Governo lança Operação Lei Seca

1comentário

leiseca

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões, a Operação Lei Seca – Vida no Trânsito, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística (Icrim). Na solenidade, foram entregues de 50 novos bafômetros à PM, doados pelo Detran-MA para utilização na operação.

O diretor Geral do Detran/MA, André Campos, informou que será uma operação diferenciada, pois o trabalho terá o apoio de uma delegacia nos locais de fiscalização. Ele disse que a etapa de conscientização de educação para o trânsito já foi realizada. “Agora, é a vez de atuar com mais rigor, quem dirigir embriagado será preso”, alertou. A operação será deflagrada ainda esta semana em locais e horários a serem definidos.

“Queremos diminuir os números das estatísticas. No Maranhão, nos últimos três anos são mais de 3 mil notificações de embriaguês, registros realizados em rotinas da polícia”, revelou André Campos. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde constatou que 98% dos acidentes são provocados por imprudência, sendo que 80% estão ligados ao consumo de álcool. Em São Luís, somente no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 500 notificações de condutores. O Detran possui mais de 1.200 processos abertos de cassação de carteiras de habilitação.

“O governo estadual tem investido em segurança e essa operação faz parte dessas ações que estão voltadas para proteger as famílias maranhenses”, declarou Ana Graziela. Ela disse que a operação vai além da fiscalização de motorista embriagado, pois vai verificar documentação, porte de arma e drogas. “Esperamos contar com o apoio da sociedade e acreditamos que a medida vai garantir mais segurança nas ruas”, ressaltou.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, disse que a operação não deve envolver apenas o consumo de álcool, mas também roubo de veículos, tráfico de drogas e armamento. “Estaremos fazendo um trabalho de prevenção e repressão que deve se refletir na segurança de uma maneira geral”, destacou.

Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, a aplicação da legislação no Maranhão deve salvar vidas. “A maioria dos acidentes é o resultado de uma mistura de álcool com volante. Mas a operação vai além, pois iremos trabalhar integrado no sistema de segurança fazendo uma revista geral dos veículos”, anunciou. Além do bafômetro, haverá fiscalização dos documentos, medidor de transmitância luminosa (para aferir a porcentagem da película) e de possíveis alterações de características dos veículos.

A iniciativa do Governo do Estado é aprovada pelo coordenador de Educação do SOS Vida Para Paz no Trânsito, Antonio Evaristo de Lima. “Esse é o tipo de operação que procura preservar a vida, considerando que a maioria dos casos de acidentes envolve o consumo de bebidas alcoólicas”, apontou.

O lançamento da operação contou com a presença da secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; da delegada Geral de Polícia Civil, Cristina Resende; dos secretários estaduais Carla Georgina (Comunicação Social),Fredson Froes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); e Rodrigo Valente (Programas Especiais e Articulação Política).

Fotos: Handson Chagas

1 comentário para "Governo lança Operação Lei Seca"


  1. André Moreira

    Como sempre o MA chegando alguns anos atrasados, mas parabéns por finalmente ter colocado essa lei em prática. Espero que sirva para todos, inclusives os políticos, filhos de fulano de tal, etc.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: