Eliziane lidera pesquisa

13comentários

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) lidera todos os cenários apontados na pesquisa de opinião Escutec contra o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), quando abordada a perspectiva eleitoral em relação ao pleito de 2016 em São Luís.

A pesquisa, divulgada com exclusividade por O Estado, ouviu 807 eleitores entre os dias 12 e 15 de maio e possui um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3% para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que caso fosse realizada hoje a eleição, Eliziane Gama – deputada federal mais votada no pleito de 2014 -, estaria eleita prefeita de São Luís. Ao todo, foram três os principais cenários destacados no levantamento.

cenario1e2

No primeiro, quando perguntado em quem votaria caso fossem estes os candidatos a prefeito da capital, o eleitor coloca Eliziane Gama na liderança com 33,5% das intenções de votos. A ex-governadora e ex-senadora da República, Roseana Sarney (PMDB), aparece na segunda colocação, com 15% da preferência do eleitorado. Roseana, no entanto, jamais se colocou na condição de candidata ou falou com a imprensa sobre a possibilidade ou não de disputar as eleições de 2016.

Na terceira colocação, com 13,8% das intenções de votos aparece o prefeito Edivaldo Holanda; logo em seguida aparece o ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva (PSDB) com 10%; Rose Sales (PP) com 4,1% e Gastão Vieira (PROS) com 3,1%. Ao todo, 15% do eleitorado afirmou que não votaria em nenhum dos candidatos e outros 5,6% opinaram não saber.

No segundo cenário Eliziane Gama já aparece com 42,8% das intenções de votos. O prefeito Edivaldo Júnior fica na segunda colocação com 13,3%. Em seguida aparecem Neto Evangelista (PSDB) com 6,4%; Rose Sales com 5,7%; Gastão Vieira com 5,5%; e o vereador Fábio Câmara (PMDB) com 2,2%. Outros 18,3% afirmaram que não votariam em nenhum destes candidatos e 5,9% disseram não saber.

Cenario3e4

Vantagem – No terceiro cenário a deputada federal Eliziane Gama também aparece com larga vantagem sobre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Do total do eleitorado entrevistado, 35,3% disse que votariam nela caso as eleições fossem hoje.

Já o prefeito petecista ficou com 14,9% da preferência, empatado tecnicamente com o tucano Luis Fernando Silva, que aparece com 14,3%.

Rose Sales, assim como Eliziane, Edivaldo e Gastão, presente em todos os cenários pesquisados, apresenta 5,2% das intenções de votos.

Em seguida aparece o ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde , Ricardo Murad (PMDB), com 4,8% e Gastão Vieira, com 4,6%.

Outros 15,9% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apontados e 5,1% não souberam ou não quiseram responder.

Esta foi a primeira pesquisa de intenções de votos sobre as eleições para prefeito de São Luís que ocorrerá em 2016. O levantamento foi feito em cerca de 100 bairros, divididos em 11 setores, das zonas urbana e rural do município. Do total de entrevistados, 371 foram homens e 436 mulheres.

A pesquisa Escutec que levantou três principais cenários em São Luís para as eleições de 2016, não incluiu nenhum membro dos partidos ultraesquerdistas PSOL, PSTU e PCB. Estas siglas ainda não lançaram nomes como pré-candidatos, por isso ficaram de fora do levantamento.

Edivaldo pode ficar fora de um eventual 2º turno

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC) pode acabar ficando fora de um eventual segundo turno, caso pelo menos dois, dos três cenários apontados na pesquisa Escutec, se mantenham inalterados até o período eleitoral.

No primeiro deles, iriam para o segundo turno a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que por outro lado, jamais falou da possibilidade de disputar o pleito.

Num outro cenário, Edivaldo aparece ameaçado por Luis Fernando Silva (PSDB), que ainda não definiu se disputará a eleição em São Luís ou em São José de Ribamar. Edivaldo e Luis Fernando estão empatados tecnicamente. O prefeito aparece com 14,9% da preferência do eleitorado. Já Luis Fernando, 14,3%.

No único cenário levantado em que Edivaldo pode alcançar o segundo turno, é na disputa direta com Eliziane Gama. Neste aspecto, no entanto, Gama aparece com larga vantagem sobre o petecista, de 29,5 pontos percentuais. Isso porque Eliziane aparece com 42,8% e Edivaldo apenas 13,3%. É preciso, no entanto, se levar em consideração os percentuais dos demais candidatos deste cenário, para saber se Edivaldo conseguiria pelo menos chegar ao segundo turno.

O Estado

13 comentários para "Eliziane lidera pesquisa"


  1. Violência preocupa | Blog do Kiel Martins

    […] Pesquisa Escutec divulgada na semana passada por O Estado, além de aferir a preferência do eleitorado em relação à eleição para a Prefeitura de São Luís, que acontece no próximo ano, também trouxe alguns dados sobre os principais problemas que afligem a população da capital maranhense. […]

  2. Magno

    Prefeito fraco e sem autoridade.

  3. Cupertino

    Isso é culpa da MIRANTE que fez campanha de todas as formas para tirar Castelo da Prefeitura pensando que seu candidato iria ganhar a eleição, deu no que vocês estão vendo, agora faltam quase dois anos para eleição a MIRANTE já está querendo tirar Edivaldo, quem será que a mirante está apoiando agora? Eliziane? Luis Fernando? Roseana? vamos aguardar, no futuro saberemos.

    • Zeca Soares

      Muda o filme rapaz. Tudo aqui é Sarney. Tudo aqui é Mirante. Acorda Cupertino.

  4. Francisco

    Isto é que se chama de uma mudança para pior infelizmente mais uma gestão desastrosa em São Luís que está tomada por buracos, matos nos canteiros, bairros e avenidas, semáforos cheios de problemas, escolas que ainda não começaram o ano letivo ainda e o Hospital da Criança que é alagado com as chuvas… Esse é o retrato de uma gestão que decepcionou a todos em nossa cidade.

    • Zeca Soares

      Realmente tem muitos que ainda acreditam na gestão atual, mas verdadeiramente muitos estão decepcionados e isso deve preocupar muito ao prefeito e a sua equipe que deve acompanhar os comentários da população.

  5. Lucas

    A administração de Holandinha é tão ruim e preocupante porque fazer alguém ainda lembrar e pedir a volta de João Castelo é no mínimo um retrocesso, mas o prefeito Holandinha está conseguindo superar JC. Que lástima!!!!

  6. Rogério

    ISSO É REFLEXO DA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO E DA FALTA DE GESTÃO DO PREFEITO EDIVALDO HOLANDA QUE SE ESCONDE E ATÉ PARECE QUE NÃO TEM PREFEITO EM NOSSA CIDADE.

    • Zeca Soares

      De fato São Luís tem muitos problemas e que precisam ser solucionados com rapidez pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

  7. Lucas

    JÁ ERA PARA O PREFEITO DA MUDANÇA QUE PIOROU A CIDADE.

    • Zeca Soares

      Ainda acho cedo para isso. E diria que até mesmo quem está na frente não deve entrar nessa de já ganhou. Essa é a minha humilde opinião.

  8. Paulo

    Ainda é muito cedo e a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior começa a reagir em São Luís com o asfalto que vai chegando aos bairros da capital maranhense.

  9. Marco Antonio Carvalho Diniz

    Marco Antonio Carvalho Diniz
    20/05/2015 às 09:50

    O seu comentário está aguardando moderação.

    UMA COISA É CERTA: “não sei quem vai ganhar; mas Edivaldo Holanda Júnior não se reelege”. E Flávio Dino é o menos indicado para salvá-lo, já que foi quem o indicou (Edivaldo).

    A desgraça maior seria João Castelo candidatar-se para encarar Holandinha e perguntar-lhe… Inclusive Castelo seria (ou será) um excelente Escudo para a quase inevitável vitória de Eliziane. E NÃO PODEMOS DESPREZAR o deputado Bira do Pindaré (elemento surpresa da eleição). Certeza também, é que esta eleição VAI SER BONITA (POLITICAMENTE) DE SE VER.

    Marco Antonio Carvalho Diniz

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: