mal. Lembre-se que o vinho contém álcool, que é tóxico e um agressor do fígado.

Sem comentário para "Vinho. Uma bebida saudável"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS