Referência em educação

1comentário

pedrofernandesO Plano Estadual de Educação do Maranhão (PEE) é referência no Ministério da Educação para outros estados que estão na fase inicial de elaboração. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, em entrevistas concedidas em emissoras de rádio de São Luís, dentre elas a Rádio Mirante.

Construído em conformidade com o Plano Nacional de Educação, o PEE foi destaque no Encontro Regional de Acompanhamento da Elaboração dos Planos das Regiões Norte/Nordeste, realizado pelo Ministério da Educação, em Fortaleza, no mês passado. Foram realizadas 28 conferências intermunicipais de educação, com a participação de diversas instituições e segmentos sociais, tornando o documento um retrato dos anseios da sociedade maranhense no âmbito da educação. O plano foi consolidado, em articulação com o Fórum Estadual de Educação, na Conferência Maranhense de Educação.

“O Plano para a educação do Maranhão foi construído abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino e, a partir dele, fizemos nosso planejamento estratégico com quatro grandes objetivos: melhorar o nível do aprendizado (da educação infantil ao ensino superior); universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios (como exige a Constituição); e combater o analfabetismo”, disse Fernandes.

Para alcançar essas metas, o secretário informou que a Seduc conta com parcerias do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto Ayrton Senna, MP, Ufma, Ifma, Univima, Vale, Sefaz, TRT, Arcafar, Uefama, Gespública, MEB, Fecopema, Conselhos de Educação, Conselho do Fundeb, Conselho de Alimentação Escolar.

Ele apontou medidas que foram tomadas pela Seduc com foco na gestão educacional, como o Mapeamento Eletrônico – sistema informatizado de acompanhamento e gestão de pessoal docente; o Manual de Gestão Escolar, destinado a gestores escolares com orientações para prestação de contas e administração das escolas; Mediação Tecnológica (M-Tec), que leva ensino de qualidade via tecnologia para localidades de difícil acesso do estado.

Inaugurações
Nos próximos dias serão entregues à educação do Maranhão a reforma do Centro Ensino Edson Lobão (Cegel); o Centro de Idiomas do Maranhão, previsto para o dia 25; o Centro de Ensino da Cidade Olímpica; além do Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, a primeira escola de educação integral da rede pública estadual do Maranhão, que está com inscrições abertas até quinta-feira (20).

1 comentário para "Referência em educação"


  1. César do Vinhais

    No resumo do texto, pode-se afirmar uma frase dita pelo presidente Médice no auge do “Milagre Econômico” nos anos de chumbo, quando ele relatou que o Brasil ia bem, porém o povo estava mal. Baseado nessa afirmação, podemos escrever assim: a educação da gestão do Pedro Fernandes vai bem, porém as escolas administradas pelo o governo do estado vão mal.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: