Reino esclarece suposto caso de injúria racial

36comentários

A direção do Reino Infantil divulgou nota esclarecendo suposto caso de injúria racial divulgado nas redes sociais.

Leia o esclarecimento na íntegra:

O Centro Educacional Montessoriano Ltada – “Reino Infantil”, há 42 anos atuando com responsabilidade e compromisso na educação e formação de crianças e adolescentes, coerente com o zelo no cumprimento de seus deveres, vem, através desta nota, esclarecer os fatos abaixo descritos em função da divulgação ampla nas redes sociais de notícia intitulada “Vereador de São Luís denuncia ato de racismo na escola Reino Infantil”.

A escola, por respeito à sociedade e, principalmente, por respeito à “Família Reino””, composta por nossos alunos, pais, professores e colaboradores, vem a público esclarecer um equívoco divulgado através de sítios da internet e redes sociais virtuais.

Esclarecimentos:

1 – Esclarecemos que, em momento algum, como noticiado, o aluno fo vítima de ato desumano ou sofreu injúria racial;

2 – Em momento algum, o caso foi tratado com descaso, tendo a escola dado a devida atenção que o fato requereu, apurando, com rigor, todo o ocorrido junto aos alunos e ao professor.

Entendemos a relação entre a escola e os pais como uma parceria na missão de educar. Portanto, tudo que nos é trazido pelos pais, sempre vigilantes e atentos, como nós, ao bem-estar de seus filhos, e tudo o que acontece em cada uma de nossas dependências é sempre apurado de forma devida.

Jamais diminuindo a importância da preocupação do pai, tampouco desmerecendo a consciência do aluno e sua capacidade de perceber o que lhe rodeia, temos tranquilidade em afirmar que o suposto episódio de agressão verbal foi, na verdade, uma palavra ouvida de forma equivocada. Explicação tão simples quanto verdadeira, afirmada pelos próprios companheiros de sala de aula.

É lamentável que um episódio de comunicação ruidosa tenha causado, no aluno e em seus familiares, uma ideia equivocada em relação à conduta de um de nossos professores, um profissional de reconhecida competência e conduta idônea e respeitosa.

Temos certeza, no entanto, de que tal episódio irá solidificar a confiança em nossos profissionais, pois as manifestações de vários de nossos alunos e ex-alunos em redes sociais, empenhados em esclarecer o equívoco, demostra o sucesso de nosso trabalho, pelo qual percebemos e tratamos nossos alunos não apenas como crianças em formação, mas como indivíduos capazes de assimilar valores como justiça e verdade. Orgulhamo-nos em constatar, em uma situação de vida real, a internalização desses valores.

Cientes de termos, através desta nota, esclarecido o ocorrido e de termos, como de costume, tomado todas as providências cabíveis no esclarecimento do fato, agradecemos a todos a confiança depositada em nossa Instituição.

A direção.

36 comentários para "Reino esclarece suposto caso de injúria racial"


  1. Alexandre sousa

    Afinal, onde estaria eu hoje se não fosse essa escola digna de respeito e admiração. Obrigado RI, na pessoa da Diretora Soccoro e seus colaboradores por ter contribuido na minha formação e sucesso.

  2. Uma história contada por quem faz parte dela – Zeca Soares

    […] No início da noite de ontem, o Reino Infantil divulgou uma nota oficial esclarecendo os fatos. […]

  3. Fabiana

    Certeza que isso não passou de um grande mal entendido! Estudei no Reino e confio na escola! Minha sobrinha estuda lá e as pessoas que ouviram a fala do professor de perto disseram que, realmente, a palavra dita foi “preso”!!!

  4. Poliane

    ESCOLA 10
    DISCIPLINA 10
    PROFESSORES 10

  5. Poliane

    Estou com pena dessa criança,que o pai fez uma tempestade em um copo d’água.Conheço o Reino Infantil desde do ano de 2000,quando a minha filha mas velha entrou na escola e nunca me arrependir de ter escolhido essa escola.Pois aqui em São Luís na minha opinião, não tem uma escola mais disciplinada que o REINO INFANTIL.Obrigada por Socorro,Nana e Gracinha continuarem nessa direção.

  6. Ana Paula

    O Gilvan é uma ótima pessoa e um profissional nota mil. Com certeza teve algo errado nesse comentário.Por conhecê-lo e saber que ele como um bom profissional e que já trabalha um bom tempo no Reino, ele seria incapaz de cometer tal ato de racismo.E se realmente tivesse ocorrido a escola não aceitaria, e iria agir de forma certa.
    Estamos com você professor Gilvan, que tudo seja esclarecido e que você volte a ter sua vida honrada e que continue sendo um bom profissional e com a responsabilidade e respeito que tem para com todos.

  7. Luana

    Agradeço muito ao Reino Infantil pelo que sou. Obrigado Socorro, Naná e Gracinha, amo e amarei vocês eternamente.

  8. Renata

    Estudei no Reino e hoje os meus filhos estão lá porque quero ensino e disciplina para eles e quem quer outra coisa coloque em outra escola gente e pronto.

  9. Marcelo

    SÓ QUEM NÃO CONHECE O REINO INFANTIL PARA FALAR TANTA BESTEIRA. VOCÊS NÃO CONHECEM AS PESSOAS QUE FAZEM AQUELA ESCOLA, VOCÊS FALAM SEM CONHECER TODOS ALI SÃO DEDICADOS E CUIDAM MUITO BEM DOS NOSSOS FILHOS.

  10. Claudia

    Teria sido tão mais fácil se todos tivessem sentado conversado e tivessem pedidos de desculpas por parte de todos. Isso só prejudicou o aluno o professor e o colégio. A soberba falou mais alto. Mais amor por favor.

  11. Pablo

    NÃO EXISTE ISSO NO REINO ESTUDEI LÁ A VIDA TODA.

  12. Ana gabriele

    Gente e desde quando ele ou o filho é preto??? Me poupe, isso está mais pra autopromoção política. Esse já perdeu e feito!!!
    Meu filho estuda no reino, é da sala da criança e escutou o professor Gilvan falar preso. Se o vereador está insatisfeito no colégio, que retire o seu filho de lá!!

  13. Ana Lúcia

    Meus filhos estdudam no Reino Infantil, Socorro é dura mesmo, mas educa como ninguém e meus filhos só sairão de lá quando terminarem o terceiro ano.

  14. Marcelo

    Parabéns ao Reino Infantil pelo trabalho.

  15. Letícia

    Coitado dessa criança que foi exposta pelo pai porque meu filho estuda na mesma tuma e ninguém na sala confirma a história contada pelo garoto. Ninguém mesmo.

  16. Lucas

    QUEM É ESSE VEREADOR FAZ O QUE NA CIDADE????? ORA, ORA QUER APARECER EM ANO DE CAMPANHA ELEITORAL.

  17. Luís Fernando

    Sou aluno do Reino e amo a minha escola e sou muito bem tratado quem critica é porque não conhece e quer falar sem saber das coisas.

  18. Pedro Henrique

    Parabéns ao Reino Infantil pelo trabalho em prol da Educação no Maranhão nestes 42 anos de bela história e formando gerações.

  19. Clara Rodigues

    Certamente o aluno ouviu corretamente, o que falta ao professor é coragem para assumir que errou e pedir desculpas publicamente ao aluno. Porém, ao invés de tomar a única atitude digna que lhe restava fazer como professor ele escolhe se esconder atrás de belas palavras, citadas na nota de esclarecimento que não esclarece nada. O que falta a este professor é capacidade de reconhecer seu próprio erro.

    • Robeta

      Vc estava na sala de aula, Sra Clara Rodrigues? Tá falando asneiras pq?

  20. Mary

    SInceramente nem sabia que São Luís tinha um vereador com esse nome.

  21. Márcio

    Conheço muito bem os donos e diretores do Reino Infantil e sei do compromisso deles com a Educação, sei que lá é uma escola disciplinadora e quero isso para os meus filhos por isso eles estudam e vão continuar estudando lá.

  22. Gabriel Brito

    quantas injúrias já tive no reino infantil? Perdi as contas, estudei minha infância toda lá, torcendo para o dia em que eu pudesse sair. Socorro e imcapaz de assumir qualquer erro na sua escola. O sistema de ensino montessori chora por isso. Certa vez socorro falou para mim ” ser humano incapaz de passar de ano”. Já vi e presenciei alunos serem explulsos por falsas acusações, apenas pela homofobia que a ” família reino” oferece. Fiz anos de tratamento psicológico pela minha infância, e minha psicóloga me falou que a maioria de seus passientes estudavam no reino infantil.

    • Caio Fernando

      Da pra ver que vc não concluiu deus estudos lá. Vai escrever errado assim na caixa prego.

    • Jeffersson

      Meus Deus…. quem esta escrevendo é um criança de 5 anos? Uma criança de 6 anos que estuda no Reino possui um ortografia melhor que esse analfabeto, que duvido haver ao menos passado na frente da Escola quanto mais haver estudado lá.

  23. raquel

    Quem é esse Estevão Aragão na fila do pão? Um vereador que passou quase 4 anos apagado e que agora vem com essa. Tá querendo usar o filho e a escola pra se projetar. Mermão era pra ter projetado teu nome antes trabalhando pelo povo de São Luís. Agora Inês é morta. No fim das contas vc só prejudicou seu filho que vai ficar sendo mal visto pelos colegas de escola. Pq se houve um mal entendido na fala do professor PRESO/PRETO o colégio tem como provar pq os alunos são testemunhas.

  24. Laura

    Ao que pareceu, o Reino quis preservar o aluno, no que talvez não tenha pensado seu pai, não por falta de amor ou cuidado, mas movido pela raiva com o suposto episódio. O Reino não quis deixar o menino ainda mais exposto, explicando o que acima até já explicaram, inclusive porque não deve estar sendo fácil agora a rotina dessa quase ainda criança. Quando disse “tampouco desmerecendo a consciência do aluno e sua capacidade de perceber o que lhe rodeia” ficou claro esse cuidado com o aluno, o que é peculiar ao Colégio.

  25. Simone

    Quero ver o vereador agora tirar o filho dele dessa escola porque se houve isso quero ver se ele vai querer que o filho continue em uma escola que cometeu injúria racial contra o seu filho.

  26. Vera

    Socorro é incapaz de aceitar um ato desse se tivesse ocorrido. Acho que tem muita gente que não tem mesmo o que fazer aliás esse vereador tem que procurar trabalhar em São Luís.

  27. alfredo souza

    os argumentos apresentados não me convenceram, ficou uma resposta muito vaga, não adentrou nos detalhes escritos pelo denunciante!

  28. Maria Fernanda

    Estou no nono ano no Reino e acho um absurdo toda essa confusão. Gilvan, meu professor de inglês atualmente, é uma ótima pessoa e além de tudo não é racista. Primeiro, que ele não falou preto, falou preso. A questão é: metade da turma entendeu preso e a outra metade entendeu preto. Meu primo do sétimo ano estava na primeira carteira e observou toda a cena e confirmou: ele falou PRESO. Acho que antes tudo, a justiça tem que ser feita.

  29. Ronaldo

    CONHEÇO O REINO PORQUE O EU FILHO ESTUDA LÁ E DESDE INÍCIO ACHEI QUE ESSA HISTÓRIA FOI MAIS UMA QUE POLÍTICOS CONTAM. PARABÉNS AO REINO PELA ESCOLA QUE É E SUA HISTÓRIA DE 42 ANOS NÃO VAI MUDAR POR CONTA DE UM VEREADOR.

  30. Vanessa

    Meus filhos estudam nessa escola e não tenho do que reclamar pois confio nela para complementar a educação dos meus filhos.

  31. Rogério

    QUEM É ESSE VEREADOR QUE QUER MÍDIA HEIN? ESPOCA LOGO AI O NOME?

    • Zeca Soares

      O vereador foi Estevão Aragão.

  32. Clarissa.

    Aonde foi explicado ?Um pai não vai se prestar a ir até imprensa e redes sociais ,porque o filho nao ouviu algo como preso e não preto.Um diretor tem por obrigação dá explicação e demitir um profissional ,que ja provou que não pode continuar trabalhando com gente.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: