Dados falsos

6comentários

FlavioDino

Por Gilberto Léda

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) revelam que o candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, usou dados falsos em seu programa eleitoral ao falar sobre o abastecimento d’água no Maranhão.

Num programa em que aparece conversando com uma eleitora (veja aqui), o comunista afirma, em dois momentos, que metade da população maranhense vive sem água em casa.

“Os anos passam e metade dos maranhense até hoje não tem água em casa […] Metade da população do Maranhão, praticamente três milhões de maranhenses, tem esse mesmo problema de vocês. Não têm água em casa”, diz o candidato, nos dois trechos em que toca no assunto.

A Pnad do IBGE, no entanto, mostra que o panorama é bem diferente do apresentado por Dino.

Segundo a pesquisa, nada menos que 85,7% dos domicílios do Maranhão têm acesso a água encanada (veja aqui).

pnad

Os números são parecidos com os apresentados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 – plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, que compila mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

agua_encanada-300x228De acordo com o Atlas, no Maranhão, a água encanada chega a 82,12% das residências.

Aliado desmente

Os números apresentados por Flávio Dino são tão irreais que não batem nem mesmo com os do seu tutor, o ex-governador José Reinaldo (PSB).

Em artigo publicado em seu blog em setembro de 2008 (leia aqui) – e citando artigo de José Lemos, engenheiro agrônomo e professor associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) -, o socialista apresentava avanços na área.

Segundo José Reinaldo, já naquele ano o índice de residências abastecidas por água encanada chegava a mais de 64%.

“Outros avanços mostrados pelo professor: em 2001 tínhamos 55,30% das residências do estado sem água encanada. Fizemos um esforço gigantesco e os dados do PNAD mostram o avanço. Em 2007 baixamos para 35,74%. Um avanço extraordinário de praticamente 20% do total das residências no estado em 6 anos”, escreveu o aliado de Dino.

Mas, pelo visto, o comunista não lê o que seu tutor escreve…

6 comentários para "Dados falsos"


  1. danilo54

    Ele nao errou, pois aqui em São Luis tem encanação mais agua que é bom nada , muitos bairros da capital não tem agua, ex: Centro, jardim america, cidade operaria dia sim dia não, joao paulo, filipinho, areinha e assim vai sao muito. ELE TEM RAZÃO.

  2. vinicius borges

    COMENTÁRIO MODERADO

  3. Marcelo

    Que difetrença fz se é a metade ou não devia ser 100% da população.

  4. Pablo

    Mais uma invenção desses comunistas que na verdade são aproveitadores de plantão.

  5. Pedro

    MENTIRA É O NOME DISSO.

  6. Ana Lúcia

    Ele com o sem tom professoral cria dados e passa tudo como se fosse verdades e faz com que todos acreditem, mas dessa vez foi desmascarado e ficou sem resposta.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: