Saúde em São Luís

2comentários

Roseana

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, em exercício, José Marcio Leite, inauguraram, nesta segunda-feira (29), o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante, prédio do antigo PAM Diamante. No local também será a nova sede do Laboratório Central de Saúde Publica do Maranhão (Lacen). Com essa obra, já são 61 unidades do Programa Saúde é Vida entregues pelo governo do Estado, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na capital e as demais no interior.

“Estou muito emocionada de estar aqui, hoje, para reabrir as portas do PAM Diamante. Esta reabertura significa muito mais do que reinaugurar uma unidade de atendimento. O PAM Diamante, com sua nova estrutura, foi planejado para complementar a rede de hospitais da nossa cidade. Quem vier aqui vai encontrar tudo de melhor que há em equipamento, serviços e, também, profissionais preparados para prestar um atendimento de primeira”, disse a governadora.

Roseana Sarney aproveitou para anunciar que nesta terça-feira (30) inaugura a 11ª UPA, desta vez beneficiando moradores do bairro Vila Luizão e adjacência. “De 2009 até este ano apenas com os hospitais de 20 e 50 leitos já temos 48 em pleno funcionamento. O Maranhão ganhou mais 1.130 leitos. Em São Luís, o número de médicos subiu de 730 para 948; no interior do estado, este número subiu de 230 para 707 médicos”, enumerou a governadora ao falar do sucesso do Programa Saúde é Vida. Ela ressaltou ainda que outras três unidades do programa – nos municípios de Nova York, São João do Paraíso e Bequimão – estão em pleno funcionamento e prontas para serem inauguradas.

“Entregamos o Carlos Macieira e também o Hospital Geral especializado no tratamento do câncer em nosso estado. Além do mais, continuamos com o nosso programa de inaugurações e construindo cinco grandes hospitais em Pinheiro, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Caxias”, citou. Ela ressaltou que estão em andamento o hospital de Viana e em reforma os hospitais de Bacabal e Timon. “É importante que se diga que todas essas obras já têm recursos garantidos em caixa para que sejam entregues à população. Estou certa que o meu governo realiza uma revolução na Saúde”, completou a governadora.

RoseanaSarney1
Serviços

No Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante serão ofertadas à população, consultas especializadas nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, torácica, plástica, buco maxilo, neurocirurgia, e exames de densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, ecodoppler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.

O secretário em exercício José Marcio Leite disse que a inauguração é uma conquista da sociedade, principalmente da população que não dispõe de plano de saúde. “Estamos inaugurando aqui um serviço vital para esta cidade e para o estado do Maranhão. Na atenção primária são atendidos e resolvidos 60% dos casos mais simples e aqui serão tratados os casos onde há suspeita de diagnóstico de um problema mais complexo. Aqui estão os equipamentos e os profissionais que propiciam essa confirmação de diagnóstico”, explicou José Marcio Leite.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), por sua vez, será responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do Maranhão. Entre os exames que serão realizados no local está o para detectar suspeitas de meningite, que até então era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, segundo informou José Marcio Leite.

2 comentários para "Saúde em São Luís"


  1. carlos sousa

    Agora é tarde, a eleição já está perdida para o lobinho !!!!!!!!!!! Pode arrumar a mala e partir…. Tchau !!!!!!!!!!!! Já era!!!! Ele não vai aguentar nem o 1º round !!!!!!!!

    • Zeca Soares

      Carlos entenda uma coisa independentemente de campanha política as obras em andamento precisam ser concluídas seja quem estiver no governo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: