“Não caia nas dietas detox” diz cientista

0comentário

mulher-frutas-supermercado

Você fica um tempo bebendo sucos, tomando suplementos “naturais” ou comendo apenas certos tipos de verdura – e isso elimina toxinas do seu organismo. Será?

EDZARD ERNST. Professor emérito da Universidade de Exeter(Reino Unido). É autor de 48 livros e mais de 1.000 artigos científicos. É um dos maiores especialistas em medicina alternativa.

Em entrevista a Revista Superinteressante deste mês ele surpreende com respostas polêmicas.


Os defensores das dietas detox dizem que elas ajudam a eliminar toxinas que vão se acumulando no organismo quando nós comemos alimentos processados, açúcar refinado e gorduras saturadas, por exemplo. O que há de errado nisso?

Ele responde – As pessoas que fazem afirmaçōes desse tipo não conseguem nem nomear as toxinas a que se referem. As toxinas têm nomes, e os promotores do detox precisariam mencioná-los. Se fizessem isso, seria muito fácil testar suas afirmaçōes: bastaria escolher uma toxina, medir o seu nível no sangue e ver se a tal dieta, ou qualquer outra forma de detox, tem algum efeito em comparação com a ausência de tratamento. Mas essas pessoas não mencionam as toxinas(que a dieta supostamente elimina) por um motivo óbvio: elas sabem muito bem que o teste não confirmaria suas afirmaçōes fraudulentas.

Há estudos mostrando que o chá verde contém catequizas, que ajudam a reduzir a gordura no sangue. E que ômega 3 presente no salmão tem ação anti-inflamatória. Comidas como essas não ajudam a limpar as toxinas do corpo?

Claro que componentes naturais têm efeitos, mas eles não se devem à eliminação de toxinas. São açōes anti-inflamatórias e antioxidantes, não tem nada a ver com desintoxicação. Fígado, pulmōes, rins, intestinos e pele já fazem um trabalho perfeito na eliminação das toxinas. Uma dieta detox não vai fazer um trabalho que já é perfeito ficar melhor.

Na prática, o que acontece conosco quando fazemos dieta detox de 7 dias? Isso pode prejudicar a saúde?

O principal é que perdemos dinheiro, caindo num charlatanismo vendido por pessoas que só estão dispostos a faturar. Sobre a saúde, qualquer dieta pobre em alimentos essenciais resultará em síndromes de deficiência nutricional se for consumida por longos períodos. Mas o mais importante é que essas dietas provocam ilusão. A ilusão de que todos os nossos excessos podem ser equilibrados com alguns dias de “detox”. Elas promovem estilos de vida que não são saudáveis.

Se não existe dieta detox, qual o caminho para se manter saudável?

Se alimentar de forma saudável, ingerindo uma dieta variada e equilibrada. Evitar comer e beber demais. Dormir e descansar o suficiente. E fugir desse charlatanismo detox – que não tem comprovação científica, mas tem sido altamente promovido em revistas, programas de TV e na internet.

Sem comentário para "“Não caia nas dietas detox” diz cientista"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS