Xenofobia pura

99comentários

oab

É grande a repercussão nas redes sociais da postagem do advogado Gustavo Zanelli. Ele defendeu a divisão do país e fez críticas ao Maranhão e ao Nordeste.

Por telefone tentamos contato com o advogado por meio de um telefone disponibilizado na página do Conselho Federal da OAB. A pessoa que atendeu a ligação disse que Gustavo não estava, estava no Maranhão.

Minutos depois, o advogado retornou a ligação para o celular e disse não entender a reação das pessoas. “Fiz uma crítica de conhecimento público sobre a questão do nepotismo e não estou entendendo a reação das pessoas”.

Ao ser perguntado se o perfil no facebook era seu, o advogado confirmou que sim. Ele, no entanto não quis comentar as declarações sobre o Maranhão e o Nordeste. “Me permita desligar a ligação. Eu só vou falar sobre o assunto em juízo”, afirmou.

O advogado disse não estar mais no Maranhão.

 

tela3tela2

tela1tela4

99 comentários para "Xenofobia pura"


  1. Cristina

    Se o Nordeste é tão maravilhoso, por que milhões de Nordestinos migram todos os anos para o Rio e São Paulo, para FAVELIZAR nossas cidades, tirando o emprego de paulistanos e cariocas pobres??? Quando as pessoas falam de nordestinos, falam desses nordestinos, principalmente, que INCLUSIVE cometem abusos sexuais contra crianças aqui, porque quando eu era criança isso só não aconteceu porque, primeiro minha mãe viu e me socorreu e segundo um jornalista chamado Wilson Reynaldo, levou o vagabundo (porteiro do nosso prédio) para dar uma volta na delegacia e conversar com uns amigos dele. Isso foi a 49 anos atrás e nunca mais ouvimos falar.

    Como perguntar não ofende, eu quero saber: “Já existia mesmo uma “cultura” de incesto e pedofilia no Rio e São Paulo ou foi ‘trazida’ para os nossos estados?”

    Não só sou a favor da separação total, como da retirada dos Nordestinos dos nossos Estados, o que significa REFLORESTAR no mínimo 80% dos morros cariocas e paulistanos e praticamente acabar com o tráfico de drogas. Ainda existirá o tráfico, mas será muito mais facil desmantelar se os muitos milhões de nordestinos que estão aqui voltarem para o nordeste, devolvendo as propriedades que (contra lei, sem compra, escritura, imposto de transmissão) eles tomam posse até hoje, todo dia e comerciam e que não lhes pertence. São invasores de terras, tomam emprego dos nativos, fora que os mais violentos e perigosos traficantes dos dias de hoje são nordestinos também. O que mais?

  2. Janete

    Cade a democracia o cara so disse a verdade mesmo .Tambem concordo com essa divisao. DF GO SP MG RJ ES MS PR RS SC e aqueles estados que fazem o Brasil impulsionar os demais estados o povo so servem para fazer filhos e viver do bolsa familia

    • wander lemos

      Moro no Maranhão e não vivo de bolsa família

  3. MP-MA entra com representação contra advogado por ofensas ao estado | Jefferson Calvet

    […] a página do Blog no Facebook Após repercussão do caso do advogado paranaense que ofendeu a cultura maranhense, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, representou junto à Ordem dos […]

  4. Bruno Olivença

    O CARA NÃO FALOU NENHUMA MENTIRA, O MARANHÃO E O RESTO DO NORDESTE, SÃO UM LIXO MESMO! SE É TAO BOM, POR QUE NAO FICAM POR AÍ AO INVÉS DE VIR INFECTAR AS RUAS DE SP? VCS, NORDESTINOS, SAO VERMES E POR ISSO SAO TRATADOS ASSIM… UM DIA, VAMOS NOS LIVRAR DE TODOS VCS… TENHAM CERTEZA DISSO!

  5. Lu

    Eu não li isso… Que sujeito idiota!!!!

  6. Leandro Mendes

    Esse cara é só mais um palhaço(no sentido inferior ao sentido de palhaço), ele quis foi aparecer como tem acontecido ultimamente nas redes sociais, assim como a jornalista que falor mer*a, agora aparece esse ditador cheio de pensamentos diabolicos, deveriam mandar esse filho da pu*a para cadeia, esse bosta nasceu da mistura dos escravos, brancos e índios que resultou em uma miscigenação deste país, este infeliz parece que não estudou nem a história do próprio país, ele quer se comparar com países da europa ele deveria ter nascido então na Alemanha então na era Hitler talvez ele se indentificaria na figura daquele genocida. E não adianta vir querendo dar uma de sociologo e o diabo a quatro apoiando esse cara indiretamente e camufladamente como vi em alguns comentários aqui dizendo que a regiao é assim assado e a regiao nordeste é assim assada que não colo é questão a ser tratada não é IDH e outras coisinhas aí. A questão central de discussão é sobre o carater de uma figura que nem merece ser chamada de ser humano, um cara diplomado falar isso significa dizer que se este estivesse no mais alto cargo do país ele iria mandar matar quem ele quisessse, por que ele acha que o mundo tem que ser de acordo com o que ele pensa.

  7. Daniel

    Sou maranhense,mora em sao paulo a mais de 20anos trabalho em uma empresa a onde tem paranaenses e maranhenses trabalhando juntos e nao vi nem uma diferenças nas habilidade desses cidadaos,pura idiotise esses comentarios desse infeliz advogadinho de bosta. o povo do parana do maranhao do norte do sul do brasil e acolhedor e humilde e bondoso.OAB tire essa laranja podre para nao contaminar as outras.

  8. Paulo Fernando

    Existem dois Brasils, sul é outro país , em relação ao nordeste, o sul é melhor em tudo, precisamos aceitar isso. Os governos de lá tem uma grande preocupação com a educação das crianças, enquanto aqui é só promessa.

  9. Evandro

    COMENTÁRIO MODERADO

  10. Jose Geraldo Cunha

    Louco, desequilibrado, doente não vai muito longe com esse raciocínio tacanho

  11. Jose Geraldo Cunha

    Espero que este cidadão confirme aquilo a que se propôs na rede social com os “AMIGOS” dele,o que acho difícil,ou se acovarde como um aprendiz em advocacia o que é mais provável,na sua atual condição(Medo).Quando for chamado para dar esclarecimentos.
    Xenófobo .

  12. elf

    O CARA GOSTA DE COMIDINHA DA MAMÃE POR ISSO RECLAMOU DA CULINÁRIA NORDESTINA.

    ATIVIDADE PREFERIDA: TREPAR NAS ARAUCARIAS E COMER PINHÃO
    ELE SENTE FALTA DOS VIZINHOS.

    * Bolo de Pinhão
    * Bom-Bocado de Pinhão
    * Croquetes de Pinhão
    * Paçoca de Pinhão
    * Panquecas de Pinhão
    * Picadinho de Pinhão
    * Pinhão ao Molho Branco
    * Pudim de Pinhão
    * Sopa Creme de Pinhão
    * Suflê de Pinhão

    COMO ELE É FINO E AMANTE DA CULTURA PARANAENSE, ELE SENTE FALTA DO balé bolshoi, DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA

    NOSSA O FÉLIX CHEGOU A SÃO LUIS, ENRUSTIDA DE ADVOGADO

  13. bell

    vou entra em contato com uns manos da faquicao da cidade dele vamos botar fogo na casa dele com ele dentro

    • ALgurm

      Nossa, quantos maranhenses ameaçando ele de morte. Que perigo..

  14. bolivia querida!

    SE te pego vacabundo tu iria ver o que o nordestino …………

  15. jairo henrique

    COMENTÁRIO MODERADO

  16. Alfredo Papaleguas

    Guimarães Rosa, em Grande Sertão, Veredas, disse que o Nordeste é terra de cabra macho e se Deus por aqui viesse que viesse armado!

  17. Paulo Roberto

    Me indigna a OAB uma instituição tão conceituada ter dado o direiro para este mequetrefe advogar. Será que não leu a ética se faz necessária no exercício da advocacia bem como a dignidade, o decoro, a honestidade e a boa-fé, requisitos essenciais para aqueles que buscam a aplicação da justica em nossa sociedade.

  18. rafael henrique

    Sabe porque aconteçe isso?Pq quando chegam esses ….. nós sabemos acolher do jeito mais simples que for!!
    Mas quando chegamos la fora,somos tartados que nem bicho “Não são todos,mais a maioria”,sinto muito pela OAB ainda permitir um rapaz desse ainda continuar advogando.
    Ja que falam tanto do nordeste,pq quando eles vem realizar passeios não querem mais voltar,se dizem encantado pelo povo,cultura e pela comida.Acho que falta e da uma surra bem dada nesse membro da OAB que para ele segnifica:”OTARIA ARROGANTE E BURRO”.Vaza logo daqui>

  19. Alfredo Papaleguas

    Interessante, esse babaca fala aqui do Nordeste e esqueçe que ontem no “Brasil” dele por causa de uma discussão no trânsito um sujeito “educado” ATIROU no outro veiculo e atingiu uma criança…
    Imagina se esse “Brasil” dele não fosse civilizado…

  20. DANILO BRITO

    BOA TARDE CAROS AMIGOS !

    A BÍBLIA (PALAVRA DE DEUS) DECLARA LÁ NO LIVRO DE PROVÉRBIOS 29:23 O SEGUINTE : ” A SOBERBA DO HOMEM O ABATERÁ, MAS O HUMILDE DE ESPÍRITO OBTERÁ HONRA.” QUE DEUS OS ABENÇOE HOJE E SEMPRE !

  21. Herbert

    COMENTÁRIO MODERADO.

  22. Ernani

    ESSE IMBECIL É UM RÁBULA FRUSTRADO, QUE POR NÃO TER COMPETÊNCIA JURÍDICA, QUER APARECER NA MÍDIA.ENFITÉTICO, VOLTA PARA TUA ZONA RURAL….

  23. mari

    Senhor advogado,
    Me admiro muito vc vir para o Maranhão, se achando o útimo do pacote, sinal que vc estava desempregado no Sul. Estou aqui a 30 anos no MA, e sou do Sul, mas tenho ética e respeito a cultura , os costumes e o povo Maranhense e nordestino. Quem não tem ética é vc advogado de meia tijela. Se prepara para sair daqui , já que só veio ganhar dinheiro

  24. COROATAENSE

    Esse idiota veio fazer o que aqui. Queria q o MP condenasse ele aquí no Maranhão e fosse mandado para a Prisão de Pedrinhas. OAB tome uma providência logo senão faremos greve!

  25. Regina

    Quero juntar somente dez mulheres daqui do Maranhão, para dar uma surra nesse cachorro.

  26. MOISES FRANCA

    Babaca! Veio fazer o que aqui? Se não fazemos parte do “teu mundinho imundo” o que procuras nestas terras “calorentas”? BABACA! BABACA! BABACA! Um verdadeiro imbecil engravatado, que não tem a menor competência para viver no seu “1º mundo”. IDIOTA/BABACA/NOJENTO…Espero que a EDUCAÇÃO deste povo mantenha a tua “fucinheira” inteira! BABACA!

  27. Alexandre Matos

    FILHO , VOLTA PRA TUA TERRA.MAS CERTAMENTE SE VEIO PRA CÁ É PORQUÊ NÃO TEM NENHUMA CONDIÇÃO DE EXERCER TUA PROFISSÃO PELAS BANDAS DE LÁ. E CUIDADO COM O TRANSITO DAQUI É MUITO PERIGOSO, MUITO CUIDADO AO ATRAVESSAR A RUA.AH, IA ESQUECENDO, TUA CIDADE É CAMBÉ, ONDE FICA MESMO ? SOU IGNORANTE E NÃO SEI ONDE FICA.SÓ POR CURIOSIDADE…LÁ TEM PRAIA, ARROZ DE CUXÁ ? ZECA BALEIRO, GONÇALVES DIAS, ARTUR AZEVEDO, ALCIONE , JOSÉ SARNEY, LENÇÓIS, CHAPADA DAS MESAS, GUARÁS, PATRIMÔNIO HISTÓRICO, VALE, ALUMAR, ITAQUI ? ÉS UM VERDADEIRO IDIOTA. SUMA DAQUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Ludovicense

    A opinião desse Calhorda, sobre os nordestinos e especificamente os maranhenses, não passa de comentário escrito por um ibecil que não tem idéia do que está escrevendo. Colocando em xeque a nossa hospitalidade, educação, culinária e cultura. E diz mais: “Não sou preconceituoso, pois preconceito é tudo aquilo que se fala de alguém ou alguma coisa de que não se tem conhecimento de causa”, ou seja, fala besteira. E aí existe uma intepretação dúbia: Ou o cara se acha que é o tal ou então no nosso ponto de vista ele é burro demais. Olhando por esse lado o cara se auto-intitula burro ao extremo: eu explico a razão – o que é que ele sabe da região nordeste ou mais especificamente do Maranhão? NADA, Chega aqui, diz que é um lugar com aproximadamente 90ºC de temperatura, calor horrivel, comida horrorosa, povo de uma cultura sem expressão, mal-educado, grosseiro, sem nada e sem qulquer adjetivo que mude esse panorama interpretativo. Veio para estudar na LFG. Será que na terra desse calhorda, não tem coisa igual ou melhor do que aqui? Acho que ele é natural de uma cidadezinha “povoado” que deve fazer parte de Londrina, eu imagino mais ou menos isso; segundo disse veio estudar. E, então, conclui-se; VEIO APRENDER, TAMBÉM A IGNORÂNCIA DOS NORDESTINO, POR QUE SOMENTE A DELE NÃO BASTA. Que volte para a terrinha natal dele, e junte-se aos energúmenos e preconceituosos como ele e que não volte mais por aqui e muito menos pela nossa área regional nordestina. A nossa Ilha é linda demais e, as suas portas, jamais estarão abertas para pessoas dessa estirpe.

  29. Ludovicense

    Que salafro é esse cara, hein!!!!!!
    Nas msuas falas, ele diz que não é preconceituoso pois, na sua ótica, o preconceito é quando se fala bobagens daquilo que não temos conhecimento de causa. E qual é o conhecimento de causa que esse energúmeno tem do Nordeste e, especificamente, do nosso Maranhão? Pelo que vi, esse estúpido veio pasra cá, aprender mais, fazer curso, ou melhor, implementar seus conhecimentos conosco, esse povo que ele tanto despreza. Alguém teria falado, hoje, que o tal veio concorrer a uma vaga num Concurso para Juiz que será realizado, não sei quando. Cara, quer um conselho? Pega as tuas tralhas e volta para a tua “terrinha”, e procura ser mais humilde, menos presunçoso e respeitar os direitos e a cultura do nosso. Nós nordestinos temos orgulhos da nossa região, rica na culinária, na cultura e, especificamente, o maranhense fala o melhor português do Brasil. Ou tú não sabias disso, também?
    Se ficares aqui, te preparas pois tem muita gente querendo te encontrar. Vê-se que voce tornou-se em menos 72 horas, persona non grata, nesta terra.

  30. JOAO CARLOS ABREU

    CARO ZECA SOARES
    VIRAM SÓ COMO A COLEGUINHA TRATA ESTE ADVOGADO. ESPERAMOS QUE A OAB TOME UMA POSIÇÃO CONCRETA E DURA CONTRA ESTE PALHAÇO E RACISTA,ESPERAMOS QUE ELE VENHA NOS DAR ESCLARECIMENTOS E JUSTIFICATIVAS DO QUE VAI FAZER. NÃO CONHEÇO NEM SEI ONDE ESTAR ESTA CIDADIZINHA ,MAIS NÃO TROCO MINHA ILHA DO AMOR POR NENHUM DESTES LUGARES DA REGIAO SUDESTE E SUL,POIS SE ESTE BRASIL HOJE ESTAR ENTRE AS OITO MELHORES ECONOMIA DO MUNDO NOS E NORDESTINOS E OS MAOS DO NORTE TEMOS NOSSA PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO ATRAVES DO NOSSO TRABALHO,FORÇA E RESPONSABILIDADE,NÃO COMO ESTES SULISTAS COMO ESTE TAL GUSTAVO ,QUE PENSAM QUE VIVEM NA EUROPA ONDE NASCEU SEUS ANTAS DE SEUS PAIS.E ACHAM QUE COM ESTA IDEA DE DIVISÃO SERÁ BEM MELHORES PRA ELES.PURA FANTASIA E FRUSTAÇÃO DESTES LOUCOS SULISTAS.

  31. Observador

    Tenho certeza que nossos irmãos do Sul, Sudeste e demais regiões do Brasil não concordam com este infeliz advogado. Acho que ele é um idiota quase solitário.

  32. Eleusina

    Criatura,tu deves ter chegado aqui tirando chupa de boca de jumento,dormindo em forno de fazer pão comendo no mercado nos bairros de comida mais barata do PF de arroz e feijão es digno de pena deve ter passado muita fome coitado.

  33. Jose Maria

    Profissional mal resolvido,frustado pessoa que era Deus, aqui no maranhao valorizamos talentos, para ficar entre nos tem que ser muito bom. Burro nao tem fez.

  34. Reginalva

    O mais engraçado de tudo isto é que este bucéfalo mentecapto veio fazer cursinho aqui e se comporta como se não fosse necessitar de mais ninguém!

  35. ANTONIO

    ESTE IDIOTA DEVERIA ESTAR PASSANDO FOME (NECESSIDADE) NO PARANÁ
    E VEI SE SALVAR NO MARANHÃO, MATAR A FOME DELE EM NOSSO ESTADO E AGORA FALA MAL. VOLTA P TEU PULEIRO I D I O T A.

  36. nilde

    A uma pessoa dessa, não tenho nem adjetivo para descrever.Um cara desse que se diz advogado. Sem classe, mal caráter e sem ética profissional nenhuma, que vem sujar a classe dos advogados.Com certeza qualquer analfabeto tem mais educação do que você que deve ser um frustrado da vida. um advogadozinho barato que tá querendo se projetar, não sabendo que procurou o caminho mais errado que uma pessoa deveria trilhar pra brilhar na carreira.Se vc não brilhou até hoje foi por incompetência, e prova disso tá aí. vc assinou a tua carta de recisão IDIOTA!!!!!

  37. maranhense de corpo e alma

    Ele deve ter procurado a medica para ser internado no Nina Rodrigues, não conseguiu e se revoltou,kkkk

  38. mauriliopasquinineto

    acho lamentavel,que um advogado ,meu conterraneo pe vermelho,chamado; gustavo zanelli,tenha ofendido o povo e a cultura maranhense,uma coisa que beira a xenofobia, muitos paranaenses emigraram pra esse belo estado plantar soja e reciprocamente, muitos maranhenses vieram pro parana, onde eu nasci,pra trabalhar, e ele sera processado por ofensas raciais e insultar a regiao nordeste e querer o separatismo,viva o maranhao e o seu querido povo e sua cultura rica gloriosa e seus artistas e intelectuais.

  39. Adagilson Oliveira

    Vai pra lááá … Rssssss :: Oxente…

  40. Cutrim

    Só gostaria de saber o que esse “SUJEITO” veio fazer aqui no Maranhão !!!
    Volta pro sul crápula!!!!!!

  41. Carla

    Ele já deletou o facebook mais esse é o link do facebook da mãe dele..
    Vamos deixar umas palavrinhas: https://www.facebook.com/maria.zanelli.10?fref=pb&hc_location=friends_t

  42. HERALDO PIRES

    MAIS UM BABACA QUE NÃO TEM OPÇÃO DE TRABALHO NA TERRA DELE QUE VEM PRO MARANHÃO COM A CACHORRINHA PUXANDO ELE,SE FAZER AQUI E ACABA FALANDO MERDA…EU QUERO QUE ELE PASSE NA MINHA RUA EM UM DIA DE SABADO À TARDE, AI ELE VAI COMO É QUE UM NORDESTINO MACHO FAZ COM ELE…

  43. APOLINARIO ALVES FILHO

    Boa tarde a todos, na realidade esse bobalhão está querendo chamar atenção porque é frustado infeliz e desprovido de conteudo seja ele intelectual ou moral. É um advogadinho que pretendia gangar alguma coisa falando merda e muita besteira, não merece que ninguem mele a mão com a cara dele. É um rude sem preparo.

  44. Ana Pacheco

    É por isso que quando eles estão inundados, os Nordestinos Burros como ele chama, mas solidários, fazem de tudo pra mandar mantimentos, água e outros, é por isso que uma ANTA dessa fala esse monte de babaquice… Ridículo… e vai se acostumando com o calor pq com esse pensamento oq te espera é so o INFERNO.

  45. Pedro Sobrinho

    “A intolerância bebe da mesma fonte das ideologias, a maioria, utópicas e sem valor”.

  46. Renata

    Ridiculo e ignorante! Uma pessoa dessa, formada em direito, deveria saber que o que esta fazendo e crime! Deveria saber que todos nos somos iguais perante a lei. Qual a diferenca entre alguem que nasce no Nordeste, no Sul ou Sudeste? Todos nos somos brasileiros e enriquecemos a nossa tao diversificada cultura.
    Para esse senhor, o Nordeste, especialmente o Maranhao, deve ter algum atrativo, tanto e que ele veio parar aqui!
    Em todos os estados e regioes existem pessoas ricas e pobres, com estudo e sem estudo, educadas e mal educadas. Isso nao e caracteristico apenas do Nordeste… Esse senhor e um exemplo vivo disso: veio do sul e e mal educado e a instrucao que teve na vida pra nada serviu.
    Isso nao e um cidadao e, com certeza, jamais sera um advogado respeitado, pois ninguem dara credito a um criminoso, que comete esse tipo de discriminacao. Deve ter uma suastica em casa!
    Voce, Gustavo, deveria ir embora daqui imediatamente! Nossa terra nao merece abrigar uma pessoa do seu nivel.

  47. Júnior

    O cara falou a verdade, mais no quesito de falar do calor não gostei, mais os funcionários de qualquer repartição aqui no maranhão não atendem nem os própios maranhenses bem, quanto mais.

  48. mauricio

    Imagina quando ele começar as atividades sexuais dele aqui, ai que ele vai reclamar, que os paus dos nordetinos sao enormes!

  49. MARCO

    TODOS OS FRUSTRADOS TEM O MESMO DISCURSO, DEPRECIAR AS PESSOAS E AS COISAS, ISSO É SO INVEJA, PQ DEVEM TER SE ESPANTADO COM TANDO DINAMISMO E CRESCIMENTO NOSSO, NOSSA CIDADE É MAIOR PELO MENOS 20 MIL VEZES DO QUE O BURACO ONDE ESSA FORMIGA SAIU….É RECALQUE NAO LIGAM, ELES TEM MEDO DO NORDESTE E DO MARANHAO PASSAR NA FRENTE DELE…..MEDINHO DE VIADO….

  50. Iranilde Ferreira de Lima

    Esse ….. deveria se mudar pra Lua.afff!!

  51. Henrique

    Esse imbecil devia reparar que a tal médica é paranaense, viu seu babaca.

  52. Evaldo Barbosa

    Sugiro a todos que se encontrarem o perfil desse “adevogado” façam os comentários devidos, apontando notícias na internet sobre a cidade ou o Estado de origem. Sabemos todos que lá também existem casos de marginalidade e corrupção.
    Tenho que expressar a minha comoção com os relatos desse cidadão que tem como cultura somente o que a escola ou a profissão lhe deu, que não parece ser muito. Acredito eu que pessoas que estudam e trabalham com as leis são as melhores indicadas para começar um movimento para mudança delas, mas acho que se acham superiores a isso tudo.
    Acredito que os pobres são os clientes dele e que não há, da parte dele, o que reclamar, já que é desses que vem a sua possibilidade de viajar e vir estudar aqui.

  53. Paulo da Cohama

    Esse sujeito nojento está doente, quando ele fala em grosseria falta de educação, ele só pode está se referindo a sí próprio, quanto ao calor daqui de São Luis ah, que clima maravilhoso, já morei no Sul do Brasil e afirmo muitas pessoas de lá dariam a vida para viver em uma cidade igual a nossa, o que esse Anquilossauro escreveu não tem valor nenhum, pois não se deve dar crédito a um beócio igual a ele. Esse movimento que alguns lá do Sul pregam que “O Sul é meu país” não passa mais de um movimento pequeno, com pensamento micro e preconceituoso em relação ao resto do Brasil, especialmente ao Nordeste.

  54. PAULO ANDRE

    Ele é tão despreparado que precisa vir ao NE constantemente. Pior, necessita fazer um cursinho aqui em São Luís. Para ele, deve ser um bom negócio estudar numa capital, pois parece ser um caipira, nascido no interior do Paraná (município de Cambé).

    Obrigado por publicar.

  55. Feitosa Lima

    Este rapaz apenas demonstra ser um grande imbecíl, pois faz parte de uma minoria de despreparados do tipo Maria vai com as outras, daqueles que não sabem sequer o que é cultura uma vez que pelo visto apenas conhece o consumismo e o babaquismo. Nós NORDESTINOS somos um povo de identidade forte, somos mais machos e mais trabalhadores que o resto da nação e com certeza em igualdade de condições superamos qualquer outro. Nossa cultura não tem comparação com a de outros estados em que o povo apenas copia o que vem de fora deste pais. Para este cidadão desprezível deixo um exemplo : Meu saudoso avô, nascido no sertão do Ceará, guardava como um documento importante um exemplar da extinta revista Cruzeiro do inicio do ano de 1970, às vésperas da copa do mundo, que tinha como titulo o seguinte : ” Nenhum Nordestino na seleção da Copa, onze na Academia Brasileira de letras “.

  56. Antonio

    Vou pro teu Parana falido, se n fosse no MA n estaria infestado dessa corja, pq lá tã tudo morrendo de fome, emprego? Só por aqui, vaza e abre o olho aqui por terras Maranhenses.

  57. osvaldo azevedo melo

    e cara e um frustrado de nao ter nacido nesta terra maravilhosa que e o meu querido maranhao terra de gente humilde mais hospitaleira.

  58. Clara

    Nunca leu um Ariano Suassuna, nunca deve ter ouvido falar de Ferreira Gullar, Jorge amado, etc etc… Não deve apreciar um Caê, uma Bethânia… provavelmente só ouve pancadão de funk e sertanejo universitário, já que acha nossa cultura tão desprezível e pensa que só sul/sudeste e capital interessam. Triste a ignorância desse senhor.

  59. marcelo

    vai ………………………………..

  60. Monalisa

    Meu filho se você nao gosta do nordeste cair fora idiota…e outra nos nordestinos nao somos mal educados apenas nos defendemos de pessoas a seu nivel se nao gosta do nosso povo foda se otario

  61. ka

    Essse cara é uma babaca ! E + babaca ainda são esses idiotas desses maranhense, torcendo por esses time de fora onde nos Nordestinos com muito orgulho , somos conhecidos ai fora por “Paraiba” um termo pejorativo usados por eles pra nos sacanear e ainda ficam dando moral pra esse pessoa.

  62. bruno cazzolato

    cada um pensa da forma que quer!!! so acho q ele nao deveria ser tão direto…

    nao vou defende-lo mas posso dizer q cada um pensa da forma que quer!

    nao dou bola para um cara cmo esse… e a proposito eu nao me ofendi com nada,sou metade maranhense e metade pernambucano e posso dizer q:
    Gustavo Zanelli nao sabe o poder q os nordestinos tem!!!

  63. Adoniram

    Olha morei em são luís por 3 anos posso dizer uma coisa , a comida é maravilhosa , quanto ao povo como em qualquer outro lugar do mundo existem os grossos e os educados e pude conviver com os dois tipos em são luís assim como em outros lugares do Brasil , entretanto cabe ressaltar que o meu vizinho era paranaense e causava muito problema desrespeitando a convençäo do condomínio , já no meu trabalho alguns maranheses se achavam deuses , enquanto outros davam show de amizade e carisma l não deixe que meia dúzia de ignorantes permita definir um povo. Assim como veio nos comentários acima as devidas respostas inflamadas confirmando a grosseria afirmada pelo autor do post. É cíclico a melhor coisa a se fazer é se misturara a cultura do local e aproveitar o que tem de bom o que tem de diferente, viva a diversidade do nosso país assim como a liberdade de expressāo.

  64. marcelo

    Esse rapaz não consegue redigir um simples texto e ainda vem falar do maranhao. Brincadeira…

  65. Alexsandro

    Sem cultura ele esse zé mané o nordeste manda ele tnc .

  66. Paulo Andre

    Ele perdeu completamente as estribeiras. Se tivesse criticado pelo menos o Esquema Sarney, suas declaracoes teriam alguma coerencia. Porem foram insultos baratos contra alguns funcionarios e uma chefe de departamento da UFMA.

    P.s.: tenho conciencia de que este comentario nao sera publicado por razoes obvias e ate empregaticias.

  67. Luis Henrique S Passos

    Esse fato só coloca à tona a verdadeira face das pessoas do sul e sudeste do país. Não falo de todos mais de grande parte. É por isso que temos que dar valor ao que é da nossa terra, isso é válido para tudo inclusive times de futebol, em que pese muitos maranhenses torcendo por Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e Cia Ltda.
    Reflitam o que eu digo: o nosso estado pode ser considerado ainda pobre mais o espírito e a cordialidade da maioria do nosso povo são imensos.
    Um abraços a todos e não se esqueçam de valorizar mais a nossa terra e tudo o que nela existe.

    Luís Henrique S. Passos – direto de Boa Vista-RR

  68. lindinalva

    Estou estarrecida com o depoimento deste aborto da natureza,isso é para o maranhense ver até onde vai a inssenssatez humana,uma pessoa dessa que visita um Estado como o maranhão não sabe aproveitar tudo que há de bom neste lugar,este sr.é digno de pena, ele não sabia que aqui o clima é tropical? aqui o calor que chega a esse grau que ele citou é o humano.O sr. já leu nos jornais do mundo em quantos paises a nossa cultura está sendo divulgada? por sermos rico do que há de mais belo no mundo.

  69. Silvia Aguiar

    Gustavo vc se acha, pq veio ao Maranhão tenho certeza que na tua terrinha te deram oportunidade não foi. CUIDADO

  70. Carlos Palácio Neto

    “Falar é prata, calar é ouro”

    Sr. Gustavo Zanelli não o conheço (felizmente) lamento todo o episódio ocorrido e a proporção que as coisas tomaram.
    Algumas pessoas bradam aos quatro cantos sobre serem sinceras, honestas e enfim se esquecem que vivemos na era da informação e que qualquer mera nota, por mais simples que seja, se mal colocada como foi a sua, em instantes é repassada e se agiganta. Conheço pessoas que assim como o senhor se denominam verdadeiras e donas de sua própria razão e assim põe-se dispostas a responder por isso e pagar o preço de seus petardos escalafobéticos, sim estou usando palavras difíceis pra que incentivem-o a pesquisar e também engrander seu vocabulário, já que o senhor não soube sequer usar a gramática e concordância adequadas as suas colocações como pude observar assim que li as suas opiniões logo cedo da manhã (bem antes de excluí-las primeiro em seguida retirar sua foto, tentar se justificar e por fim remover o seu perfil) , aproveite e pesquisa também o significado das palavras, XENOFOBIA, INTOLERÂNCIA, DESRESPEITO, ARROGÂNCIA, PREPOTÊNCIA, RESILIÊNCIA, tenho certeza que vão lhe ajudar, já que não se considera preconceituoso espero que consiga dormir tranquilo assim que puser a cabeça em seu travesseiro e por fim, mas não menos importante, aceite meu simples conselho. Volte para o seu lar e seja feliz entre os seus conterrâneos, cuspir no prato que come além de nada simpático não é muito bem visto por nós NORDESTINOS, já que temos o hábito de receber tão bem e prover o pão a quem de tão longe sai pra tentar a vida em nossa terra.

  71. Silvia Aguiar

    Gustavo já que vc se acha o que veio fazer aqui no Maranhão, pq vc não ficou na sua terrinha, já sei só aqui que te deram oportunidade, será que é merecedor?

  72. Márcio Monteiro

    na boa onde se encontra sete filha da puta q eu quero mostra onde é calor de 90°. eu quero saber onde este filho de uma égua é neste pais todos os estados tem calor

  73. LAGO DA PEDRA

    ESSE RAPAZ É UM FRUSTRADO. Para usar esse argumento que no Maranhão a comida é horrível, ele com certeza não tem recursos para comer em um bom restaurante. Como sou uma pessoa generosa e prestativa, indico-lhe restaurantes como o Biana Bistrô na Litorânea, Cabana do Sol na Ponta da Areia, Gaia no Calhau, Expand Store na av.dos Holandeses..enfim, boas opções para se comer bem em São Luis nunca se faltou, resta a este rapaz trabalhar mais para poder pagar.
    Sobre a “grosseria” do nordestino que o mesmo se refere..ele deveria ser mais cauteloso e feliz ao afirmar uma estupidez dessa, pois não se pode generalizar todo um povo por algumas experiências que ele possa ter tido.Gente mal educada e grosseira tem em todo lugar do mundo, como tem gente preconceituosa como este rapaz.

  74. ACR Motense

    SÓ POSSO DIZER QUE ESSE RAPAZ É UM COMPLETO IMBECIL, PESSOINHA DESPREZÍVEL, QUE NÃO REPRESENTA A MAIORIA DAS PESSOAS DO ESTADO DO PARANÁ, DE ONDE ELE VEIO… O MARANHÃO É SIM UM ESTADO POBRE, COM MUITAS MAZELAS, MAS FALAR QUE O POVO É GROSSEIRO OU IGNORANTE É UMA TREMENDA IGNORÂNCIA DA PARTE DELE… É UM LIXO HUMANO ESSE RAPAZ!

  75. cybelly

    eu não entendo o motivo p tanta confusão, o perfil é do cara, ele ta expondo o ponto de vista dele,se ele não gosta da comida,do calor é problema dele,ele hj precisa morar no ma,não é por isso q é obrigado a gostar daqui,tem um monte de gente com odio dele,dizendo q vai matar se encontrar com ele,só reforçando o q ele pensa da gente,acho tudo isso desnecessario,e tbm vejo uma certa hipocrisia nisso tudo.

    • daysy

      Cybelly você não sabe ler ou não sabe interpretar, o cara está atacando o nordeste inteiro, se ele não gosta daqui tudo bem, ninguém vai obrigá-lo a gostar, mas atacar todo mundo de grosseiro, mal educado, simplesmente por ele ter sido tratado mal por uma médica, que não representa todo o povo maranhense ou nordeste inteiro, ele pode dar sua opinião é livre desde que não ofenda as pessoas, o que ele fez é xenofobia, e querer separar o norte/nordeste do sul/sudeste por quê? ninguém é melhor do quer ninguém, todos vamos ter o mesmo fim, inclusive tem uns que tem um fim mais triste, principalmente quando não tem AMOR AO PRÓXIMO.
      E você com certeza deve ser que nem ele, medíocre, alguém que merecemos ter pena.

    • ROSICLÉA RODRIGUES

      Se o tal Gustavo é tão superior, o que vem fazer aqui?
      se não se sente bem aqui, nem deveria ter vindo. Será que ele não estudou geografia? e qual o lugar do Brasil que não tem problemas?

    • sergio

      CYBELLY, eu também acho que o cara tem o direito de não gostar daqui e criticar a ignorância do povo ( eu sou maranhense e acho que nossa terra está um “fim de mundo” não só pelo descaso dos governantes mas também pela falta de cidadania da população). Mas ao propor a separação do Noroeste ele claramente se manifesta xenofóbico e discriminatório.

    • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

      o cara vem e já fica procurando/provocando uma situação para criticar; tem uma conterrÂnea dele que fazia era matar os pacientes.
      é daquele que olha uma situação, vai espalhar que é todo mundo.

  76. Rodrigo

    Esse idiota quer midia ,se eu velo onde quer que seja vou mostrar como e que se expulsa um lixo como ele, eh como eu disse tem algum maranhense comendo a mulher dele .

  77. Diego Neiva

    Espero que ele leia esse blog.
    Da próxima vez que voltar aqui, me encontre e fale isso pessoalmente.
    Me procure no facebook e marque hora e lugar.
    Estou no aguardo.

  78. flávio

    ele nao esta no facebook.
    e se diz que foi embora melhor mesmo senao iria ser linchado.

  79. Vicente Junior

    Esse zé ruela não merece viver em nossa cidade, estado…alias, não merece nem mesmo ser chamado de brasileiro… poderia ir pra Síria.
    Esse jumento falante.

  80. Rafael Costa

    Ele não é nada mais que um simples desequilibrado,coitado !

  81. Luis Carlos

    Se é sulista, se acha superior e veio estudar no MARANHÃO???????

    É UM FRACASSADO…… só quer chamar atenção

  82. HELENA FARIAS BRITO

    Aceitaria suas críticas, se o Sr. pelo menos soubesse escrever corretamente. E, se não gosta do Maranhão, por que veio estudar aqui? Não tens competencia para estudar no Sul? Pessoas mal educadas e grosseiras como você, tem em toda parte do mundo…..

  83. Rodrigo

    Acho melhor esse idiota valtar pro buraco de onde ele saiu ,pois ele deve ser um frustado ,,,,fala merda ,vai embora.

  84. Reinaldo Toszco

    Grandes merda que ele é. E ele acha que Londrina é o paraíso? Pau no cú desse.

  85. Ana

    Ele que dê graças a Deus ao nosso Maranhão em lhe dar TRABALHO, caso contrário estaria passando fome na terra dele!!!

  86. JUNIOR REIS

    PRIMEIRO: SE LÁ NO “BRASIL” QUE ELE TANTO FALA, POR QUÊ ELE VEIO ESTUDAR AQUI…?? NÃO TEM CURSINHO MELHORES LÁ..?
    SEGUNDO: ELE FICARÁ ATÉ DEZEMBRO AQUI…SERÁ..??? SE EU FOSSE ELE NÃO FICARIA…E SE FICAR….TE PREPARA….QUE NÓS MARANHENSES QUEREMOS CONHECE-LO PESSOALMENTE

  87. Wells

    Denunciem o perfil e as postagens, gente!

  88. CLAUDIO SANTOS

    Esse rapaz, que se diz advogado, é um grande idiota! O cara não consegue escrever um texto básico, que obedeça às regras gramaticais. Não sabe usar vírgulas, não sabe usar crase. É hilário um ignorante desses achar-se melhor que nós maranhenses. Isso/esse é mais uma besta humana. Vou procurá-lo no LFG, para lhe dar aulas de língua portuguesa e de bons modos. É isso!

  89. Alessandro Boliviano

    Tem alguma coisa errada…
    Primeiro: Porque ele veio estudar na LFG em São Luís, se as aulas são a distancia e tem unidade em todo o Brasil?!?!? Mizera, vai estudar em outra cidade!!!
    Segundo: VAZAAAAAAA DAQUI PORRA!!!!!
    Sou Maranhense com muito orgulho, seu merda!!!

  90. Vagner

    OAB
    51319

    NOME
    GUSTAVO ZANELLI FERREIRA

  91. Antonio Carlos Nascimento

    Infelizmente essa mentalidade de um IMBECIL e FRUSTRADO!!!
    Um demente que deveria ser expurgado de nossa convivência!! Quem o ver deveria demonstrar a ele era a indiferença ou melhor, proponho Zeca uma cadeira com esse OTARIO!!!

    Quem tiver o desprazer de ve-lo na rua o cumprimente e diga tenho prazer de ser nordestino e maranhense e ao final convida-lo a retirar-se de nosso maravilhoso MARANHAO!!!

    ABS

    ZECA

  92. ZE CARLOS

    Esses cara assim que mora na “Suíça”, o governo ou nós mesmo deveria dá um pé na bunda dele e arremessá-lo pra “Suíça”, ou melhor para o sul do Brasili, eu conheço aquela região, o que dá de gente grosseira, sem educação e bandidagem é uma festa.

  93. Gustavo

    Ja´estou procurando esse canalha pra quebrar a cara dele.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: