Diminua os Fogachos

0comentário

menopausa-400x532

Você é uma mulher com mais de 40 anos. Você está sentada em sua casa, e de repente você percebe a que a temperatura ambiente aumenta muito. Você se pergunta: “Está muito quente aqui ou é só comigo?”

Fogachos podem ser alvo de piadas sobre a mudança de vida da mulher, mas eles não são motivo de riso para as mulheres que os têm.

Fogachos e outras mudanças na perimenopausa geralmente começam durante os quarenta anos de uma mulher. Perimenopausa é o período que antecede a menopausa. A menopausa ocorre um ano depois de seu último período menstrual.

Sinais da perimenopausa

Os sinais da perimenopausa são:
-Ondas de calor, suores noturnos
-Insônia, fadiga
-Alterações do ciclo menstrual
-Mudanças de humor, esquecimento
-Secura vaginal, menos interesse por sexo
-Dores de cabeça
-Problemas urinários
Ondas de calor e períodos menstruais irregulares são sinais comuns de perimenopausa. Esses períodos podem durar mais ou menos, ou ainda podem ocorrer juntos ou separados. Converse com seu médico se os seus períodos menstruais tornaram-se irregulares, com maior fluxo, ou mais frequentemente.

O que é uma onda de calor?

Fogachos são geralmente causados por flutuação dos níveis hormonais. Seu rosto e pescoço pode tornar-se quentes e vermelhos, e manchas podem aparecer em seu peito, costas e braços. Suar é muito comum.

Fogachos também podem estar relacionados a outros sinais de perimenopausa. Se você tem fogachos durante a noite, você pode não estar tendo uma boa noite de sono, o que pode levar a cansaço e irritação.

As ondas de calor podem durar alguns momentos ou até 30 minutos. A maioria das mulheres tem esses sintomas durante 3 a 5 anos antes de diminuírem. E, embora algumas mulheres nunca tenham uma onda de calor ou têm apenas alguns desses sintomas, outras podem tê-los após os 70 anos. Uma mulher é diferente da outra.

Tratamento hormonal

Se você tem ondas de calor que atrapalham suas atividades diárias, você não tem apenas que sorrir e aguentar. Há muitas opções, incluindo a terapia hormonal (TH). No entanto, esta terapia não é para qualquer mulher. Um programa de pesquisa mostrou que a terapia hormonal prolongada aumenta o risco de doenças cardiovasculares, formação de coágulos sanguíneos e câncer de mama. O FDA aprova a terapia hormonal (apenas estrogênio ou estrogênio mais progestina) apenas para o alívio dos sintomas da menopausa na menor dose eficaz durante o menor período de tempo.

O estudo WHI mostrou algum benefício em termos de resistência óssea e menos fraturas. No entanto, a terapia hormonal geralmente não é considerada uma boa escolha para o tratamento da osteoporose.

Lembre-se de rever o seu tratamento hormonal com o seu médico pelo menos a cada 6 meses após iniciá-lo.

Maneiras para manter a calma

Aqui estão algumas dicas para lidar com os sintomas da menopausa:

-Exercício. Exercícios aeróbicos e de levantamento de peso são um ótimo remédio para muitas queixas da menopausa, incluindo irritabilidade e distúrbios do sono. O exercício também pode reduzir o risco de diabetes, doença cardíaca, osteoporose e ganho de peso. Consulte sempre o seu médico antes de começar.

-Evite gatilhos. Para algumas mulheres, as ondas de calor são desencadeadas por stress, cafeína, álcool, alimentos condimentados, ou beber ou comer algo muito quente, como sopa.

-Reduza o stress. Respiração profunda, respiração abdominal lenta, meditação, yoga, massagem ou um banho demorado. Alguns pesquisadores descobriram que a respiração profunda e lenta pode reduzir pela metade os efeitos das ondas de calor, provavelmente por acalmar o sistema nervoso central.

-Não fique superaquecida. Vista-se “em camadas” para que você possa removê-las ao primeiro sinal de uma onda de calor.

-Beba um copo de água fria ou suco no início de uma onda de calor.

-Use tecidos de algodão, lingerie e roupas que permitam a sua pele “respirar”.

-Converse com seu médico sobre outros tratamentos que possam ajudar.

Tratamento farmacológico para os sintomas da menopausa

Estrogênio vaginal
Para aliviar a secura vaginal, os estrogênios podem ser administrados diretamente na vagina com um comprimido vaginal, um anel ou um creme.
Este tratamento libera apenas uma pequena quantidade de estrogênio que é absorvida pelo tecido vaginal.
Pode ajudar a aliviar a secura, desconforto durante a relação sexual e alguns sintomas urinários.

Baixas doses de antidepressivos
Alguns medicamentos antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) podem diminuir as ondas de calor da menopausa. Um antidepressivo de baixa dose para gerenciar as ondas de calor pode ser útil para mulheres que não podem tomar estrogênio por motivos de saúde ou para as mulheres que precisam de um antidepressivo para um distúrbio de humor.

Gabapentina
Gabapentina é um medicamento aprovado para o tratamento de convulsões, mas foi demonstrado que pode ajudar a reduzir as ondas de calor. Este medicamento é útil em mulheres que não podem usar o tratamento de estrogênio e aqueles que sofrem de enxaqueca.

Tratamento de reposição hormonal

Terapia de reposição hormonal, na verdade, reduz os sintomas da menopausa e pode ser adequada para uso a curto prazo em mulheres com sintomas de moderados a graves.
O 10% das mulheres tem sintomas graves que duram 10 anos ou mais, neste caso o médico pode aconselhar a continuar fazendo o tratamento de reposição hormonal a longo prazo.
É importante fazer um check-up uma vez por ano para avaliar os riscos específicos e os benefícios que possam surgir como resultado do tratamento.

Riscos para a saúde a longo prazo associados com a menopausa
Uma diminuição de hormônios femininos após a menopausa pode levar a:
Afinamento dos ossos (osteoporose) e aumento do risco de fratura
Um aumentado risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca, hipertensão e derrame.

Remédios naturais contra os sintomas da menopausa

Algumas mulheres podem desfrutar as terapias naturais, mas é importante lembrar que ervas ‘naturais’ e medicamentos fitoterápicos podem ter efeitos colaterais desagradáveis em algumas mulheres, como os medicamentos que devem ser prescritos pelo seu médico.
Um naturoterapeuta pode dar conselhos e diretrizes para haver uma menopausa feliz.

Por exemplo, para as ondas de calor recomendamos as raízes de gengibre, as flores de açafrão e uma alimentação que contém quantidades adequadas de zinco.

Os remédios naturais, muitas vezes, podem ser tomados com a terapia hormonal prescrita pelo seu médico.
É importante que seu médico e naturoterapeuta saibam exatamente o que se toma, consultar seu médico antes de iniciar quaisquer tratamentos com ervas ou suplementos. Algumas terapias naturais podem afetar ou interagir com outros medicamentos.

Fitoestrógenos podem ajudar?

Fitoestrogênios são substâncias de estrogênio, como encontradas em alguns grãos, vegetais, legumes (incluindo a soja) e ervas.
Eles podem funcionar no corpo como uma pequena quantidade de estrogênio.
Pesquisadores estão tentando descobrir se os fitoestrogênios aliviam alguns sintomas da menopausa e podem causar perigos.
Existem 3 classes de fitoestrogênios:

Isoflavonas de soja
Lignanas (linhaça)
Fitoalexinas.

Como funcionam os fitoestrogênios?

Os fitoestrógenos agem da mesma maneira dos hormônios, ou seja se ligam aos receptores de estrógeno que estão localizados fora das células. Isto dará a célula um sinal de começar algumas actividades.

Quais são os efeitos dos fitoestrogênios?

Efeitos favoráveis em mulheres na pós-menopausa podem ser vistos estudando mulheres asiáticas, na verdade elas têm menos ondas de calor porque elas se alimentam com leite de soja que pode reduzir o colesterol e a incidência de câncer de mama.

FONTES:

– Consenso Brasileiro Multidisciplinar de Assistência à Saúde da Mulher Climatérica. Menopausa – Diagnóstico e Tratamento, 2004.
– North American Menopause Society. The changing body.
– U.S. Food and Drug Administration. Estrogen and estrogen with progestin therapies for postmenopausal women.
– National Institute on Aging. Menopause.

Sem comentário para "Diminua os Fogachos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS