Homenagem a Leomar Amorim

0comentário

ForumLeomarAmorim

Os desembargadores eleitorais Clodomir Reis, Eduardo Moreira e Ricardo Duailibe, membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, participaram no último dia 3, da solenidade de aposição do nome do desembargador federal Leomar Barros Amorim na fachada do Fórum da Subseção Judiciária de Caxias.

Além dos representantes da Justiça Eleitoral do Maranhão, prestigiaram o evento os desembargadores Jamil Gedeon e Jorge Rachid do Tribunal de Justiça, além do presidente do TRF da 1ª Região, Cândido Ribeiro, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ) e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Ronaldo Castro Desterro e Silva, entre outras autoridades.

Em nome do homenageado, discursaram os filhos Gustavo e Gabriel Amorim que, emocionados, agradeceram à Justiça Federal pelo reconhecimento público do nome de seu pai, que dedicou sua vida à magistratura.

A proposta de designação do nome do desembargador federal Leomar Amorim para o Fórum de Caxias foi aprovada na 13ª Sessão Ordinária do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ocorrida no dia 18 de setembro de 2014.

Leomar Barros Amorim (in memoriam) foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão entre os anos de 1989/1991 e 2001/2003. Em 27 de março de 2014, o TRE-MA aprovou o nome do magistrado para o novo Fórum Eleitoral da 84ª ZE, que abrange os municípios de São Mateus, Matões do Norte e Alto Alegre, por sugestão do juiz Marco Aurélio Barreto Marques. A obra foi inaugurada em 9 de maio do mesmo ano.

Amorim faleceu no dia 5 de março de 2014, vítima de câncer contra o qual lutava há alguns anos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA, também era mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal. Exerceu as funções de membro da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ; membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; professor colaborador na Universidade de Brasília/DF; diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; juiz titular das 1ª e 2ª varas da Seção Judiciária do Piauí; juiz convocado pelo TRF 1ª Região; juiz do TRE do Piauí; vice-diretor e diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; professor do curso de Direito Administrativo I e Direito Comercial III da UFMA; advogado do Banco da Amazônia S/A e professor do colégio Leonel Amorim (Itapecuru-MA).

Sem comentário para "Homenagem a Leomar Amorim"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: