Emoções positivas podem causar doença cardíaca

0comentário

emocoes-positivas-podem-trazer-problemas-cardiacos-diz-estudo-83cdbfea-0d54-479c-b7b3-81d42303e1bb

Um estudo suíço concluiu que dores no peito e falta de ar podem ser causadas não apenas pelo estresse emocional despertado por momentos de raiva, tensão e pesar, mas também pela alegria.

De acordo com pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique, pelo menos um entre cada 20 casos da cardiomiopatia de Takotsubo, uma alteração no ventrículo esquerdo do coração ligada ao estresse, é causado por alegria em excesso. As conclusões foram divulgadas na publicação científica European Heart Journal.

A condição costuma ser temporária – os pacientes geralmente se recuperam. O estudo do hospital analisou 1.750 pacientes. Os médicos descobriram que alguns deles apresentaram problemas cardíacos causados por uma série de ocasiões felizes, entre elas:

Uma festa de aniversário; o casamento de um filho; um reencontro de amigos após 50 anos; tornar-se avó; a vitória de uma equipe esportiva; ganhar em um cassino; o resultado positivo de um exame de saúde

Segundo os pesquisadores, a maioria dos casos era de mulheres que passaram pela menopausa. Jelena Ghadri, uma das cientistas, disse que o estudo revelou a existência de mais mecanismos por trás da cardiomiopatia de Takotsubo, desafiando o estereótipo de quem sofre da doença – geralmente definido como paciente da “síndrome do coração partido”.

— A doença também pode ser causada por emoções positivas. Os médicos precisam estar a par de que pacientes que chegam à emergência de um hospital também podem estar sofrendo da síndrome de Takotsubo mesmo depois de um evento feliz.

Ghadri afirma que os resultados sugerem que tristeza e alegria compartilham o mesmo “caminho emocional” que leva à doença.

Sem comentário para "Emoções positivas podem causar doença cardíaca"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS