Afonso Manoel destaca obra do IPHAN

2comentários
Afonso Manoel destaca restauração da Capela São José das Laranjeiras realizada pelo IPHAN

Tombada pelo IPHAN, a Capela São José das Laranjeiras passou por um processo de recuperação, o que possibilitou a preservação de um importante templo católico de São Luís. O vereador Afonso Manoel (PRP) foi um dos principais incentivadores do projeto de restauração. O parlamentar como forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado enviou uma moção de congratulações e aplausos para Maurício Abreu Itapary, superintendente do IPHAN.

Afonso Manoel que tem uma longa caminhada no segmento católico, esteve sempre no IPHAN, solicitando o prosseguimento e conclusão das obras, e no último dia 1º de março, o órgão de preservação do patrimônio histórico entregou a população a Capela de São José das Laranjeiras.

O vereador comemorou muito o fato, pois com a conclusão das obras foi possível realizar o tríduo de São José que foi iniciado no último dia 16 e se estende até o próximo dia 20/03 (segunda-feira).

Localizada na Quinta das Laranjeiras ou Quinta do Barão de Bajé, uma das mais famosas e bonitas propriedades de São Luís do século XIX. Construída pelo comendador Luiz José Gonçalves da Silva, era um morgadio formado por uma casa de moradia (em estilo colonial), capela, senzala e alojamento de trabalhadores.

Representa uma burguesia extinta, onde aparece acima do pórtico um brasão em cantaria contendo as armas do Comendador Gonçalves da Silva, encimado por elmo. A quinta passou por vários proprietários, até que, em 1938, foi adquirida pela Arquidiocese do Maranhão, que a vendeu aos irmãos Maristas, para a construção do colégio.

Foto: Divulgação

2 comentários para "Afonso Manoel destaca obra do IPHAN"


  1. Emílio José Guimarães Vellozo

    Louvável a luta do nosso vereador Afonso Manoel pela recuperação da igreja São José das Laranjeiras. Outro prédio histórico e muito bonito que devia ser recuperado pelo IPHAN é o antigo Orfanato Santa Luzia, na rua Grande, próximo a entrada do Diamente. Por favor, peço a luta do vereador Afonso em mais essa luta para restauração desse prédio. Meu caro Zeca Soares peço também seu apoio amigo.

  2. Emílio José Guimarães Vellozo

    Louvável a atitude do vereador Afonso Manoel nessa luta pela restauração da Igreja São José das Laranjeiras, mas outro prédio histórico e muito bonito que deveria ser recuperado pelo IPHAN, e que o nosso vereador Afonso deve se engajar, é o antigo Orfanato Santa Luzia, na rua Grande, próximo a entrada do Diamante, que está em péssimas condições de conservação e prestes a ruir. Por favor, foquem na recuperação desse prédio. Meu caro Zeca Soares eu peço também seu apoio.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: