Vândalos ou torcedores?

39comentários

Um verdadeiro crime que “torcedores” ou melhor “vândalos” praticaram na semana passada quando da reabertura do Estádio Castelão.

Esperamos tantos anos para ver o Castelão recuperado e a sensação que tenho agora é que não valeu à pena. As imagens que constam no relatório da construtora Lotil chegam a provocar indignação. Sei que não podemos generalizar, mas chega a dar nojo a postura desses vândalos. Será que essas pessoas merecem realmente que o poder público faça as coisas como elas devem ser feitas? Será que esse tipo de gente merece realmente o que é bom?

Vejam só… Os vândalos queimaram simplesmente 300 cadeiras amarelas e destruíram parte dos banheiros. Até forro de PVC foram arrancados. Quebraram vidraças e portas, sanitários, roubaram centenas de lâmpadas, enfim…

As imagens do relatório foram repassados hoje ao secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel. “Estou profundamente decepcionado. Bastou apenas um jogo para que os vândalos agissem queimando cadeiras e destruíndo banheiros no Castelão. Muito lamentável isso. É preciso que o torcedor ajude a preservar o Castelão. Não podemos aceitar que isso se repita. Vamos discutir algumas medidas que serão adotadas urgentemente para que isso não venha a se repetir”, afirmou.

Espero que a Sedel e a Sinfra encaminhem à polícia as imagens do circuito de TV para tentar identificar os torcedores que destruíram o patrimônio público. E que eles venham a ser identificados e presos, e que paguem caro pelo crime que cometeram.

Lamentável!

39 comentários para "Vândalos ou torcedores?"


  1. CESAR FMF

    NEM VÂNDALOS E, NEM TORCEDORES; APENAS BANDIDOS

  2. Perroquet jaune

    Zeca Soares, ATENÇÃO!
    O melhor seria escrever: “Torcedores ou Vândalos?”
    Veja bem, parte-se do princípio que no estádio deveria haver tão somente torcedor. O Vândalo seria exceção. É o mesmo raciocínio para a lógica dedutiva com Tese, antítese e síntese. O estádio é lugar de torcedores; no estádio também há vândalos; logo, nem todos no estádio são torcedores.
    A dúvida deve ser posta em segundo plano depois de afirmado que deveria haver torcedores. Portanto: São torcedores ou não? São tricolores ou não? São maranhenses ou não?
    Como podemos observar há uma negação: Não, nem todos são torcedores, ou em meio aos torcedores há, também, vândalos.
    Em primeiro lugar sempre se foca o princípio, a tese. Negada, haverá uma conclusão: Há vândalos…
    Assim: TORCEDORES OU VÂNDALOS?

  3. Jeffersson

    Zeca, o Governo do Estado divulgou que estaria usando modernos equipamentos no estadio no “padrão FIFA”. Vandalismo existe em todos os Hemisferios, por isso existem equipamento “anti- vandalismo para ser usados em areas publicas e foi isso que foi anunciado pelo governo do Estado. Pelo visto ficou só na conversa para “maranhense ver”.

  4. Washington

    Ou colocam segurança para dia de programações esportivas, fazer campanha para que o próprio povo denuncie esses vândalos a não ser que a polícia colocam esses criminosos na cadeia para dá o exemplo que pra mim é mais viável. Que isso! Barbaridade! Destruir Patrimonio Público é crime…

  5. Luiz Carvalho Junior

    Infelizmente o fato da partida ter sido de graça atraiu um público de nivel, digamos, menor… a realidade é essa…

  6. Perroquet jaune

    Luciano,
    Você sequer tem vindo aqui e quando vem faz um comentário que destoa da verdade. Ora, quem vai aos estádios sabe bem que tanto no Sampaio quanto no Moto há vândalos. Teu time, o Moto, tem torcedores que acabam sempre por brigar entre si. Quem diz isso não sou eu. A própria imprensa registrou várias vezes o destempero de torcedores rubro-negros brigando sem causa no Nhozinho Santos. Acho que você precisa rever este tipo de comentário porque não tendo o que fazer procura agredir a todo custo a torcida don Sampaio que, assim como a do Moto, tem muita gente educada também. Não tens muito o que fazer? Compareça hoje lá na Faculdade São Luís e compre o livro do teu time. É bom rever a história, talvez lá encontre coisa melhor. Mas lembre-se: Alexandre, o grande, também está registrado. Mas já morreu, e não voltará mais!

  7. luciano

    Isso ai é a torcidinha do sampaio , como sempre fazendo papelão
    bando de vagabundos
    ! A nossa Rubro Negra nao faz isso !
    So analfabeto tricolor , !

  8. Cupertino

    Esses filhos da P… são os mesmo que criticam Castelo por meter o pau naqueles vagabunndos da carteira de estudante, que destruiram a cidade, esses caras deveriam era entrar na porrada pra criarem vergonha na cara. mas, cadê as câmeras de segurança que deveriam está instaladas no castelão.

  9. Torcedor olho vivo

    Joaquim tu tem muita coragem!!!
    Quem és tu pra dizer alguma coisa em relação a futebol
    vc não entende é de nada… Até os seus poeminhas são fajutos!
    Vc como administrador é um medíocre incompetente.
    Não estou aqui protegendo ninguém, principalmente os vândalos
    agora que está mal feito as suas obrinhas isso está na cara!
    Os banheiros não existe, vi muita gente imprensada para querer ir aos banheiros e não conseguia, vi muitos vasos entupidos e sem condição de uso, pois não funcionava, lambadas queimadas e pior os banheiros alagados…
    Caramba muito calor… E bote calor!!!
    Do lado de fora não vou nem me estressar aqui… Francamente!!!

  10. hailton cruz sa-sao luis-vila palmeira

    essas pessoas que agem assim,nem sei se podem ser chamadas de pessoas parece ser verdadeiros animais, tem que ser colocado umas cameras filmando tanto nas arquibancadas como na parte interna do estadio e pegar esse marginais ,vandalos e desocupados e darem um surra pra esses bandidos aprenderem preservar o que é NOSSO!

  11. Perroquet jaune

    Pelo que pudemos observar a Lotil não trabalhou com qualidade. Cheguei bem cedo ao estádio (2 horas antes do jogo) e pude constatar no setor 1 o que muitos estão dizendo aqui – água no chão do banheiro, sujeira. Não sei como estavam os outros setores, mas acredito que havia muita coisa a ser feita ainda. Embora essa seja a parte que cabe a Lotil, nada justifica o comportamento criminoso de algumas pessoas. Há torcedores sim que se comportam como Vândalos. Eu mesmo conheço um que faz parte (ou se junta) à torcida organizada Tubarões da Fiel (composta em sua maioria por gente boa) e faz esse tipo de coisa. Quando o Sampaio deixou a série C em Codó, esse indivíduo estava lá. Gostava de tirar sarro com a cara de todo mundo e me confideciaram que teria sido ele que invadira o campo em um jogo pela série C no ano anterior e isso prejudicou o Sampaio tendo sido punido com três jogos. É o tipo de gente baixa e desprezível. Admito ser isso uma verdade que incomoda muita gente porque eu tenho visto, embora não o quisesse que, em meio aos bons torcedores do tricolor, há sim um grupo de desordeiros. Se a polícia quisesse bastava fazer uma investigação e facilmente acharia esse tipo de marginal.

  12. Paulo da Cohama

    Vandalismo existe em todos os lugares do planeta, na Europa, Estados Unidos, porém cabe ao poder público o ato de fiscalizar e punir aqueles que danificam o patrimônio público, agora senhores gestores não me venham com essa de prejudicar o torcedor que é civilizado.

  13. Perroquet jaune

    Para começar protesto contra essa pessoa que “Roubou” meu nick, intitulando-se Peroquet. Escreveu errado pois escreve-se com dois r e não um. Ademais, fico na dúvidada se tal pessoa sabe o que significa a palavra. Pois bem, deixando isso de lado, a mim não causa nenhum espanto tais atitudes, haja vista a falta de educação de parte da população. Entretanto, há algo a ser acrescentado: O momento político e a reconstrução do estádio por parte do governo Roseana. É sabido que há pessoas denominadas “balaios” que vivem aprontando e necessário é investigar se não há qualquer coisa nesse sentido. Outro aspecto relevante é que o jogo foi aberto a toda população, torcedores e não torcedores de futebol, tricolores e não tricolores. Portanto, fica difícil chegar-se a alguma conclusão. Em muitos países os banheiros são monitorados e, caso haja vandalismo, passa-se a informação via rádio e na saída do recinto a pessoa é abordada e encaminhada às autoridades.

  14. Peroquet

    VANDALISMO PURU!!! MARGINAL QUE SE APROVEITARAM DO INGRESSO GRÁTIS E LOTOU O CASTELÃO. TAMBÉM DE GRAÇA, TUDO DE GRAÇA NÃO TEM VALOR!!!

    O QUE TINHA DE MARGINAL, GENTE INVEJOSA POLITICAMENTE ALÍ NO CASTELÃO NÃI TAVA ESCRITO.

  15. fernando 81

    MOSTREM AS FOTOS DA PARTE DO ESTÁDIO QUE FICOU INACABADA!!!!
    MOSTREM AS FOTOS DO BENHEIROS ALAGADOS!!!
    UMA COISA NÃO JUSTIFICA A OUTRA…PORÉM É MAIS FÁCIL INCRIMINAR O POVO FEIO, PRETO E POBRE…DO QUE ASSUMIR SUAS PRÓPRIAS INCOMPETÊNCIAS…
    CANALHAS…CASO DE POLÍCIA É ESSA LOTIL!!!!!

    • Zeca Soares

      NÃO CONCORDO. EXISTEM COISAS QUE PRECISAM SER MELHORADAS SIM, MAS NÃO SE JUSTIFICA O VANDALISMO.

  16. fernando 81

    O Joaquim Heikel em vez de ficar desfilando pelo gramado do Estádio deveria ter ido lá no meiozão da galera, para ver como a torcida estava acomodada de verdade e os problemas que surgiram nos banheiros…NÃO TINHA NINGUÉM LÁ, SÓ TORCEDORES…
    Fazer vistoria INÚTIL em estádio vazio, para atrair olofotes é fácil…DIFÍCIL É SER DO POVO, SECRETÁRIO JOAQUIM HEIKEL….DIFÍCIL É SER HUMILHADO PARA CONSEGUIR INGRESSO…
    ENQUANTO OS RICOS ASSISTEM SHOWS NA PRIMEIRA FILA DE HOTZONE, O POVO E PISOTEADO LÁ ATRÁS, ENQUANTO OS BARÕES E POLÍTCOS RECEBEM INGRESSO NO CONFORTO DE SUA CASAS E GABINETES…O POVO DENOMINADO VANDALO POR joaquim heikel….é humilhado antes, durante e depois do jogo…
    O POVO NÃO BURRO JOAQUIM HEIKEL!!

    • Zeca Soares

      UMA COISA É VANDALISMO, A OUTRA SÃO AS CRÍTICAS QUE SE PODE FAZER PARA UMA OBRA QUE AINDA TEM COISA A SER FEITA. E PARTICULARMENTE COMO FUI MUITAS VEZES AO CASTELÃO JÁ MOSTREI QUE TEM COISAS QUE SÃO PEQUENAS E PRECISAM SER CONCLUÍDAS, MAS NÃO VAMOS DESVALORIZAR O TRABALHO QUE FOI FEITO PORQUE ALÍ TEM MUITO DINHEIRO PÚBLICO APLICADO.

      • Torcedor Maranhense

        engraçado, o castelão todo inacabado e não vejo tantas críticas, igual a via expressa também inacabada, já no aeroporto tavam reparando até em pequenos pedaços de piso quebrado, porque o mesmo problema e tratamentos diferentes? ha tá o aeroporto não é obra do governo do estado. pelo visto o Maranhão é a terra das obras inacabadas.

  17. fernando 81

    Agora a Lotil traz um relatório desvioando o FOCO sobre a obra INACABADA, MAL FINALIZADA E MAL FEITA….coloca culpa na torcida de 40 mil pessoas…e não assume suas responsabilidades…
    porqu e lotil não explica o fato da água não correr para o ralo no banheiro do setor 4, dos sensores de “descarga não funcionarem”, do estádio está com as cadeiras imundas; de não ter espaço suficente entre uma cadeira e outra para o torcedor pular e gritar, de ter cadeiras fixadas em cima das entradas/saidas, dificultando o escuamento, da parte externa continar depredada…
    ZECA você compra a briga da LOTIL, no entanto, pelo menos nesta história o que a empresa contratada pelo GOVERNO falou voce acatou…o que os trocedores falaram semana passada, você ignorou e não levou a frente…
    …DOMINGO VOU LEVAR MÁQUINAS PARA TIRAR FOTO DA OBRA INCABADA, ESPERO QUE A LOTIL CORRIGA O QUE DEIXOU MAL FEITO E INACABADO, RELATÓRIO POR RELATÓRIO zeca, eu prefiro a voz do POVO!!!

    • Zeca Soares

      UMA COISA É VANDALISMO. NINGUÉM PODE ACEITAR O QUE ACONTECEU NO CASTELÃO. A OUTRA SÃO AS CRÍTICAS QUE SE PODE FAZER PARA UMA OBRA QUE AINDA TEM COISA A SER FEITA. E PARTICULARMENTE COMO FUI MUITAS VEZES AO CASTELÃO JÁ MOSTREI QUE TEM COISAS QUE SÃO PEQUENAS E PRECISAM SER CONCLUÍDAS, MAS NÃO VAMOS DESVALORIZAR O TRABALHO QUE FOI FEITO PORQUE ALÍ TEM MUITO DINHEIRO PÚBLICO APLICADO.

  18. Luciano

    Cadeia nesses caras é só mostrar as imagens gravadas no dia da reinauguração.

  19. Joaquim Haickel

    Zeca,
    Fico estarrecido com o que aconteceu e muito mais ainda com o fato de que depois do que aconteceu, depois de verem as fotos que comprovam o vandalismo e a barbárie, ainda haja gente, como o Ícaro e o Marcelo que digam que o problema aconteceu porque as cadeiras estavam sujas ou porque não tinha ar condicionado nos vestiários. Isso é um absurdo tão grande quanto terem queimado as cadeiras, arrancado mictórios e portas, quebrado acionadores eletrônicos dos sanitários, janelas e lâmpadas, desmontado forros de PVC…
    Dizer que o que deu causa ao vandalismo foi a má qualidade da obra ou porque as cadeiras estavam mal fixadas ou sujas é demonstração que existe gente que concorda com quem depredou o Castelão, que é hoje o maior símbolo da nossa vontade e intenção de fazer os times e o futebol de nosso estado ser reconhecido e respeitado em todo o Brasil.
    Os vândalos do jogo Sampaio e Vilhena e aqueles que acham que eles agiram corretamente, juntamente com a desorganização que vinha acontecendo na federação, a incompetência por partes dos dirigentes dos times e a falta de interesse dos governos, são os motivos pelos quais nosso futebol está aonde e como está.
    Vamos consertar os estragos para que a casa esteja recomposta no jogo de domingo entre Sampaio e Mixto, quando tenho certeza passaremos para série C do campeonato brasileiro e espero que não ocorra mais esse tipo de coisa, que só confirma a tese de algumas pessoas que apregoam que o futebol e o torcedor maranhense não merecem o belíssimo estádio que tem.

    • PEDRO boliviano

      Por que o senhor não manda instalar câmeras de monitoramento na área dos banheiros, bares e área extena, onde esses marginais se reunem para bebere e entrarem mal intencionados? Ora, foi investido tanto dinheiro, um pouco a mais não comprometerá tanto assim o Estado.
      Já imaginou se o sampaio não conseguir um bom resultado domingo? vão quebrar tudo e dizer que a culpa é do Estado por não apoiar o time.
      Precisa que alguns sejam presos e expostos ao público, para que esse tipo de barbárie acabe.

    • fernando 81

      O Sr. dizer que o povo maranhense não merece o estádio que tem demonstra bem o sentimento que você tem sobre o futebol e sobre o povo.
      O Sr. que nada fez para o Futebol maranhense enquanto Secretário de Esporte, tem moral de que para falar do povo, do torcedor que tá todo dias no estádio apoiando seu time, falido, mas sua paixão.
      O Sr. acha que o povo não merece, então fecha o estádio, deixa ele exclusivamente para fazer os shows de sua trupe MARAFOLIA, para que castelão mesmo? para futebol? voc~e não sabe o que isso Secretário!!!
      No espisódio dos ingressos que sumiram o Sr. se calou, não aguentou críticas mínimas feitas pelo Zeca outro dia, o Sr. fala muito, e pouco faz…Os apaixonadas pelo futebol e que acompanham o futebol sabem que disso você não entende, o Sr. pode ser um excelente contista, poeta, orador…MAS DE FUTEBOL O SR. NÃO ENTENDE.
      SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

    • Vândalos e Marginais que só foram ao Estadio pois era de graça!!

      Secretário, você está certo!! só não concordo em generalizar, pois eu sou torcedor caseiro e sonhava com o Castelão. Agora como os ingresso foi de graça tinha muita gente que nunca tinha ido ao campo de futebol e são pessoas de baixo nível que não tem costume de grande eventos.

      Esse FERNANDO 81 que posta aqui é um motense que não aceita a subida do Sampaio, ele critica até o sapato que ele calça, é inconformado com a situação do Moto e atira pra todos os lados. Quera Deus se não foi ele que depenou as cadeiras por inveja e vir aqui no blog do seu Zeca lascar o pau!! só de revoltado. Tem sentido!!!!

      • Zeca Soares

        MAS NÃO HOUVE GENERALIZAÇÃO NÃO. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE FOI AO ESTÁGIO É GENTE DO BEM.

      • fernando 81

        Quer dizer que foi em quem quebrou as cadeiras porque sou motense…kkkkkkkkkkkk…boliviano imbecil…as cadeiras foram QUEIMADAS…com fogos de artificios…no setor 1 (amarelo)…
        ENTÃO ME DIGA QUEM TAVA COM FOGOS DE ARTIFICIOS LÁ? AS ORGANIZADAS DO SAMPAIO NÉ??? MANÉ!!!!
        E voces me deixem de mão, porque eu to torcendo pro Sampanha subir….mas se ficarem frecando minha paciência ….EU VOU LÁ DOMINGO PRA SECAR…E OLHA QUE SECO MESMO!!!!!!rsrsrs

  20. Antonio

    Caso de polícia isso é um absurdo.

  21. Icaro

    N vem agr falar q é culpa dos torcedores. Eu mesmo fui sentar numa cadeira e tava folgada, sujas… Banheiros tudo alagado, sem forro e nem nada. Pode ate ser algumas coisas, mas cadeiras que sairam do lugar isso n foi vandalismo e sim incopetencia da empresa q fez tudo nas pressas pra reinauguração. Isso n foi totalmente vandalismo, pelo menos no quesito cadeiras mau plugadas, ate pq n tem um parafuso fixando as cadeiras. Tao tudo mole mole e extremamente sujas.

  22. Carlos Smith

    Simples Zeca ,é só verificar através dos cirquitos de câmeras e identificar esses baderneiros e puni-los severamente ou será que nem isso tá funcionando(câmeras)?

  23. Jorge

    Isto e canibalismo falta de vergonha deus me livre.

  24. André

    Triste o ocorrido. Infelizmente é difícil imaginar o que passa pela cabeça de uma pessoa que faz esses tipos de coisas. Só com uma punição severa ou educação para que acabe essas atitudes. É fácil reclamar do estado, mas a população não faz sua parte. Por fim, também fico triste ao saber que a obra já foi entregue, visto que no dia do jogo constatei alguns problemas, pelo menos no setor 4: um cano estava vazando água por todos os lados e banheiros sem portas.

  25. PEDRO BOLIVIANO

    Tem que por policiamento nestas áreas e prender por crime de dano ao patrimônio público, sendo bem divulgadas estas prisões quero ver gente ter coragem de repetir tais práticas.
    Dá revolta ver isso, não são pessoas de bem!

  26. Flávio Henrique

    realmente esse tipo de ATITUDE é LAMENTAVEL os orgãos de segurança tem que agir de forma ENÉRGICA para servi de exemplo!!mais Zeca infelizmente esse tipo de ATITUDE não é privilégio do MA!!!uma boa noite e saudações tricolores!!

  27. riba

    por isso que aqui nada vai pra frente bando de vagabudos que vão local publico fazer vandalismo

  28. Ueider Moraes

    Alguns reclamam sempre da inoperância do Governo do Estado em fazer algumas coisas… e quando este o faz, destroem o erário público dessa maneira.

    Então era melhor que ficasse fechado. Se no primeiro jogo já acontece isso, imagine nos próximos…

    É muita irresponsabilidade.

  29. Marcelo

    Espero que quem quebrou a cadeira da tribuna de “honra” também seja punido então.
    “Vestiário da arbitragem não tinha nenhuma mobília (como mesa, cadeira, armarios, chave nas portas), além de sujo e sem ventilação nenhuma, uma verdadeira sauna.”
    Súmula do jogo.

    Será se foi vandalismo ou serviço mal feito?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: