Adriano quer explicações sobre empréstimo

2comentários
AdrianoSarney
Adriano pede explicações do governo sobre requerimento de urgência que tramita na AL

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), cobrou explicações do governo Flávio Dino (PCdB) sobre o requerimento de urgência que tramita na Assembleia Legislativa para aprovação de um pedido de empréstimo ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Segundo o parlamentar, assim como também ressaltou o deputado Max Barros (PRB), não estão devidamente claros os valores e os objetivos da operação de crédito. Adriano vai requerer uma audiência pública para tratar do assunto.

Os parlamentares ressaltaram que não são contra o empréstimo, mas exigem mais detalhes. O primeiro ponto questionado foi o motivo da tramitação de urgência na Assembleia e, em seguida, o eventual valor a ser emprestado ao FIDA, descrito na mensagem do governo como 14,3 milhões de SDR (Special Drawing Rights ou Direitos Especiais de Saque, em tradução livre da sigla em inglês). Os deputados questionaram por que o governo não expressou os valores em moeda nacional, o real.

Segundo tentou explicar o deputado Rogério Cafeteira (PSB), líder do governo, os 14,3 milhões de SDR equivalem a aproximadamente US$ 40 milhões, algo em torno de R$ 140 milhões, levando-se em conta a flutuação câmbio.

O SDR é um instrumento criado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1969, composto por uma cesta de moedas que inclui dólar, euro, libra, iene e yuan. “Como o SDR é uma média dessas cinco moedas, se uma delas for valorizada e aumentar o valor em relação ao real, a dívida aumenta. Isso significa que o risco cambial deste financiamento é muito grande. É muito diferente de um empréstimo com a Caixa Econômica ou com o BNDES, em moeda nacional”, explicou Adriano Sarney.

Foto: Agência Assembleia

2 comentários para "Adriano quer explicações sobre empréstimo"


  1. LUIS HENRIQUE

    Engraçado: e no governo da Roseana Sarney quantos empréstimos foram contraídos pelo Estado do MA e ninguém sabe o destino e nem disse nada.
    Com todo respeito deputado mostre as dois lados “obscuros” dos dois governos.
    Esse filme todos nós já assistimos. Nobre deputado e a sua parenta, Andréa Murad, não fazem outra coisa senão falar do governo atual.
    O Maranhão precisa melhorar em vários setores, pois com a dinastia de vocês no poder ficou parado no tempo.

    Acordem o povo não é besta!

  2. Thiago

    Importante a iniciativa do deputado Adriano Sarney, pois vamos saber como será a aplicabilidade dos recursos deste emprestimo em nosso Estado. Pois, a partir do recebimento destas informações será constatada a existência ou não de irregularidades para que se possam adotar as providências necessárias para que não aconteça como o governo perseguidor vem fazendo com os recursos do BNDES.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: