Torcida deixa a desejar nos jogos de futebol

21comentários

“Alguns” torcedores do Moto se sentiram ofendidos e partiram com agressões contra mim pelo fato de ter afirmado que o público que foi ao Castelão no sábado, na partida contra o Salgueiro foi decepcionante. E foi decepcionante mesmo!!!

Um time que vinha de duas grandes vitórias, contra Fortaleza e Sampaio, duas equipes que estão no G4 e que precisa demais da sua torcida para enfrentar a dificuldade financeira colocar apenas 2.448 pagante no estádio é realmente decepcionante.  Será que ainda existe alguém que acha que o público foi bom?

Se não foi decepcionante é mais preocupante admitir que a torcida do Moto é só aquilo ou que diminuiu. Ou ainda que o torcedor daqui é de “moda”.

O torcedor do Moto sabe que o time é limitado por conta da falta de recursos, então ou ele apoia pagando o ingresso para tentar salvar o time de um vexame ou não. Se ele é Moto de verdade deve ajudar o clube e pronto.

“Alguns” torcedores reclamaram do aumento no preço dos ingressos, mas se o valor não tivesse sido alterado, o público também seria o mesmo, pois o fato é que o torcedor não está apoiando os nossos times. Porque os torcedores não iam antes de aumentar também?

Até mesmo no clássico entre Sampaio e Moto, o público ficou longe do esperado, pois as duas equipes vinham de grandes resultados e havia também a tão conhecida rivalidade em jogo, mas nem isso serviu como motivação.

E digo isso porque, mesmo o Sampaio que faz excelente campanha não consegue colocar pelo menos 10 mil no Castelão. O que o Sampaio pode fazer de melhor se já está entre os melhores? Nem isso serve de motivação ao torcedor?

O próprio MAC que disputa um importante mata-mata na Série D levou apenas mil torcedores. Como motivar um time assim num jogo tão importante?

Como fazer futebol sem boas arrecadações e patrocínios? Os mesmos que criticam clubes e dirigentes poderiam dar a fórmula.

Jogador de futebol e refiro-me aos bons jogadores só querem atuar em times que pagam em dia e isso, infelizmente não tem sido possível aqui.

É muito fácil para os torcedores criticarem as diretorias por conta dos times, mas sem querer defender os dirigentes, eles fazem o que é possível. Xingar, reclamar, falar é muito fácil. Quero ver é o torcedor que reclamar ir lá para dentro do clube e operar um milagre.

O fato é que o torcedor maranhense virou “torcedor modinha” e só vai mesmo quando o seu time está ganhando e mesmo assim, nem neste caso tem ido.

Foto: João Ricardo

21 comentários para "Torcida deixa a desejar nos jogos de futebol"


  1. JORGE LUIS/SUL DO PARÁ

    Acho que essa adoração pelos clubes do Sudeste é em alguns casos falta de sentimento de pertencimento mesmo, modismo…e boa parte não conhecem sequer o Rio de Janeiro ou São Paulo.
    Vamos valorizar o que é nosso e pagar em dias o SÓCIO TORCEDOR.

  2. Slc

    No mínimo 5 mil.pessoas estiveram sábado ali naquele jogo!disso tenho absoluta certeza!

  3. Slc

    Zeca, concordo que o público foi pequeno,mas sabemos que ali tinha bem mais, mais muito mais que 3000 pessoas!

  4. Joaquim JJ

    É Falta de alta estima desses caras q se envolvem dessa maneira com as “miragens” desses times do sudeste, abandonam os nossos para prestigiar para quem nos trata como sub raça. Vamos valorizar os nossos.

    • Joaquim

      (…) EU SOU É PAPÃO de Coração; Macão e Bolivão eu sou é Maranhão.

  5. Luis Henrique

    Boa tarde:
    Sobre o assunto, faço a seguinte observação:
    Estive nas minhas férias em São Luis, no mês de fevereiro e observei algo que me deixou muito chateado: a quantidade de torcidas organizadas dos clubes do Rio e SP localizadas no bairro do Turu. Fiquei perplexo, pois observei que todas elas possuem sede.
    Quando morei até 1987 em São Luis, nada disso tinha. Naquela época as pessoas que torciam pelos clubes do Rio SP mais não era como acontece atualmente, principalmente pelo fato de ter sede. A que ponto chegamos? o que está acontecendo com o torcedor maranhense?
    Acho que isso não tem nada a ver com fracas campanhas nas copas do nordeste e copa do Brasil!
    Bem, também tenho que fazer uma observação em relação ao papel da imprensa local. Acho que esta enaltece muito os clubes daqueles estados. Exemplo: Fogão, Mengão, Fluzão, etc, quando tem alguma notícia ou acontecimento envolvendo estes clubes.
    Veja por exemplo os jornais de Pernambuco: Flamengo joga com o Náutico. Em São Luis é assim: Mengão joga com apoio da torcida maranhense. Observe que ocorre uma verdadeira “adoração” aos clubes cariocas e paulistas.
    Na década dos anos de 1980, alguns exemplos de como a imprensa ressaltava as manchetes: Tubarão tritura……,Papão vence e deslancha…..Macão Machão da Ilha, entre outros termos.
    Sempre falei: vamos dar valor ao que é nosso, ao que é da terra. Porque não?

    • José Carlos MAQUEANO

      Também fico puto com esses gozadores de pau alheio, aliás nem os considero torcedores, pra mim são apenas telespectadores. O stimes carioas e paulistas pertencem aos cariocas e paulistas.

  6. José Carlos MAQUEANO

    Alguns fatores afastam os torcedores do estádio. Um deles foi a ideologia implantada por parte da imprensa maranhense de que todo maranhense tem que torcer para todos os times do estado, isso, na verdade, é uma fábrica de criar torcedores modinhas. Tem que incentivar a rivalidade(sadia obviamente). O maior exemplo que estou falando foi na disputa da lambreta, ano passado, contra o atlético Acreano que o público provavelmente foi fraco. O Torcedor maranahense estava acomodado pelo fato da sardinha estar disputando a B no ano passado. Enfim, quem tava indo assistir a sardinha não era apenas as bolivetes e sim milhares de modinhas.

  7. jeffersson

    Perfeito, teus comentarios, se ver muito “oba oba” antes dos jogos nas chamadas redes sociais e nos programas de rádio e que não reflete em publico e receita para os clubes. Ontem mesmo sendo torcedor do Sampaio fui ao jogo do MAC, e mesmo sem publico havia pessoas no estacionamento vendendo “cortesias”, há uma grande responsabilidade dos dirigentes nessa marasmo. A Federação e os Clubes devem sair da inercia e buscar fazer pesquisas sobre a causa desse afastamento dos torcedores do Estadio. Eu tenho algumas teorias; 1) O desorganizado campeonato maranhense desse ano; 2) O o rebaixamento do Sampaio ano passado e as campanhas pifias do Moto e Sampaio na Copa do Nordeste desestimulou os torcedores que são poucos. A ultima pesquisa realizada sobre torcidas no maranhão foi realizada em 2014 pelo Instituto GGP para um site esportivo e o resultado foi o seguinte das maiores torcidas no Estado: 1)Flamengo 38,9% 2) Vasco 9,7% 3)Corinthians 7,3% 4) Palmeiras 4,6% 5)São Paulo 3,2% 6) Sampaio 2,2%. O Moto aparece aparece na 10º posição com 0.4 e o MAC na 13º com 0.3%.
    Ou seja o Maranhense torce para clubes de fora e vai a jogos dos clubes daqui quando estes estão na “moda”, esse aspecto transcende o esporte é cultural refletes nos meios artistico cultural etc, a maioria dos maranhenses possuem baixa estima acha que nada da terra é bom e valoriza tudo que é de fora, o que Nelson Rodrigues Classificava de “Sindrome de cão vira-lata”. Ceará, Pará,Pernambuco, Rio Grande do Sul entre outros Estados tem torcidas locais grandes devido a forte valorização regional dessas populações e orgulho de sua origem , no Pará é inadmissivel ir ao estadio vestido com camisas de clubes do Rio/São Paulo algo comum nos jogos do Sampaio ver pessoas com camisas do Flamengo, Vasco, Palmeiras, etc ou seja não tem uma identidade com Clube local. É necessario ser realizado um forte campanha envolvendo imprensa, clubes, Federação e setor publico para mudar essa realidade senão o destino será que as proximas gerações de maranhenses não haver mais torcidas locais, somente jovens torcendo para Real Madrid, Barcelona ou Manchester United.
    Abraços Zeca.

    • Zeca Soares

      Perfeito, Jefferson.

  8. Laercio Feitosa

    vc tem razao zeca , publico tanto de mot quanto sampaio pessimo fraquissimo , a nivel de campeonato amadores

    • Zeca Soares

      Exatamente, Laércio feitosa. Só não vê isso e inventa desculpas e motivos para não ir quem não quer. O torcedor daqui precisa entender que ele é a salvação das nossas equipes, desde que estejam no estádio e ajudem pagando o ingresso.

  9. Júnior Maqueano

    Aí vem dizer que o torcedor nao vai, ter que pagar 30 reais pra ficar sentado no sol quente disgraçado, quem é que quer levar seu filho pra um lugar assim?

    • Zeca Soares

      Vão inventar quantas desculpas. O Castelão existe há mais de 40 anos. Todo estádio de futebol tem um setor que pega sol.

      • José Carlos MAQUEANO

        Verdade Zeca, p pessoal inventa mil desculpas. Já ouvi gente dizendo que o horário de 20:30 é ruim e admira os torcedores do rio/sp que saem do estádio a meia noite. Vai entender.

  10. Júnior Maqueano

    Zeca estive no jogo sábado no setor 1, o sol estava super forte, a estrutura de concreto do setor 1 absorve muito calor, mesmo quando o sol se poe ao fim do primeiro tempo, o concreto permanece quente as cadeiras quentes, o piso quente onde vc toca esta quente. A sensação é de estar em uma panela. Empurram o torcedor para o sol quente. Os setores 4, 5,6 nenhum esta funcionando e neles faz sombra a tarde

    • Zeca Soares

      Acho que poderiam colocar o torcedor no setor 4 sem nenhum problema. Já sugeri isso ao Moto, mas a alegação é que a maioria dos torcedores pede para deixar o setor 1 funcionando. Era bom o torcedor se manifestar e procurar a diretoria do clube.

  11. José Carlos

    Ridículo esse público de menos de 2 mil e 500 torcedores o Moto merece e precisa de sua torcida que não vem apoiando e mostrando que é grande como no passado.

  12. Felipe

    UMA VERGONHA O PÚBLICO DE MOTO E SALGUEIRO A TORCIDA FIEL SUMIU? UMA VERGONHA.

  13. Inaldo

    Perfeito o seu comentário Zeca Soares esses torcedores reclamam nas redes sociais e whatsapp mas não vão ao Castelão. Parabéns pelo seu belo trabalho e visão.

    • Zeca Soares

      Obrigado, Inaldo pelo comentário. Sei que não sou dono de verdade alguma, mas tento contribuir de forma construtiva.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: