Ópera Para Todos

0comentário

opera

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e o Colégio Dom Bosco promovem neste fim de semana mais uma edição do projeto Ópera Para Todos. Cerca de cem crianças do Colégio Dom Bosco e 180 crianças de escolas da rede municipal encenarão uma versão adaptada da Ópera Aída, de Giuseppe Verdi. Os espetáculos ocorrem no sábado (29) e no domingo (30), às 19h, na Praça Maria Aragão.

Para o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, o trabalho conjunto e as atividades artísticas enriquecem o desenvolvimento integral das crianças. “Em nome do prefeito Edivaldo, agradeço a parceria com o Colégio Dom Bosco e o empenho dos nossos professores, que abraçaram o projeto e foram fundamentais para o êxito deste projeto, que potencializa o saber, impulsiona as crianças ao auto-descobrimento e valoriza a criatividade”, ressaltou.

A atividade envolve estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho e dos anexos Luís Pinho e José Sarney Costa. Na semana que antecede as apresentações, pais, alunos, professores e gestores realizaram os últimos preparativos e participaram dos ensaios finais. Segundo a diretora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro, os estudantes estão entusiasmados e confiantes para as apresentações.

“Ver nossas crianças seguras de si mesmas e prontas pra subir ao palco é compensador. As atividades desenvolvidas durante o projeto estimulam a coordenação motora, desenvolvem a linguagem oral e escrita, a criatividade e o imaginário e potencializam o interesse pela leitura”, declarou Luzinélia Ribeiro.

A professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Maria Raimunda Fragas, destacou que o envolvimento das crianças produziu uma mudança cultural significativa na vida de seus familiares e de toda a comunidade. “Trabalhar a ópera trouxe uma visão diferenciada com relação à leitura, à escrita e à socialização. São inúmeros os ganhos. O projeto tornou-se porta de entrada para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças”, disse.

Duas estudantes da U.E.B. Maria Alice Coutinho interpretarão personagens principais da Ópera Aída, Luma Nunes Machado e Bruna Gabrielle da Silva Cabral. Luma interpreta Amneres, princesa egípcia que disputa o amor do comandante das tropas egípcias com a princesa etíope Aída, que foi raptada e mantida como escrava no palácio do rei do Egito. Bruna é uma das crianças preparadas para representar a princesa Aída.

“Meus pais falam que estou me saindo muito bem interpretando. Minha mãe disse até que vou ser atriz”, contou Luma Machado. Já Bruna Cabral disse ter aprendido a ler e escrever melhor. “Tem sido ótimo. É muito legal participar, dançar e fazer o papel da Aída. Meus pais também acharam muito legal. Dizem que vai ajudar no meu desenvolvimento, para eu aprender mais”, disse.

Sem comentário para "Ópera Para Todos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: