Olympic Day difunde os ideais olímpicos no Maranhão

1comentário

As atividades do “Olympic Day” já estão sendo realizadas em São Luís. O evento, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), teve início nests terça-feira (14), no Auditório Expedito Bacelar, no Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma), no Renascença II. “O Olympic Day é uma forma de disseminar o espírito olímpico, que também vai fortalecer as bases do esporte maranhense”, declarou o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.

Segundo o secretário, o esporte é um fator importante para o lazer, saúde, segurança pública, além de superação. “O Maranhão tenta participar, mesmo que indiretamente, de dois momentos esportivos importantes em que vive o Brasil, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, ressaltou Joaquim Haickel.

O “Olympic Day” será desenvolvido desta terça-feira (14) até quinta-feira (16), em São Luís, tendo como proposta difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, além de solidificar seus ideais norteadores: esporte, cultura e educação.

De acordo com Nira Lima, do Departamento Cultural do COB, nessa primeira ação no estado, a modalidade handebol será trabalhada com a realização de mini-curso com teoria e prática sobre Movimento Olímpico e Olimpismo, com o professor Sérgio Graciano, da Confederação Brasileira de Handebol. Na oportunidade, será realizado um seminário de esporte escolar e de base da modalidade de Handebol destinado a professores da Educação e Educação Física.

O “Olympic Day” também vai abrir espaço para a realização de um teatro de bonecos para estudantes da rede de ensino na faixa etária de 9 a 11 anos. “Vamos incentivar a prática esportiva usando um texto muito simples, que fala de valores olímpicos agregados a essa parte esportiva, como a amizade e o respeito”, explicou Nira.

Para o professor de Handebol, Eduardo Telles, que trabalha a modalidade em duas escolas públicas estaduais, o evento é fundamental para os profissionais que trabalham com o desporto escolar. “O esporte escolar tem melhorado muito e qualquer evento que incentivar a melhoria da prática esportiva na escola é fundamental para crianças e, principalmente, os técnicos e professores de educação física, que precisam sair da sala de aula e partir para a prática”, destacou.

As atividades do Olympic Day serão encerradas com a realização de uma clínica com o atleta olímpico, Robson Caetano, para alunos da rede estadual de ensino. Embaixador do esporte no país, Robson Caetano visitará escolas da rede pública e os jovens beneficiados pelos projetos “Esporte sem Drogas” e “Jovens Construindo Cidadania” da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para a realização de uma clínica e palestras.

As informações são da Secom (Fotos/Handson Chagas)

1 comentário para "Olympic Day difunde os ideais olímpicos no Maranhão"


  1. Antonio

    Zeca, o Secretário JH tá tentando fazer alguma coisa, isso é fato. O governo tem que acreditar no esporte do Maranhão e dar os incentivos necessários dessa vez, já que ele esta mostrando disposição para ajudar agente.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: