Inscricões abertas ao Jovem Parlamentar

0comentário
Jornada parlamentar acontece de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que se encontram abertas, até 9 de junho, as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de possibilitar aos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Podem participar da seleção os estudantes que estiverem cursando os 2º e 3º do Ensino Médio, ou, ainda, o 4º ano, no caso dos alunos do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos. É importante ressaltar que, o estudante não pode ter participado de outras edições PJB.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada juntamente com a ficha de inscrição, com toda a documentação necessária à Secretaria de Estado da Educação, na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2017. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico: www.camara.leg.br/pjb.

A ficha deve ser impressa e, juntamente com o projeto de lei e todos os documentos necessários deve ser encaminhada às Unidades Regionais de Educação (UREs), ou diretamente para a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação (Sape/Seduc) pelo endereço eletrônico:[email protected].

A Comissão Estadual do PJB vai selecionar 12 projetos, que serão encaminhados para a Comissão Nacional, que escolherá os três melhores projetos.

A jornada parlamentar acontece de 25 a 29 de setembro de 2017, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes que vivenciarão o processo legislativo e da liderança serão diplomados, tomarão posse e serão investidos no mandato e atuarão na rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados.

No retorno aos seus Estados deverão difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica sobre os processos de representação política em suas comunidades, no Estado e no País, pelo período de um ano.

Para conhecer mais o PJB acesse o canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereçowww.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Sem comentário para "Inscricões abertas ao Jovem Parlamentar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: