Ganhando tempo

7comentários

O silêncio foi a forma encontrada por clubes e pela Federação Maranhense de Futebol para que, de fato, o Campeonato Maranhense com 12 clubes possa de fato vir a acontecer. Ninguém quer falar mais nada. Ninguém quer dar a cara a tapa.  E como sempre acontece nas “viradas de mesa” a melhor estratégia para enfrentar os críticos é o silêncio. Calados, eles ganham tempo e o grito do torcedor perde a força.

Mas qual é o problema mesmo no futebol Maranhense? É o Moto na 1ª divisão? É o Campeonato Maranhense com 12 equipes? Falta de talentos? Ausência de público nos estádios? É o futebol ao vivo na TV? Qual é a grande discussão.

Não resta a menor dúvida que tudo isso é muito importante e deve ser discutido por todos nós imediatamente. Mas não numa dessas reuniões intermináveis em auditórios onde todos os segmentos envolvidos no futebol “juram” mudar de postura em busca de novos dias.

Existem vários culpados, inclusive nós que fazemos a imprensa, mas há um sentimento maior: a mudança no futebol do Maranhão passa pela Federação Maranhense de Futebol. É lá onde nasce tudo. Tudo de ruim que há em nosso futebol.

Se fosse entrar em detalhe nas coisas erradas que existem lá dentro iria perder um tempo bastante precisoso. O último exemplo é esta vergonhosa “virada de mesa” – a segunda em menos de um ano.

Essa nova “virada de mesa” é a mais clara demonstração que o escândalo do ano passado não serviu para nada. Foi como se nada tivesse acontecido. Será que eles não sentiram vergonha ao ver o nosso futebol repercutir negativamente no mundo inteiro? Bom, pelo visto não. É por isso que agora estão decidindo repetir a dose.

7 comentários para "Ganhando tempo"


  1. Manoel Sales

    Zeca

    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo seu excelente texto, a situação do nosso futebol é de fazer vergonha pra todos nos, como pode um time que a poucos dias foi banido do futebol agora está de volta a primeira divisão? como pode um time cair pra segunda divisão e no mesmo ano esta de volta a primeira? so mesmo a FMF pra conseguir isso.

    É por isso que nossos estadios estão sempre vazio, o torcedor não confia nos administradores do nosso futebol, o pior de tudo e que os presidentes dos clubes aceitam tudo e depois ficam reclamando, o presidente do Imperatriz por exemplo, se quer participa das reuniões, e pior, manda o presidente do clube adversario representa-lo, quando na verdade ele é que deveria esta defedendos os interesses do Imperatriz,

    A participação do moto na primeira divisão é de fazer vergonha pra qualquer torcedor, mas a tabela então chega a ser ridicula, é inacreditavel como esses caras conseguem ser pior a cada ano na elaboração de uma competição, se vc pegar o regulamento de qualquer campeonato de bairro e muito mais organizado que o campeonato maranhense, esse regulamento tão ridiculo so pode ser a falta de votande de fazer somado com a falta de capacidade para fazer.

    Precisamos de renovação no futebol maranhense urgente, quem tiver que ganhar que seja no campo, não podemos aceitar casos como que fizeram como o bacabal em 2006 que foi colocado na primeira divisãoa pela janela, não podemos aceitar que façam de novo assim como fizeram como o imperatriz em 2005 quando tentaram tomar o titulo estadual e em 2007, quando tentaram tomar a força a vaga da copa do brasil pra colocar o bacabal, e o marilia, aliás como vc mesmo disse, é melhor não perder tempo falando das irregularidades da fmf,

    Zeca, so pra finalizar, gostaria de ressaltar que a falta de credibilidade dessa “federação” e tão grande que na decisão no primeiro turno da taçã união entre Jv x Sampaio, não tinha se quer um representante da FMF, ah, ja ia esquecendo do Sr. Geografia, esse sim deveria ser banido do futebol, como pode um diretor da federação assistir uma final de campeonato vestido na camisa de um dos times participantes???, so mesmo no maranhão!!! por falar nisso, bem que a federação maranhense de futebol, atraves do competente presidente Alberto Ferreira, deveria criar vergonha e pagar os 20.000,00 que deve ao Marilia referente ao premio pela conquista do campeonato maranhense sub-18 do ano passado.

    Esse é o futebol maranhense.

    Abraços

  2. Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Zeca, vou comprar 15 vidors e óleo de peroba e dar de presente para os dirigentes dos clubes e da Federação Maranhense de Futebol. Eu nunca vi tanta cara de pau juntas.

    Jorge Viveiros.

  3. Carloto Júnior

    PARABÉNS PELO TEXTO…..
    TEM UMA FRASE ASSIM: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA…. QUEM SABE DE TANTO A ÁGUA (IMPRENSA) BATER, UM DIA CONSIGAMOS FURAR ESSA PEDRA (DESORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL DO MARANHÃO).

    FICA AQUI MAIS UA PERGUNTA: NA 2ª DIVISÃO DESTE ANO – 2010 – QUEM SÃO AS DUAS EQUIPES QUE CAÍRAM DA 1ª DIVISÃO DO ANO PASSADO QUE TERIAM QUE DISPUTAR A 2ª DIVISÃO DESTE ANO???
    PELO VISTO NÃO VAI TER, JÁ QUE O MOTO, QUE FOI UMA DAS DUAS EQUIPES QUE CAIU, PARTICIPOU DA 2ª DIVISÃO DO MESMO ANO QUE CAIU, OU SEJA, EM 2009. ( A OUTRA EQUIPE QUE CAIU FOI O ITINGA, QUE SEQUER TEVE CONDIÇÕES DE PARTICIPAR DA 2ª DIVISÃO).

    SE OS DIRIGENTES DA FMF E DOS CLUBES FOSSEM SÉRIOS, ESSA IDÉIA DO CAMPEONATO DESTE ANO, NÃO SERIA NEM DISCUTIDO. ESTÃO PERDENDO UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE DEMONSTRAREM QUE QUEREM UM FUTEBOL SÉRIO, ORGANIZADO, COM CREDIBILIDADE. OU SEJA, ESTÃO PERDENDO A OPORTUNIDADE DE PASSAR O FUTEBOL DO MARANHÃO A LIMPO.

    O CORRETO E DECENTE, SERIA TERMOS UM ESTADUAL COM APENAS 8 EQUIPES ESTE ANO, JÁ QUE A 2ª DIVISÃO DE 2009 FOI IRREGULAR COM A PARTICIPAÇÃO DO MOTO, OU SEJA, É COMO SE NÃO TIVESSE EXISTIDO. SENDO ASSIM, NINGUÉM SUBIU E PORTANTO NAO TEM O DIREITO DE ENTRAR NA JUSTIÇA EXIGINDO A PARTICIPAÇÃO NO ESTADUAL DESTE ANO.
    TERÍAMOS UM CAMPEONATO COM 8 EQUIPES, TODOS JOGANDO ENTRE SÍ, IDA (1º TURNO) E VOLTA (2º TURNO) E AS 4 PRIMEIRAS EQUIPES, ESTARIAM CLASSIFICADAS PARA AS SEMIFINAIS E DEPOIS OS 2 MELHORES FARIAM A FINAL. CAIRIAM PARA A 2ª DIVISÃO DE 2011 AS 2 ÚLTIMAS COLOCADAS E SUBIRIAM AS 4 PRIMEIRAS COLOCADAS DA 2ª DIVISÃO DESTE ANO….SIMPLES ASSIM, SE TIVESSEMOS DIRIGENTES SÉRIOS, CLARO.

    ZECA: CHEGOU AQUI EM IMPERATRIZ, A NOTÍCIA QUE QUE A SUPOSTA EMPRESA(S) QUE ESTARIA DISPOSTA A PATROCINAR O ESTADUAL, TERIA EXIGIDO A PARTICIPAÇÃO DO MOTO NA 1ª DIVISÃO….OLHA, ISSO É SIMPLESMENTE, SUBSTIMAR A NOSSA INTELIGÊNCIA…QUE EMPRESA SÉRIA PODERIA PROPOR UM ABSURDO DESSE?? MAS SUPONDO QUE ISSO SEJA VERDADE, PQ ENTÃO ESSA EMPRESA NÃO PATROCINA A 2ª DIVISÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DO MOTO LÁ, JÁ QUE LEGALMENTE, ELE NÃO “DEVEVERIA” PARTCIPAR DA 1ª DIVISÃO DESTE ANO??

    ESSA SUPOSTA EXIGÊNCIA DESSA SUPOSTA EMPRESA, SERIA O MESMO QUE A GLOBO, CHEGASSE NA CBF E EXIGISSE A PARTICIPAÇÃO DO PALMEIRAS, BOTAFOGO, CORINTHIANS, VASCO OU OUTRA EQUIPE GRANDE QUE TIVESSE CAÍDO PARA A 2ª DIVISÃO, QUE SÓ PATROCINARIA A 1ª DIVISÃO, SE ESSA EQUIPE PARTICIPASSE DELA…IMAGINE ONDE ÍRIAMOS PARAR COM O FUTEBOL..

    E PRA FINALIZAR ZECA, NA FORMA DE DISPUTA DO ESTADUAL DESTE ANO QUE CLUBES E FMF APRESENTARAM, DIZ QUE CAEM 4 EQUIPES PARA A 2ª DIVISÃO…AGORA PENSE COMIGO: SE ELES NÃO FORAM CAPAZES DE FAZERAM AS 2 EQUIPES QUE CAIRAM NO ANO PASSADO, MOTO E IAPE, DISPUTAREM A 2ª DIVISÃO DE 2010, COMO ESTÁ DETERMINADO NO REGYLAMENTO DE 2009, COMO VÃO QUERER QUE ACREDITEMOS QUE ESTE ANO VÃO CAIR 4 EQUPES???

    ABRAÇOS ZECA!

    CARLOTO JÚNIOR
    IMPERATRIZ
    (99) 8144-1540

  4. Uberlandes Alves

    Meu povo e minha pova,como diria u omen.
    Tá feio para a federação tentar esconder este tenebroso escândalo,mesmo ficando em silêncio o escândalo ecoa e grita bem alto.Olha Sr. Zeca,Eu sei que é muito difícel combater estas mazelas que vem da federação Maranhense.A gente pensa que perdoando um escãndalo desta federaçao medíocre acha que vai dar um novo rumo para o nosso futebol.Só que tem um porém aí,com certeza hoje ou amanhã surgirá um novo escãndalo bem pior.
    Vejam só,é como morresse um rato na sua casa e você empurrasse para debaixo do tapete,o que aconteceria? Evidente que o mau cheiro iria exalar por toda a casa e você não suportaria tal cheiro.
    A federação a todo momento tá escondendo sujeira debaixo do tapete,achando que isto vai corrigir erros do futebol Maranhense.Além de não corrigir,vai dando credibilidade para a bandalheira e para o não cumprimento de normas ,estatutos e leís do futebol.Amanhã o Sampaio,ou Maranhão cai para a segunda divisão e se acha no direito de pedi para estes imcompetente o direito de não cair também.

  5. Fred_Boliviano

    você disse tudo!!!!

  6. FRANCISCO GAGLIANONE

    É VERDADE ZECA…BEM OBSERVADO, ALGUNS DIRIGENTES DE CLUBES QUE TODO DIA APARECIAM DANDO ENTREVISTAS EM PROGRAMAS ESPORTIVOS PELA MANHÃ, A TARDE E A NOITE, FALANDO GROSSO..FALANDO BONITO, FALANDO EM SERIEDADE, TRANSPARÊNCIA, MAS DEPOIS DESSE DISSE ME DISSE, ONDE FICOU O DITO PELO NÃO DITO, ACHO QUE TMARAM DORIL E SUMIRAM, DESAPARECERAM E ESTÃO QUIETINHOS NO MAIS SEPULCRAL SILÊNCIO. DEIXA QUE DAQUI A POUCO ELES REAPARECEREM E VÃO CONTINUAR COM O FEBEAFUMA – FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLA O FUTEBOL MARANHENSE, PARODIANDO O IMORTAL STANISLAW PONTE PRETA QUE CRIOU O FEBEAPA.

  7. Alexandre

    Parabéns pelo texto. O que podemos fazer? O que deve ser feito?
    Abraço,
    Alexandre

    RESPOSTA: ALEXANDRE EU TAMBÉM NÃO SEI. ESTOU PENSANDO MUITO NO ASSUNTO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: