Emenda do Honorato possibilitou melhoria

0comentário
Vereador Honorato Fernandes (PT)
Vereador Honorato Fernandes (PT)

O sistema de transporte de São Luís começa a ser renovado com a chegada dos ônibus com ar-condicionado. A renovação da frota, atendendo padrões mínimos de qualidade, é uma exigência do processo de licitação realizado este ano pela Prefeitura de São Luís.

Aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal, o projeto inicial de licitação não previa a climatização dos ônibus. A ideia foi sugerida por meio de emenda apresentada pelo vereador Honorato Fernandes (PT). A emenda tratava dos seguintes pontos: o primeiro, obrigando que 50% da frota de veículos das empresas de transporte coletivo, localizadas no âmbito do município de São Luís, apresentassem sistema de ar condicionado. O segundo, que, a cada substituição, os veículos da frota já viessem climatizados. E o terceiro, propondo que todos os transportes públicos coletivos passassem a ser sinalizados com uma placa, a qual ofereceria as devidas informações sobre o ônibus, tais como: marca, modelo, ano de fabricação e de início de circulação.

Durante a votação, alguns vereadores questionariam o impacto financeiro e votaram contra, alegando que, embora a proposição fosse boa, era mais prudente deixar que a matéria fosse apreciada num momento posterior, com mais cautela e subsídios que a justificasse.

No entanto, a Prefeitura de São Luís acatou a solicitação, determinando, no projeto de licitação final, a substituição gradativa da frota por ônibus com ar-condicionado. Nos primeiros meses de contrato, a substituição de 20% da frota já é obrigatória, ficando sujeitas à multa aquelas empresas que não realizarem a substituição.

Um ponto destacado pelo vereador Honorato é que a sua solicitação abrange bem mais que o sistema de ar-condicionado. Ela visa melhorias de forma ampla no transporte coletivo.

“Lutei e luto pela melhoria do transporte público, para que a as pessoas possam utiliza-lo com segurança e condições dignas. Essa é minha luta”, destacou Honorato Fernandes.

Reconhecimento – Durante a convenção municipal do Partido dos Trabalhadores, realizada no início do mês de agosto, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou o esforço do vereador Honorato Fernandes para incluir os ônibus com ar-condicionado no sistema de transporte de São Luís.

Avançamos na licitação dos transportes e em breve teremos ônibus novos e com ar-condicionado chegando. Uma sugestão feita e sempre defendida pelo vereador Honorato”, destacou o prefeito.

Além da climatização de 20% da frota de ônibus, o processo de licitação estabelece outras melhorias, como introdução de ônibus – biarticulados no sistema de transporte, acessibilidade e redução da média de idade de toda frota, para no máximo 5 anos.

Sem comentário para "Emenda do Honorato possibilitou melhoria"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: