Pesquisadores avaliam quais exercícios melhoram a qualidade do sono

0comentário

17437819

Como já se sabe, a prática de atividades físicas ajuda a melhorar a qualidade do sono. Porém, recentemente, pesquisadores da Universidade de Pensilvânia avaliaram tipos específicos de exercícios que podem prejudicar a hora de ir para a cama, como trabalhos domésticos e tomar conta das crianças.

Os resultados do estudo serão apresentados no encontro anual da Associated Professional Sleep Societies LLC, que ocorre em junho, em Seattle, Estados Unidos.

Por meio de dados sobre o sono e as atividades físicas de quase 430 mil adultos, os pesquisadores analisaram 10 tipos de exercícios e o quão relacionados eles estavam com a qualidade do sono dos participantes. Além disso, cada indivíduo teve de responder perguntas sobre o tempo gasto praticando exercícios no último mês e sobre a quantidade de horas reservadas para dormir em um dia. As observações consideraram idade, sexo, nível de escolaridade e índice de massa corporal (IMC).

O levantamento final concluiu que praticar atividades físicas contribui para ter uma boa noite de sono, até mesmo para quem dorme menos de sete horas diárias — quantidade de sono associado ao aumento do risco de desenvolver problemas de saúde, conforme estudos anteriores.

Os pesquisadores afirmam também que, entre os exercícios observados, apenas tarefas domésticas e cuidados com as crianças foram relacionados à menor probabilidade de uma noite bem dormida. Em comparação ao hábito de caminhar, o ciclismo, a corrida, a musculação, o ioga, o pilates, o golfe e até mesmo a jardinagem, apresentaram resultados mais significativos para melhorar a qualidade do sono.

— Esse estudo ajuda a confirmar evidências de que as demandas de casa e do trabalho são algumas das principais razões que levam à perda do sono — diz Michael Grandner, da Universidade de Pensilvânia.

Uma vez que outros levantamentos indicam que a falta de sono se relaciona com o baixo desempenho físico e mental, os pesquisadores acreditam que mais pesquisas devem ser feitas para entender como os hábitos noturnos podem prejudicar a capacidade e o envolvimento das pessoas em determinadas atividades.

Sem comentário para "Pesquisadores avaliam quais exercícios melhoram a qualidade do sono"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS