Combinação de diabetes, doenças cardíacas e derrame pode reduzir a expectativa de vida em 20 anos

0comentário

17503841

Por meio de uma análise de 135 mil mortes, pesquisadores concluíram que a expectativa de vida pode ser significativamente menor quando problemas como diabetes, doenças do coração e derrame surgem ao mesmo tempo. O estudo, publicado no periódico JAMA, foi realizado por uma equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e envolveu mais de um milhão de participantes.

Evidências anteriores já mostraram que cada uma dessas doenças, por si só, já são suficientes para a redução da vida útil. O que se concluiu com as novas observações foi de que duas ou três condições combinadas podem diminuir a expectativa de vida em cerca de 20 anos. As observações também descobriram que esse risco pode ser ainda maior se as três doenças surgirem juntas até os 40 anos.

— Quanto mais cedo a pessoa adquire as doenças, menor pode ser a expectativa de vida — comenta Emanuele Di Angelantonio, da Universidade de Cambridge.

Além disso, a autora também descobriu que, no caso de diabetes e ataque cardíaco, quando combinados, a redução da expectativa de vida pode chegar a uma década, enquanto que pessoas com 60 anos que apresentam os três problemas podem ter a vida útil reduzida em cerca de 15 anos.

A equipe estima que 10 milhões de adultos nos Estados Unidos e na União Soviética são diagnosticados com duas ou mais doenças ao mesmo tempo.

— Nossos resultados reforçam a importância de medidas para prevenir doenças cardiovasculares em pessoas que já têm diabetes e vice-versa, assim como para alertar pessoas com mais de um problema — afirma a especialista.

Praticar exercícios físicos, manter uma dieta equilibrada, evitar o tabaco, entre outras medidas que estimulem hábitos de vida saudável, ajudam de forma considerável para a diminuição do risco dessas doenças.

Sem comentário para "Combinação de diabetes, doenças cardíacas e derrame pode reduzir a expectativa de vida em 20 anos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS