PMs viram execução

5comentários

acaovitoria

Um vídeo que mostra policiais militares testemunhando a execução do mecânico Irialdo Batalha, de 34 anos, em Vitória do Mearim, no Maranhão, se tornou “viral” nesta sexta-feira (29). Nas imagens, a vítima aparece desacordada, caída no chão, com marcas de sangue no braço esquerdo e na cabeça. Curiosos ao redor falam que ele “ainda está vivo” e “está respirando”. Uma pessoa vestida com calça camuflada e coturno se aproxima, mexe no rosto da vítima com o pé, abaixa a mão direita segurando uma arma preta e dispara dois tiros no rosto do homem.

O vídeo revela que o executor veste uma camisa com manga cinza. Um segundo vídeo, que também circula nas redes sociais, mostra o mecânico já morto carregado por dois homens vestidos com calça camuflada, camisa cinza e colete à prova de balas. Ele é colocado em uma viatura da Polícia Militar.

O primo da vítima, Leonel Batalha, confirmou ao G1 que a família já identificou o rapaz e vai enterrá-lo na manhã deste sábado (30), no Cemitério Municipal de Arari (MA). Segundo ele, Irialdo teria saído de casa na tarde de quinta-feira (28), na garupa de uma motocicleta conduzida pelo amigo Diego Ferreira Geane Fernandes, para assistir a um jogo de futebol em Vitória do Mearim, a 30 km de Arari.

Na entrada da cidade, em frente ao restaurante Boi na Brasa, havia uma blitz com três policiais. “O meu primo estava na garupa e ele [Diego] comprou a moto e ainda não estava emplacada. O que estava conduzindo o veículo acabou se desesperando e freou, ultrapassando a barreira e eles dispararam. Um tiro pegou no pé do que tava conduzindo o outro pegou no meu primo, que caiu no chão, ficou inconsciente. O tiro foi na região lombar e ele também quebrou a cabeça”, explica.

Diego está internado no Hospital Municipal de Matões (MA). Leonel conta que ele e a namorada da vítima foram os únicos familiares que assistiram os vídeos da execução. Segundo ele, ver as imagens foi como “se tivesse recebido uma flecha no coração”.

“Nós queremos justiça. Colocaram a foto do meu primo morto dizendo que dois assaltantes foram mortos porque estavam roubando em Vitória. Nós não somos ricos, somos criados com a educação de nunca mexer no que é alheio e eu boto minha mão no fogo pela integridade dele. O dever da polícia é prestar o socorro, levar para o hospital, sendo ela o que for. Meu primo não era o assaltante que eles tavam falando. Se puxarem a ficha criminal dele, não tem nada, não consta nada. Era um homem de bem”, protesta.

Diego está internado no Hospital Municipal de Matões (MA). Leonel conta que ele e a namorada da vítima foram os únicos familiares que assistiram os vídeos da execução. Segundo ele, ver as imagens foi como “se tivesse recebido uma flecha no coração”.

“Nós queremos justiça. Colocaram a foto do meu primo morto dizendo que dois assaltantes foram mortos porque estavam roubando em Vitória. Nós não somos ricos, somos criados com a educação de nunca mexer no que é alheio e eu boto minha mão no fogo pela integridade dele. O dever da polícia é prestar o socorro, levar para o hospital, sendo ela o que for. Meu primo não era o assaltante que eles tavam falando. Se puxarem a ficha criminal dele, não tem nada, não consta nada. Era um homem de bem”, protesta.

Secretaria desmente vídeo

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) afirma que Irialdo seria suspeito de assaltar um comércio, que houve troca de tiros com a polícia e que o executor foi identificado como o vigilante Luiz Carlos e seria funcionário da Prefeitura de Vitória do Mearim.

O órgão estadual também afirma que o suposto vigilante agiu por conta própria e teria se evadido do local após executar Irialdo, mas as imagens mostram que o homem que atira carrega o corpo ajudado por um PM. O autor dos disparos vai embora na viatura da polícia.

Leia a íntegra da nota da secretaria abaixo:

A respeito do assassinato do homem suspeito de praticar assalto, na tarde desta quinta-feira (28) no município de Vitória do Mearim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, esclarece que:
1 – O principal suspeito de cometer o crime é o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que, após perseguição policial a dois suspeitos de realizarem assalto a comércio, se aproximou e executou o homem com dois tiros;
2 – Durante a operação policial, houve troca de tiros entre assaltantes e policiais e um dos suspeitos foi baleado, caiu da moto e bateu a cabeça. Neste momento, conforme vídeo e relato de testemunhas, o vigilante se aproximou do local e disparou contra o suspeito de praticar assalto, sem a presença dos policiais militares, que estavam em perseguição ao outro indivíduo efetuando a prisão;
3 – A Polícia Militar realiza diligências para prender o vigilante suspeito de execução, que se evadiu do local. A polícia também determinou a imediata apresentação dos policiais militares, que atenderam a ocorrência ao Comando Geral da Polícia Militar para apurar as circunstâncias em que ocorreu toda a operação e adotar as providências legais que o caso requer.

O G1 tentou contato por telefone com a prefeita Dóris Pearce (PV), mas ninguém atendeu as ligações.

Direitos humanos

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Maranhão (OAB-MA) Luís Antônio Pedrosa disse, em entrevista do G1, que os policiais que houve uma naturalização do crime dentro um cenário de “justiça social”, já que a execução foi praticada na frente de populares.

“Foi retratada, na verdade, uma execução de uma pessoa que estava sob custódia da polícia. E essa pessoa que executa o crime aparece juntamente com outros integrantes das forças de segurança do Estado, com uma viatura de apoio, perfeitamente identificada. Estamos diante de um cenário de um crime praticado por agentes das forças de segurança do Estado Maranhão em condições que os igualam a criminosos”, declarou.

Veja o vídeo

5 comentários para "PMs viram execução"


  1. Paulo

    Tem que acabar com essa POLÍCIA MILITAR, só tem marginal fardado, despreparados, corruptos e etc. Deve-se criar uma nova polícia, mas com pessoas que tenham no minimo nível superior e discernimento mental para lidar com seres humanos. Quem apoia um ato desse, é MARGINAL, SAFADO E VAGABUNDO!

  2. Emmanuel

    Esse governador se tivesse vergonha na cara demitiria na hora o secretário de segurança e o comadande da PM e viria a público pedir desculpas a populindivíduo fosse um bandido não condiz com um estado de direito o governador ex juiz vsabe muito bem

    • ALMEIDA

      EMANUEL CONCORDO COM VC…ESSAS PRATICAS OCORRENDO NUM ESTADO GOVERNADO POR UM EX – JUIZ DE DIREITO..REALMENTE É UMA VERGONHA..VERGONHA NACIONAL..CADA DIA MAIS VEJO QUE ESSE GOVERNO NÃO REPRESENTA OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO POR MUDANÇA..

  3. ALMEIDA

    ZE LIMEIRA, CASO ESSE RAPAZ SEJA REALMENTE ASSALTANTE, UM LADRÃO A MENOS..MAS CASO NÃO SEJA?? SE FOR APENAS UM RAPAZ QUE IRIA ASSISTIR A UM JOGO? QUERO VER ESSA TUA CORAGEM SE POR UM EQUIVOCO VC FOR CONFUNDIDO COM MARGINAL E A POLICIA TE MATAR OU ALGUEM DA SUA FAMILIA POR UMA MERA SUSPEITA…POR ISSO EXISTEM OS DIREITOS HUMANOS..IGNORANTES COMO VOCE A SOCIEDADE NÃO QUER NA POLICIA, ESSE SUSPEITO DEVERIA TER SIDO PRESO E AUTUADO NA DELEGACIA..NEM TODO MUNDO NASCEU PARA SER POLICIA DE VERDADE..POIS A POLICIA DE VERDADE NÃO ESTÁ NAS RUAS PARA MATAR NÃO SEU IDIOTO…E SIM, NO CASO DA MILITAR, PREVENIR..E NO CASO DA JUDICIÁRIA INVESTIGAR..SE ESTIVESSE LA..CASO CONSTATADO QUE O CARA NÃO ERA SUSPEITO DE NADA..PRENDERIA TODO MUNDO ALI EM FLAGRANTE.. QUERO VER VOCE SER CONFUNDIDO COM BANDIDO OU ALGUM FAMILIAR SEU..ISSO DA O DIREITO DO POLICIAL TE MATAR? AHHH..SO PARA TE ADIANTAR..SOU POLICIAL..POLICIAL FEDERAL..VOCE REALMENTE NÃO PODERIA ESCOLHER NOME MELHOR..ZÉ

  4. ZÉ LIMEIRA

    HOJE, VOU ESCREVER ALGO QUE TALVEZ O MODERADOR DO BLOG NÃO PUBLIQUE. HAJA VISTA QUE NO BRASIL E MAIS ESPECIALMENTE NO MARANHÃO A TAL DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO EXISTE APENAS PARA TEMAS AMENOS. DO TIPO; SE VAI ELOGIAR PODE FALAR SE VAI FALAR ALGUMA COISA DAQUELAS QUE A SOCIEDADE HIPÓCRITA NÃO GOSTA VAMOS PROCESSAR. ESSE RAPAZ, QUE ATIROU NESSE INFELIZ RAPAZ, QUE PROCUROU O LADO ERRADO DA VIDA SE FOR REALMENTE POLICIAL ESSE SERVE PARA TRABALHAR NA MINHA POLICIA. POIS DEMONSTROU TER CORAGEM PARA MATAR E QUALQUER POLICIAL PRECISA TER ESSA FIBRA. QUER ESTEJA COM O CHAMADO SANGUE QUENTE OU COM O SANGUE FRIO. E AFIRMO AQUI CATEGORICAMENTE; A PMMA ESTAR CHEIA DE CABRA FROUXO, QUEM NÃO TEM CORAGEM DE MATAR UMA BARATA. QUE FORAM APROVADOS POR MEIO DE CONCURSO PÚBLICO. E ESSA FORMA DE ESCOLHA DE POLICIAL AO MEU VER ESTAR TOTALMENTE ERRADA. NO CONCURSO, APROVA-SE UM DECOREBA COM BOA APTIDÃO FÍSICA PORÉM NO FUNDO UM MEDROSO UM CARA QUE AS VEZES NUNCA NEM BRIGOU DE PORRADA NA RUA; UM CARA DESSE NA MINHA OPINIÃO NÃO SERVE PARA SER POLICIAL. VOU ENCERRAR ESSE TEXTO, CITANDO UM TEXTO DE UM LIVRO QUE É CONSIDERADO POR MUITOS SAGRADOS. ASSIM DIZ O TEXTO NO LIVRO ANTIGO: “SE VOCÊ NÃO QUER TEMER A POLICIA QUE É O BRAÇO ARMADO DO ESTADO FAÇA O BEM. POIS SE VOCÊ FIZER O MAL TEME POIS O ESTADO NÃO TRAZ A ESPADA EM VÃO”. POLICIA É LUGAR PARA HOMENS COM SANGUE NO OLHO COMO DIZIAM OS ANTIGOS. EU NO LUGAR DO GOVERNADOR, IRIA PROCURAR SUBMETER TODOS OS HOMENS DA POLICIA, DA PATENTE MAIS ALTA PARA A PATENTE MAIS BAIXA RÍGIDOS TESTES DE CORAGEM. HOMEM QUE É HOMEM, SABE QUE NÃO É FÁCIL ENFRENTAR UM HOMEM DE CORAGEM E DESTEMIDO QUANTO MAIS ESSAS ALMAS SEBOSAS QUE ESTÃO QUERENDO INCURRALAR TODO MUNDO. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: