Ipês na cidade

4comentários
Esse lindo pé de ipê colore nossa Avenida dos Africanos, quem já viu?! 😍A nossa meta para 2017 é deixar São Luís ainda mais verde e florida.
Pé de ipê na Avenida dos Africanos e mais de 600 mudas já foram plantadas na Via Expressa

O ano começou e com ele a execução de ações de revitalização e manutenção de áreas paisagísticas da capital. A primeira do ano, realizada pela Prefeitura de São Luís por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), é a manutenção do canteiro central da Via Expressa, um dos principais corredores de trânsito da capital. O local recebeu, ano passado, o plantio de mais de 600 mudas de Ipês.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, a manutenção que deve durar cerca de uma semana e visa a reorganização e substituição dos chamados “tutores das mudas”, que são estacas colocadas para dar sustentação durante o plantio e desenvolvimento das árvores.

“Esse é o período propicio para a realização dos serviços, principalmente por causa das chuvas que colaboram de forma natural para o crescimento das mudas. Além da reorganização e substituição, também vamos promover novo plantio, em substituição aos exemplares que foram arrancados do espaço por vandalismo”, explicou o presidente.

Borralho também antecipou que, por determinação do prefeito Edivaldo, será feito durante todo o mês de janeiro um cronograma específico de plantio contemplando as praças públicas que possuem comitês gestores. “Serão plantadas cerca de mil mudas. Com o auxilio dos Comitês Gestores será possível não apenas o plantio de acordo com cada região, obedecendo às diretrizes do Plano de Arborização, como também a colaboração e fiscalização da comunidade para o crescimento saudável das plantas”, destacou.

Ipes1

De acordo com o Plano de Arborização, o plantio do Ipê é apropriado para a região em virtude de sua resistência a longos períodos de estiagem, além de sua bela florada. A espécie ainda é recomendável para rotatórias e praças.

O plantio de mudas em grande escala como fator de revitalização, está previsto no macroprograma São Luís Cidade Jardim, executado pela Prefeitura por meio do Impur. O programa trabalha a estruturação do paisagismo da cidade em oito eixos estratégicos: Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore.

A meta estabelecida pelo plano para 2017 é arborizar toda a cidade com o plantio de cinco mil mudas de diferentes espécies obedecendo criteriosamente as diretrizes do Plano de Arborização da cidade.

Foto: Divulgação

4 comentários para "Ipês na cidade"


  1. BR226

    O problema do plantio do Ipê é as raízes que se espalham e pode danificar o asfalto, principalmente nos canteiros centrais… acho que os urbanistas sabem desse porém…

  2. BR226

    Isso era pra ser feito desde quando o finado J0ão castelo.. resolveu plantar Carnaúba… se naquela época tivesse plantado Ipês… hoje era outro visual.
    Um retorno que deve plantar ipês amarelo, roxo e branco é na entrada de São Luis no retorno do aeroporto.

  3. Maria Eduarda

    Ahh como eu amo os ipês! Que felicidade ver essa beleza na nossa ilha

  4. rubens

    Deixa nossa cidade mais bela e cheia de sombras de árvores. Excelente iniciativa.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: