Caminhar dois minutos a cada hora reduz risco de doenças

0comentário

16178682

Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu que trocar hábitos sedentários por atividades leves e rápidas pode melhorar significativamente a saúde. Segundo o estudo, caminhar por dois minutos a cada hora reduz o risco de morte causada por doenças associadas ao sedentarismo em 33%. No caso de pessoas com doença renal crônica, a redução é ainda maior: 41%.

Diversos estudos têm apontado que ficar sentado por muito tempo diariamente aumenta o risco de morte prematura, de doenças cardiovasculares e de diabetes. Diante dessa situação, os pesquisadores decidiram investigar o impacto de metas mais viáveis de atividades físicas, como exercícios mais leves que podem ser realizadas em pouco tempo.

A pesquisa examinou 3.243 pessoas e mediu a intensidade das atividades dos participantes. Os voluntários foram acompanhados por três anos depois que os dados foram recolhidos.

Segundo o coordenador do estudo, Srinivasan Beddhu, quando as atividades físicas, mesmo que leves, são repetidas várias vezes ao longo do dia, podem fazer uma grande diferença. Presumindo que uma pessoa passe 16 horas por dia acordada, dois minutos de caminhada a cada hora, todos os dias, representa um gasto de 400 calorias por semana. O exercício moderado ainda fortalece o coração, os músculos e os ossos.

— Sabemos que praticar exercícios é importante, mas poucas pessoas conseguem realizar a quantidade recomendada. Nosso estudo sugere que mesmo mudanças pequenas na rotina podem trazer um impacto muito positivo para a saúde — diz o principal autor da pesquisa, Tom Greene.

Os resultados foram publicados esta semana no periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

Sem comentário para "Caminhar dois minutos a cada hora reduz risco de doenças"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS