Reforço no tratamento de hemodiálise

0comentário

equipamento1Um moderno equipamento que substitui a função renal em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira. A máquina é específica para hemodiálise contínua em pacientes muito graves e, com apenas um kit, é capaz de realizar reposição renal por até 72 horas. Pacientes que não suportariam uma diálise tradicional, que dura em torno de cinco horas, serão os grandes beneficiados.

O HCM é o primeiro hospital público do Maranhão a contar com este equipamento para hemofiltração, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira (1). O grande diferencial é que os nefrologistas definem os parâmetros da diálise e a equipe da UTI ficará responsável pelo manejo da máquina. “É um equipamento altamente moderno e que vai ajudar a restabelecer os pacientes renais de UTI”, afirma o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do HCM já foram treinados para manusear a máquina de terapia de reposição renal contínua. “Com esse equipamento, a diálise não afeta a estabilidade da pressão arterial do paciente grave, que tem melhor resultado na função renal”, ressalta o nefrologista Carlos Macieira.

A SES vem investindo na assistência a pacientes renais atendidos em sua rede. Dia 18 de abril, o Hospital Estadual de Presidente Dutra começou a oferecer o serviço de hemodiálise para internados em sua UTI. São duas máquinas funcionando 24 horas para atender pacientes graves, assistência pela primeira vez oferecida naquela unidade de saúde.

Sem comentário para "Reforço no tratamento de hemodiálise"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: