Capim: ótima solução para áreas externas

8comentários

capimComo post de estreia vamos falar sobre o uso do capim no paisagismo. O capim de um modo geral é da família das gramíneas. É uma solução simples e barata, que provoca grande efeito no jardim. Independentemente da espécie podem ser usados em grupos ou isolados. Os capins dão um clima de campo, mesmo na cidade e  são de fácil manutenção. O capim requer poucos cuidados e para mantê-los sempre vistosos a dica é retirar as folhas secas.

O capim-santo (Cymbopogon citratus)  é um dos mais populares e é muito usado como erva medicinal,  mas tem um efeito surpreendente se usado em jardins. Também conhecido como capim-limão possui folhas aromáticas e estreitas com bordas cortantes, com mais de 50 cm de comprimento. Forma uma touceira densa e de coloração verde clara. O capim-santo é extremamente rústico e se adapta a variadas condições de clima e solo. Pode ser plantado em vasos e jardineiras,  por ter um crescimento rápido é ideal para canteiros ou como bordadura em grandes áreas.

O capim-dos-pampas (Cortaderia selloana) é uma herbácea nativa do Brasil e da Argentina que apresenta folhas lineares com bordas cortantes e inflorescências constituídas por plumas branco-prateadas. Ele chega a atingir 2,5 metros de altura. O capim-dos-pampas é ideal para ser cultivado em renques, mas sua beleza fica ressaltada se utilizado isolado em gramados.

Conhecido por sua coloração roxa nas folhas e flores, o Capim-do-texas (Pennisetum setaceum) gosta de sol e suporta períodos de estiagem.  Ele também pode ser encontrado em tons de verde e vermelho. É uma gramínea muito ornamental e de folhagem densa com flores que se assemelham a plumas nos tons da folhagem. Pode ser cultivado em maciços, como bordaduras ou em canteiros, mas também pode ser usado em vasos e jardineiras. O capim-do-texas por ser uma planta rústica é de baixa manutenção e tolera solos pobres, secos e até úmidos. Ele é muito usado por paisagistas em áreas com tendência a erosão para controlar o problema. O cultivo do capim-do-texas, no entanto, deve ser controlado. O ideal é usar espécies estéreis, pois ele é uma planta muito invasiva.

Bibliografia consultada: Jardineiro.net

8 comentários para "Capim: ótima solução para áreas externas"


  1. Wal Oliveira

    Ola Ana Paula, parabéns pelo blog. Soube recentemente que o paisagismo é sua outra paixão. Portanto, sucesso. Vou ficar acompanhando as postagens. Um abraço!

    Resposta: Obrigada amiga! Esrou super feliz.

  2. Karla Freire

    Ana Paula, muito boa a ideia do blog! Vou acompanhar as dicas para adaptar ao meu canteiro!
    bjs

    Resposta: Olha Karlinha… mesmo nos pequenos espaços é possível fazem um paisagismo interessante. O que vale é a criatividade e cultivar espécies que a gente gosta.

  3. Carla Fiquene

    Ei miga! Não sabia que tu tinha um blog sobre jardinagem. Eu tb adoro brincar com terra e plantinhas… olha que legal esse outro blog que me dá ótimas dicas…http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato/page/5/

    bjus e parabéns pelo blog

    Resposta: Conheço o Blog da Thaís Lauton e acho ótimo. Já tirei um monte de ideias de lá para aplicar no meu jardim de casa. Bom saber que você também gosta de plantas… vamos trocar um monte de opiniões.

  4. Michèle Cerveira

    Ana,

    Parabéns pela iniciativa! Que tal uma matéria sobre como cuidar de bonsai? Eu ganhei um e estou insegura demais para cuidar da plantinha. Sucesso!

    Resposta: Essa é uma ótima dica para um post. Assim como você várias pessoas tem dificuldade em cuidar de um bonsai. Vou trabalhar nessa pauta e prometo fazer uma matéria com ótimas dicas. Aguarde!

  5. buchete de mireasa preturi

    Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to get that “perfect balance” between superb usability and visual appeal. I must say you have done a very good job with this. Also, the blog loads very quick for me on Opera. Outstanding Blog!

    • Ana Paula

      Thank you! I am very happy for your comments!!

  6. Rosânia Bastos

    Adorei a idéia de um vaso com capim-santo que, pessoalmente, adoro. Prazer acessar, um grande beijo e até o próximo post.
    Rosânia Bastos – Teresina(PI)- Meu blog: borboletanoespelho.wordpress.com

    • Ana Paula

      Até o próximo post Rosânia. Beijos!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS