Homens Poligâmicos têm quatro vezes mais risco de sofrer doenças do coração

0comentário

topic

Uma pesquisa que será apresentada no Congresso de Cardiologia da Ásia — que inicia nesta quarta-feira — afirma que homens que praticam a poligamia correm mais risco de sofrer doenças do coração. O estudo foi liderado pelo cardiologista Amin Daoulah, do King Faisal Specialist Hospital & Research Centre, na Arábia Saudita.

— Há evidências de que as pessoas casadas são mais saudáveis e têm mais longevidade, mas esta é a primeira vez que a saúde coronariana de homens com mais de uma esposa é avaliada — afirma Daoulah.

A pesquisa examinou a relação entre a incidência de doenças cardíacas e o número de esposas. Os 687 homens casados (poligâmicos ou não) que participaram do estudo tinham idade média de 59 anos e 56% deles tinham diabetes, 57% tinham hipertensão e 45% tinham histórico de doença arterial coronariana. Homens com mais de uma esposa eram mais propensos a ser mais velhos, viver em uma área rural, ter uma renda mais elevada e um histórico de cirurgia do miocárd

Os pesquisadores descobriram que os homens que praticavam a poligamia apresentaram um risco 4,6 vezes maior de desenvolver doença arterial coronariana, 3,5 vezes maior de ter problemas na artéria principal esquerda e 2,6 vezes mais risco de desenvolver doença de múltiplos vasos.

— Os resultados podem ser explicados porque a necessidade de manter casas separadas multiplica os encargos financeiros e o desgaste emocional. Parece provável que o estresse de manter mais de uma família é sentido pelos homens — observa Daoulah.

O especialista destaca, entretanto, que o estudo aponta somente uma relação entre a poligamia e as doenças cardíacas, mas ainda não é possível afirmar que há uma relação de causa e efeito. Segundo o cardiologista, são necessários mais estudos para analisar outros fatores que podem influenciar o resultado, como a alimentação e a prática de atividades físicas.

Sem comentário para "Homens Poligâmicos têm quatro vezes mais risco de sofrer doenças do coração"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS