História de Arari

1comentário

BatalhaApós dez anos de estudos e pesquisas, o escritor e assessor especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), João Francisco Batalha, lançou a 2ª edição da obra literária “Um passeio pela História do Arari”. O evento aconteceu, no sábado (16), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, como parte da programação da 2ª Feira Maranhense de Literatura.

A obra literária, escrita em ordem cronológica e ilustrada com fotos antigas e atuais, faz um resgate histórico geográfico, político e sócio-cultural do município de Arari desde o ano de 1920 aos dias atuais.

“Foram dez anos de estudo e pesquisa. Ouvindo depoimentos de antigos e jovens moradores da cidade, estudos na biblioteca e cartório de Arari e na hemeroteca da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O trabalho valeu a pena e representa uma expressiva contribuição para a população de Arari, principalmente os mais jovens”, explicou Francisco Batalha.

O livro se constitui em um dossiê sobre Arari e sua história, incluindo uma pesquisa que explica a origem dos nomes de ruas e avenidas da cidade. Na área política, resgata os nomes dos administradores municipais de Arari, que foi emancipado em 1864. Na obra, os administradores foram selecionados em uma galeria de fotografias.

Nascido em Trizidela do Vale, em Arari, Francisco Batalha começou sua carreira literária em 2001. É autor de diversos livros, entre os quais Família Batalha, Família Prazeres, Passageiro da Aurora, Mearim a Morte de um Gigante. É integrante das Academias de Letras de Vitória do Mearim, Arari e atualmente é assessor especial da Seduc.

Distante 162 km de São Luís, o município Arari está localizado na baixada maranhense. A palavra Arari, no tupi-guarani, significa arara pequena. O município foi fundado por um padre jesuíta português, chamado José da Cunha D’Eça.

1 comentário para "História de Arari"


  1. Luiz Henrique

    Os registros históricos não dão garantia de que tenha sido Padre José da Cunha D’eça o fundador de Arari. Brevemente fundamentarei esse questionamento e enviarei comentário para você Zeca Soares,

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: