Entrevista na Mirante

1comentário

FlavioDino1

O governador eleito Flávio Dino (PC do B) concedeu entrevista, nesta quinta-feira (20), no JMTV 1ª Edição. O pecebista falou pela primeira vez após a vitória na eleição deste ano, quando foi eleito governador do Maranhão após obter 1.877.064 votos (63,52% dos votos válidos), contra 995.619 (33,69%) de Lobão Filho (PMDB). O vice será Carlos Brandão (PSDB).

Durante a entrevista, Dino aproveitou para anunciar o 35º nome da equipe de governo. “Vou atender ao pedido de vocês e, além dos quatro, quero anunciar à população maranhense que, também escolhi a nova secretária de Planejamento. Trata-se de Cíntia Mota Lima, que foi contadora geral do Estado, uma pessoa com grande experiência nas carreiras públicas, com especialização na Fundação Getúlio Vargas e vai nos ajudar a garantir boa execução orçamentária”, declarou.

Equipe de governo
Eleito com o discurso de melhorar a vida dos maranhenses, o governador disse que o primeiro passo para atingir a meta já está sendo feito, que é a estruturação da equipe de governo. “O primeiro passo é a estruturação da equipe de governo, a escolha dos gestores levando em conta história pessoal e profissional, a fim de garantir melhorias à população. É um trabalho permanente, trabalhar sempre, deso primeiro dia de governo, esse é o primeiro passo”, disse.

Questionado sobre a criação de cinco novas pastas de governo, Dino explicou, na verdade, o que acontece é uma reestruturação de pastas, sem ônus adicional ao orçamento estadual. “Hoje temos a Controladoria e a Corregedoria. Nós vamos usar esses cargos e transforma-lás na Secretaria de Transparência e Controle, sem a criação de uma estrutura nova”, exemplifica.

Ainda sobre o tema, Dino afirmou que a Secretaria de Agricultura será desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Região tocantina
Outro assunto tratado na entrevista foi a criação de uma universidade regional em Imperatriz, cidade que já possui um campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Imperatriz é em nosso ponto de vista uma segunda capital do Maranhão, pela sua importância, pela pulsação econômica e cultural na região e também pela distância geográfica, física da capital. Essa é a razão pela qual apresentamos a proposta das universidades regionais e vamos começar a implementar exatamente transformando  unidades da Uema, conferindo autonomia administrativa-financeira para que haja uma administração mais próxima da região tocantina, garantindo mais oportunidades para os jovens alcançarem o ensino superior”.

Segurança pública
Sobre segurança pública, o governador eleito disse que a primeira ação de seu governo será retomar o controle do sistema penitenciário do estado. “Primeiro, é analisarmos a situação do sistema penitenciário, porque há uma direta articulação entre o descontrole desse sistema e o crescimento da violência. Em segundo lugar, nós vamos, desde o começo do governo, progressivamente, ampliar o número de policiais, para garantir uma polícia preventiva, eficiente e próxima do cidadão. As principais questões são: sistema penitenciário, tráfico de drogas e aumentar o número de policiais. Depois, fazer um acompanhamento sistemático das estatísticas criminais, mediante à estruturação do sistema chamado ‘Pacto pela Vida’, que nós vamos implantar no Maranhão e, periodicamente, prestar contas levando, como prioridade, o combate à violência, sobretudo essa onda de homicídios e crimes que vêm sendo cometidos”, explica.

Sistema penitenciário
Sobre o tema, o governador eleito disse que pretende recuperar a autoridade do Estado sobre o presídio. “Nós vamos concluir as unidades prisionais que estão sendo construídas com o dinheiro do Governo Federal e, com isso, eliminar a superlotação e a, consequente, humanização na execução penal”, garante.

Transporte urbano
A criação de uma empresa de transporte urbano, que funcionaria entre as quatro cidades da região metropolitana, foi uma das propostas do governador eleito, durante o período de campanha. Na prática, Flávio Dino explica que será uma empresa enxuta e que poderá, ou não, ter frota própria. “Depende do entendimento dos prefeitos dos quatro municípios da Ilha. Isso vai sublinhar o nosso compromisso com a mobilidade urbana, que, hoje, é uma temática de alcance nacional e dramática, em São Luís”, comenta.

Assembleia Legislativa
Ao tratar de apoios políticos à sua gestão, Flávio Dino disse que pretende ouvir todas as correntes políticas, apesar do número menor de deputados deputados estaduais eleitos ser bem menor daqueles que teoricamnete devem fazer oposição a partir de 1º de janeiro.

“Estamos vivendo isso com muito respeito à autonomia da Assembleia Legislativa. Fui deputado federal e compreendo que o parlamento tem a sua dignidade, sua estatura própria. Nós respeitamos todas as posições políticas, inclusive o espaço da oposção. Vamos dialogar com todos, inclusive aqueles que farão oposição ao governo. Vamos construir uma maioria parlamentar a partir deste diálogo e tenho certeza de que como vamos propor medidas de interesse do povo, tenho a convicção que não teremos problemas no que chamamos de governabilidade”

Veja a entrevista na íntegra

1 comentário para "Entrevista na Mirante"


  1. MADAI QUEIROZ

    Como faço para conseguir um espaço no Jornal da Mirante, para divulgar meu livro?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: